RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine

A "brilhante ideia" de Freddie Mercury que o Queen fez de conta que levou a sério - só que não

TNT cancela compromissos devido a "séria condição médica" do guitarrista Ronni Le Tekrø

Sebastian Bach quer gravar álbum com músicas natalinas

Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"

Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl

A canção dos Beatles que foi inspirada pela música negra dos EUA, segundo John Lennon

As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock

O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci

Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal

O hit oitentista que Ronnie James Dio teria usado para escrever "Holy Diver"

Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir

Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd

Banda de black metal Uada lança cover para "Something in the Way", do Nirvana

A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi


Bangers Open Air

"One", a música sombria e épica que demonstra a genialidade do Metallica

Por
Postado em 19 de agosto de 2025

Na ativa desde o início da década de 1980, o Metallica é um dos nomes mais respeitados e influentes da indústria musical. Pioneiro do thrash metal, o grupo possui um catálogo respeitável, composto por obras que se tornaram clássicos absolutos da música pesada.

Metallica - Mais Novidades

Reprodução - YouTube
Reprodução - YouTube

Entre as canções mais célebres da banda, destaca-se "One", faixa presente em "...And Justice for All (1988)", quarto álbum de estúdio do grupo. Este trabalho marcou a estreia do baixista Jason Newsted, que assumiu a difícil missão de suceder Cliff Burton, falecido em setembro de 1986.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Do início ao fim, "One" demonstra por que o Metallica ocupa um lugar tão importante na história do heavy metal. Com mais de sete minutos de duração, a música combina peso, melodia e sentimentos que transitam da confusão mental ao desespero, passando por uma tristeza intensa.

A canção impressiona já nos primeiros segundos, evocando o clima devastador de uma guerra, tema central da letra. Em seguida, surge um riff marcante, inspirado pelo Venom, conforme explicou o vocalista e guitarrista James Hetfield à Guitar World.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Eu estava mexendo com essa modulação que vai de Lá para Sol [notas musicais] por um bom tempo. A ideia para a introdução veio de uma música do Venom chamada ‘Buried Alive’."

Quase dois minutos depois da tocante introdução, James começa a cantar "One". A letra da música conta a triste história de um soldado que vai para a Primeira Guerra Mundial e perde não apenas seus membros, mas também a visão, a audição e a fala. Desesperado, o personagem central da música clama a Deus por sua morte, o que seria um grande alívio, dadas as suas condições.

A situação deprimente vivida pelo protagonista de "One" é retratada no clipe da faixa, o primeiro gravado pelo Metallica. O vídeo, que pode ser conferido a seguir, traz cenas do filme "Johnny Got His Gun" (1971).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na segunda parte da música, o aspecto instrumental se destaca com guitarras e bateria travando um verdadeiro "duelo". O bumbo duplo de Lars Ulrich, aliado aos riffs de James Hetfield e Kirk Hammett, intensifica o clima caótico da composição. Segundo Hetfield, a sonoridade próxima a uma arma de fogo é pura coincidência.

"A parte da bateria que soa como uma metralhadora perto do final não foi escrita com as letras de guerra em mente, simplesmente saiu assim."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os solos de guitarra de "One" também merecem atenção. Kirk Hammett revelou à Guitar World que a gravação desses trechos foi desafiadora.

"Perdi muito sono por causa daqueles solos de guitarra! O solo principal no final, com a mão direita, no estilo Eddie Van Halen, surgiu quase imediatamente. Aquele solo foi muito fácil; o que estava acontecendo com a seção rítmica naquela parte da música era muito, muito empolgante para eu fazer o solo.

O primeiro solo foi um pouco mais trabalhoso. Ouvi o James tocando algumas coisas bem melódicas na introdução, e pensei: ‘Isso é muito legal, vou usar parte disso’. Então, tenho que dar crédito ao James por me empurrar subliminarmente nessa direção melódica."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"One" é um dos grandes clássicos do Metallica e a quinta música mais executada ao vivo pela banda, com mais de 1.600 apresentações (via Setlist.Fm). Clique no player abaixo e confira uma das performances dessa obra-prima sombria e épica, que evidencia a genialidade do quarteto fundado por James Hetfield e Lars Ulrich.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Histórias de Músicas - Metallica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.
Mais matérias de Mateus Ribeiro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS