O disco do The Who que, para Pete Townshend, despencou ladeira abaixo com o passar do tempo
Por Bruce William
Postado em 11 de junho de 2025
Depois de emplacar uma sequência de álbuns marcantes nos anos 1970, o The Who chegou a um ponto de ruptura com a morte de Keith Moon em 1978. O baterista era mais do que um músico no grupo; ele era um elemento essencial do caos controlado que definia a sonoridade da banda. Sua saída forçada deixou um vácuo que ninguém conseguiria preencher completamente.
Who - Mais Novidades
Ainda assim, o grupo optou por seguir em frente. Com Kenney Jones assumindo a bateria, eles voltaram à estrada e decidiram gravar um novo disco. Lançado em 1981, "Face Dances" foi o primeiro trabalho de estúdio do The Who sem Moon, e marcou o início de uma fase mais contida — para muitos, também mais sem graça.
A recepção ao disco foi morna, e o próprio Pete Townshend reconheceu os problemas. Em entrevista à Rolling Stone no ano seguinte, resgatda pela Far Out, ele comentou: "Acho que a química estava errada, e não era só culpa do [produtor] Bill Szymczyk. Nós não estávamos realmente funcionando juntos." Com ironia, ainda acrescentou: "Esse disco não está melhorando com a idade, não."
O vocalista Roger Daltrey também apontou a falta de coesão, e achava que, por isso, o álbum sequer deveria ter sido lançado. Segundo Townshend, Roger dizia que "Face Dances" deixava claro que a banda não soava mais como uma banda. E isso fazia sentido: os integrantes estavam em direções diferentes, e o entrosamento que havia sustentado discos como "Tommy" ou "Quadrophenia" parecia ter evaporado.
Embora Kenney Jones fosse tecnicamente competente, a ausência do estilo explosivo e imprevisível de Moon pesava. Para o público e para os próprios músicos, o The Who soava mais limpo, mais controlado — e ao mesmo tempo, também menos visceral. As composições também perderam força, com menos impacto lírico e musical do que o esperado.
O álbum seguinte, "It's Hard" (1982), não conseguiu mudar essa percepção. Apesar de alguns momentos inspirados, também ficou aquém do que se esperava da banda. Townshend e os demais seguiam trabalhando, mas a sensação era de desgaste, de que a era de ouro tinha ficado para trás.
Com o passar das décadas, a visão sobre "Face Dances" não melhorou. Ao contrário de discos que ganham valor com o tempo, ele se tornou um lembrete do quanto a química entre os integrantes era vital. E quando essa química some, por mais talento que haja, o resultado dificilmente convence.
Pete Townshend foi honesto ao admitir isso, sem tentar dourar a pílula. "Face Dances" não é um desastre completo, mas também está longe de ser lembrado com carinho. Talvez por isso mesmo ele raramente aparece nos palcos — e tenha ficado guardado numa prateleira empoeirada da história da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Rolling Stones cancelam planos de turnê europeia em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026

A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O curioso motivo de por que The Who quebrava instrumentos, segundo Peter Townshend
Em cerimônia com o Príncipe de Gales, Roger Daltrey é condecorado Cavaleiro Celibatário
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
O vocalista em que Robert Plant teria se inspirado para criar seu visual e atitude no palco
O guitarrista que para Brian May "praticamente inventou" a guitarra do rock


