O que significa a expressão "Ride The Lightning", título do segundo disco do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de fevereiro de 2024
A icônica banda Metallica lançou discos que marcaram para sempre a história do Heavy Metal. É o caso do magnífico "Ride The Lightning", segundo trabalho de estúdio do veterano grupo fundado pelo guitarrista/vocalista californiano James Hetfield e pelo baterista dinamarquês Lars Ulrich.
Lançado no dia 27 de julho de 1984, "Ride The Lightning" é uma verdadeira aula de Thrash Metal. Do início ao fim, o álbum apresenta uma interessante e competente mistura de peso, velocidade, técnica e melodia (ingrediente que não foi tão utilizado no debut do grupo, o explosivo "Kill 'Em All").
"Ride The Lightning" é composto por músicas que figuram entre as melhores obras do Metallica, como a imponente "For Whom The Bell Tolls", a balada melancólica "Fade To Black", a linda instrumental "The Call Of Ktulu", a épica "Creeping Death" e a sua frenética faixa-título.
O que significa "Ride The Lightning"?
O título da última das músicas acima mencionada é o tema desta nota. Se você não sabia o significado de "Ride The Lightning", a sua dúvida será resolvida a partir de agora.
De forma literal, "Ride The Lightning" significa algo como "Cavalgar o Relâmpago", expressão que aparentemente não faz muito sentido, afinal de contas, é estranho imaginar um ser vivo cavalgando no famoso e temido clarão resultante de uma descarga elétrica produzida entre duas nuvens.
Pois bem, "Ride The Lightning" é uma gíria que se refere à execução por cadeira elétrica, instrumento criado nos Estados Unidos da América e utilizado para aplicar a pena de morte. O condenado à morte na cadeira elétrica era imobilizado e sofria tensões elétricas de 2000 volts.
A execução por cadeira elétrica, que deveria ser um método de execução eficaz, falhou algumas vezes, o que fez o método ser substituído pela injeção letal.
De onde veio a expressão "Ride The Lightning"?
Segundo matéria publicada no site da revista Metal Hammer, Kirk Hammett teve a ideia de utilizar "Ride The Lightning" em uma música (e em um disco) do Metallica.
"Fui eu quem viu a frase ‘Ride The Lightning’. Foi quando estávamos gravando o primeiro álbum [‘Kill 'Em All’] e estávamos na casa de um cara chamado Gary Zefting. Eu estava lendo o livro ‘The Stand’, de Stephen King, esperando para gravar minhas partes, e li essa frase. Ficou na minha cabeça, então escrevi e contei a James [Hetfield]. Ele disse ‘Uau, legal’", afirmou o guitarrista.
Sobre o que fala a letra de "Ride The Lightning"?
Embora a expressão "Ride The Lightning" seja uma referência à pena de morte, a música homônima não fala apenas sobre alguém que vai morrer eletrocutado. Ao menos é o que garantiu o baterista Lars Ulrich, que falou sobre a faixa-título do segundo disco de sua banda na mesma entrevista acima mencionada.
"‘Ride The Lightning’ é uma música sobre estar preso em uma situação da qual você não pode sair. (...) Medo, manipulação. Esse tipo de coisa se tornou a base lírica nos próximos discos."
Uma música do Metallica escrita pelo líder do Megadeth?
Segunda faixa do disco que leva seu nome, "Ride The Lightning" foi escrita por James Hetfield, Cliff Burton, Lars Ulrich e Dave Mustaine. Sim, você leu o nome do guitarrista, vocalista e líder do Megadeth. Mas por que diabos ele escreveu uma música para o Metallica? A resposta é simples: Mustaine fez parte do Metallica de 1982 até 1983 e participou da composição de seis canções.
A estranha (e rara) capa verde do disco
A marcante capa de "Ride The Lightning" é toda azul, porém, existem pouquíssimas cópias do álbum que foram impressas na cor verde. A Bernett Records, responsável pelo álbum na França, produziu alguns LPs com a capa diferente da original. Obviamente, esses exemplares se tornaram raridades.
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Ride The Lightning", é hora de apertar o play e curtir esse grande hino do Metal.
Histórias de Músicas - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps