O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
Por Bruce William
Postado em 03 de janeiro de 2026
Bastidor de show tem dessas: você entra todo contente, acha que vai trocar duas palavras, e sai com a certeza de que acabou de fazer uma besteira histórica. Não é briga de ego, nem picuinha de "quem é mais rock". Às vezes é só falta de atenção, no pior segundo possível.
Lemmy sempre falou do The Who com respeito de fã mesmo, daquele tipo que não precisa inventar nada. Em 2011, ele resumiu assim numa entrevista à Planet Rock, resgatada pela Far Out: "Se você quer uma banda de rock and roll, não tem como errar com o The Who. O Townshend é um guitarrista maravilhoso, e ele não toca muito solo, mas é incrível, e o jeito como ele toca acordes é inacreditável."

O problema é que o "guitarrista maravilhoso" já tinha passado por um acidente bem desagradável. Keith Moon já tinha morrido quando a banda caiu na estrada numa turnê de reunião pelos Estados Unidos, em 1989, e Pete Townshend ainda estava em plena forma - até que, num show em Tacoma, Washington, durante aquela batida de braço em "moinho" que ele faz no violão, a alavanca (whammy bar) acabou atravessando a mão dele.
Anos depois, numa entrevista de 2004 para a Classic Rock, Lemmy contou que foi ver o The Who no Royal Albert Hall pouco tempo após o ocorrido e, ao ir ao backstage, simplesmente não se tocou do detalhe mais óbvio do mundo: a mão do cara. Ele próprio relatou a cena sem tentar se pintar de bonzinho: "Eu acho que o Pete Townshend não vai falar comigo de novo. Você lembra quando ele empalou a mão na alavanca do violão? O The Who fez um show no Albert Hall, e eu fui lá ver e fui pro backstage, e o Pete diz: 'Ah, olá, Lemmy'. E eu apertei a porra da mão dele! Ele cerrou os dentes e segurou a dor, mas eu acho que ele não vai me perdoar."
O jeito como ele descreve o Townshend "aguentando" também diz muito sobre o tamanho do estrago: não foi um "ai, que dorzinha", e sim aquele aperto que dá pra sentir só de imaginar. O jornalista que entrevistou Lemmy ainda registrou outro detalhe da cena: ele teria sido convidado para o quarto do hotel e notou que o músico estava praticamente confinado ali por causa de uma lesão feia no pé. Em determinado momento, Lemmy chegou a levantar o pé pro sujeito ver, e a descrição do dedão veio com crueldade gastronômica: parecia "uma cenoura branca velha e mofada que ficou jogada numa poça de leite velho no fundo da sua geladeira".
Aí entra o pedido de desculpas do jeito Lemmy de ser, falando direto com o Townshend e ainda oferecendo "alvo" alternativo, como se fosse um acerto de contas entre colegas: "Eu tenho certeza de que ele lê a Classic Rock, então desculpa, Pete. Eu tô com o pé ruim agora, se você quiser vir e pisar nele."
Se o Pete algum dia resolveu cobrar a taxa desse aperto de mão mal calculado, Lemmy já tinha deixado a rota toda desenhada com um pedido público de desculpas, uma dose de humor meio torto e, de quebra, a imagem mental de um roqueiro com o pé pra cima no quarto de hotel, oferecendo vingança como quem oferece um cigarro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita



O guitarrista que Lemmy disse ter ficado "ainda melhor" depois de morrer
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Phil Campbell, ex-Motörhead, cancela turnês por recomendações médicas
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O recado de Lemmy Kilmister para fã negro discriminado por tocar heavy metal
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"


