Jason Newsted relembra como foi seu teste para entrar no Metallica
Por André Garcia
Postado em 05 de maio de 2023
Quando fez o teste para baixista do Metallica, pouco após a morte de Cliff Burton, Jason Newsted era um grande fã da banda. Sem expectativas, ele se daria por satisfeito só de tocar uma música com os ídolos.
Em 1991, Jason curtia o auge de popularidade da banda com o estrondoso sucesso do "Black Album". Foi nessa época que, em entrevista para a Guitar World, ele relembrou como se juntou a ela meia década antes:
"Soube que Cliff morreu no dia seguinte ao acidente — fiquei arrasado, era muito fã do Metallica na época. Quando vi a notícia no jornal, fiquei triste, mas comecei a pensar em como seria tocar com eles. Entrei em contato com Michael Alago, que tinha assinado com o Metallica na [gravadora] Elektra, e ele me disse que a banda estava fazendo audições. Liguei sem grandes expectativas, mas pensando que só de tocar "Four Horsemen" uma vez com eles, já ficaria feliz."
"Na época, eu andava meio desanimado com a [minha banda] Flotsam", acrescentou. "As coisas estavam indo bem com o álbum, mas eu sentia que precisava de algo a mais. Lars estava procurando músicos para fazer audições em todos os lugares, e meu nome surgiu através das pessoas com quem eu falava sobre a Flotsam. Brian Slagle, da Metal Blade, mandou para Lars um monte de coisas da Flotsam, então ele já sabia quem eu era."
Quando finalmente conseguiu uma tão cobiçada vaga para a audição, o baixista recebeu um tempo extra para tirar as músicas. Tempo esse em que aproveitou de forma obsessiva para aprender "o máximo de músicas que pude — por uma semana, eu mal dormi. Descobri qual era o setlist deles da turnê anterior, quando cheguei na audição, entreguei a eles uma folha com todas as músicas, e eles disseram: 'Uau, é a nossa setlist!'"
"Passei a tarde tocando com eles, e tocamos várias músicas. Lars me ligou naquela noite e pediu que eu aprendesse mais algumas músicas e voltasse em dois dias, e foi o que fiz. Depois, saímos para beber e eles me convidaram para me juntar à banda. Fiquei completamente surpreso, por um tempo não conseguia acreditar naquilo. Ensaiamos por cinco ou seis dias, tocamos em algumas casas noturnas no sul da Califórnia, e já voamos para o Japão para terminar a turnê de 'Master of Puppets'", concluiu.
Cliff Burton morreu em um acidente com o ônibus da banda em turnê pela Europa. Com a benção da família dele, o trio remanescente decidiu recrutar um novo baixista não só para concluir a turnê, mas também para dar início à produção de um novo trabalho. Cerca de 40 músicos participaram da audição, incluindo Les Claypool (Primus) e Troy Gregory (Prong). A vaga ficou com Jason Newsted, que ocupou o posto até 2001. Tanto sua chegada quanto sua partida aconteceram em momentos em que o futuro da banda estava seriamente ameaçado, então considera-se que ele salvou o Metallica duas vezes: chegando e partindo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps