A música romântica que não traz a palavra "amor" na letra e superou 1 bilhão de plays no YouTube
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2025
No universo do heavy metal, músicas românticas são raras. Ainda assim, os metaleiros também sentem e expressam amor, mesmo que de forma esporádica, em suas composições. Um exemplo icônico dessa faceta pouco explorada é "Nothing Else Matters", clássico absoluto do Metallica.
Metallica - Mais Novidades
Faixa que integra o disco autointitulado do Metallica, também conhecido como "Black Album" (1991), "Nothing Else Matters" é uma balada melódica e sentimental, escrita pelo guitarrista e vocalista James Hetfield. Durante entrevista concedida à Mojo Magazine (via Metal Hammer), revelou que a música foi inspirada por sua namorada na época, Kristen Martinez, e que inicialmente hesitou em compartilhar a canção com os colegas de banda.

"Inicialmente, eu nem queria mostrar para os caras. Achava que o Metallica só poderia ser nós quatro. São músicas sobre destruir coisas, bater cabeça, sangrar pela plateia, seja lá o que for, contanto que não fosse sobre garotas e carros velozes, mesmo sendo disso que gostávamos. A música era sobre uma namorada na época. Acabou se tornando uma música bem grande."
Apesar de ser uma canção romântica, "Nothing Else Matters" não menciona a palavra "amor" em sua letra. Bob Rock, produtor do "Black Album", comentou essa característica durante uma entrevista ao site Music Radar.
"Não posso falar sobre o que James escreveu, mas, para mim, a música era sobre ele tentando escrever uma canção de amor sem dizer a palavra ‘amor’.

É interessante: o homem que eu conhecia naquela época... ele certamente era capaz de sentir amor, mas nunca conseguia dizer a palavra, especialmente em uma música do Metallica. Essa é a genialidade dele, ser capaz de dizer isso à sua maneira e realmente sentir isso, apesar de tudo o que estava passando, todos os demônios, toda a raiva que tinha dentro de si. Acho que é uma das melhores músicas do Metallica."
"Nothing Else Matters" se tornou um dos maiores hits da banda e mantém sua popularidade até hoje. No Spotify, a faixa já ultrapassou 1.4 bilhão de reproduções, enquanto o vídeo oficial acumula mais de 1.5 bilhão de visualizações. Nada mal para um clássico lançado há mais de três décadas.


Histórias de Músicas - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps