A música inspirada em filme bíblico que virou presença quase obrigatória nos shows do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de janeiro de 2025
Na ativa desde o início da década de 1980, o Metallica possui em seu catálogo muitas músicas que se tornaram clássicos imortais do Heavy Metal. É o caso de "Creeping Death", canção número sete de "Ride the Lightning", segundo disco de estúdio do quarteto fundado por Lars Ulrich (baterista) e James Hetfield (guitarrista/vocalista), lançado em julho de 1984.
Um dos temas mais populares de toda a carreira do Metallica, "Creeping Death" é uma composição rápida, pesada e bem construída. Do marcante riff inicial ao apoteótico fim, passando pelo refrão "grudento", a música que é o tema desta nota é uma verdadeira aula de Thrash Metal, que dura pouco mais de 6 minutos e meio.
Música escrita em pouco tempo e com riff do Exodus
Na opinião de Kirk Hammett, "Creeping Death" mostra a evolução musical do Metallica, que naqueles dias, ainda estava buscando seu lugar ao sol. O guitarrista declarou à Metal Hammer:
"‘Creeping Death’ foi uma das primeiras músicas responsáveis pelo crescimento musical da banda, eu acho. Foi uma das primeiras músicas escritas para o ‘Ride the Lightning’ e foi um passo claro na direção certa. Era tão pesada quanto qualquer outra música do ‘Kill 'Em All’, mas, em um nível técnico, nós nos dedicamos muito mais à composição e ao arranjo e a tornamos mais exigente para nós mesmos, e isso preparou o terreno para o resto do álbum."
Na mesma entrevista, Kirk Hammett contou que "Creeping Death" foi escrita em pouco tempo. Ele também afirmou que um dos riffs da música foi "tungado" de uma das suas obras escritas enquanto fez parte do Exodus.
"James e Lars fizeram essa música em um dia e depois me chamaram para ir ao local de ensaio. Eles chegaram ao riff 'Die by my hand' e começaram a sorrir para mim, e eu ri porque eu tinha esse riff há muito tempo e o usamos em uma demo do Exodus, mas ele funcionou muito bem em ‘Creeping Death’.
Eu escrevi esse riff quando tinha 16 anos de idade, definitivamente ainda no ensino médio, e me lembro de ter pensado: 'Uau, isso é mais pesado do que muitas das bandas que eu ouço', e achei que tinha tocado em algo. Foi o primeiro riff que escrevi que estava nessa esfera e sempre terei uma enorme afinidade com ele por esse motivo."
O riff citado por Kirk pode ser ouvido a partir dos 3 minutos e 38 segundos de "Creeping Death". A "inspiração" para a citada passagem veio de uma música do Exodus chamada "Die By His Hand".
Inspiração veio de filme bíblico
A letra de "Creeping Death" veio de um filme bíblico dos anos 1950 que o baterista do Metallica gostava muito na sua época de juventude. Lars Ulrich falou mais sobre o tema em uma entrevista concedida à Metal Hammer.
"Em termos de letra, quando eu era criança, era obcecado pelo filme ‘Os Dez Mandamentos’, com Charlton Heston. Não tínhamos um videocassete, então James e eu fomos à casa dos pais de Cliff [Burton, baixista] com ‘Os Dez Mandamentos’, sentamos e assistimos ao filme. Há uma cena em que Moisés volta para tentar tirar seu povo do Egito e, quando o faraó não cumpre a promessa, o primogênito precisa morrer. Então, uma névoa surge da lua, desce e começa a se arrastar pelo chão, no estilo de uma máquina de fumaça, e todos que são pegos por ela caem e morrem na hora. É daí que vem a expressão ‘Creeping Death’ [Nota: em português, ‘Morte rastejante’]. Se você assistir ao filme ‘Os Dez Mandamentos’ e ler a letra, com certeza há uma... como posso dizer... semelhança."
Presença quase obrigatória nos shows do Metallica
No fim das contas, "Creeping Death" se tornou não apenas um hit do Metallica, mas também a segunda música que o grupo mais tocou ao vivo, atrás apenas de "Master of Puppets". Segundo o site oficial do grupo, a penúltima faixa de "Ride the Lightning" foi tocada em 1598 apresentações ao vivo, a primeira delas realizada em 31 de outubro de 1983.
No vídeo abaixo, é possível conferir uma das performances ao vivo de "Creeping Death". A filmagem foi registrada em Buenos Aires (Argentina), no dia 30 de abril de 2022. Aperte o play e divirta-se.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps