De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de dezembro de 2025
Com mais de 40 anos de carreira, Max Cavalera é uma verdadeira lenda do heavy metal. Um dos grandes responsáveis por inserir o Brasil no mapa da música pesada, ele se tornou mundialmente conhecido pelo trabalho à frente do Sepultura, grupo que fundou em 1984 - ao lado do irmão, o baterista Iggor - e no qual atuou como guitarrista e vocalista por 12 anos. Após deixar a banda, o músico fundou o Soulfly e passou a se dedicar a outros projetos.
Max Cavalera - Mais Novidades
Embora seja frequentemente citado como influência por músicos de diferentes gerações, Max Cavalera nunca escondeu o fato de também ter sido impactado por outros guitarristas ao longo de sua formação. Antes de se consolidar como um criador de riffs marcantes, o músico absorveu referências diversas, que vão desde os pioneiros do heavy metal até nomes associados a vertentes mais extremas e contemporâneas do gênero.
Durante uma entrevista concedida ao site Songfacts, o frontman foi convidado a citar os compositores que admira. o frontman foi convidado a citar os compositores que mais admira. Na ocasião, Max mencionou diferentes guitarristas e deixou claro qual deles ocupa o posto mais alto em sua lista pessoal.
"Eu gosto de quem faz riffs incríveis. Alguns dos meus favoritos são Tony Iommi (Black Sabbath), Chuck Schuldiner,do Death, James Hetfield (Metallica) – sabe, ele fez uns riffs ótimos (...). Gosto do Jim Martin, dos Faith No More. Acho que ele era um excelente guitarrista. Ele também compôs algumas músicas fantásticas. Havia coisas incríveis no Faith No More.
Então, sim, meu gosto é bem eclético. Mas Tony Iommi provavelmente é o meu compositor de riffs favorito de todos os tempos."
Max Cavalera segue em plena atividade e com a criatividade em alta. As criações mais recentes do músico podem ser ouvidas em "Chama", novo álbum do Soulfly.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
O músico que John Corabi considera "o Prince original"
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
Dia das Mães: seleção de canções sobre maternidade
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
Novo disco do Soulfly mostra que a chama criativa de Max Cavalera continua acesa
Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram
O disco clássico do Soulfly que Max Cavalera considera estranho
A música do Soulfly que "flerta" com o Tool, segundo Max Cavalera
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
O riff simples que tirou Max Cavalera do sério e o fez quebrar guitarra
Baixista original do Slipknot era membro do fã-clube do Sepultura
Max Cavalera relembra a traumática morte de seu pai
Por que Max Cavalera trabalha em tantos projetos, segundo ele mesmo
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
O ícone do Punk Rock que Max Cavalera considera um dos melhores letristas do mundo


