5 discos lançados em 1991 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de setembro de 2025
Se você gosta de rock, provavelmente já se deparou com matérias exaltando os lançamentos de 1991. E não é para menos: esse foi um dos anos mais marcantes da música, quando chegaram às lojas álbuns como "Nevermind" (Nirvana), "Ten" (Pearl Jam), "Blood Sugar Sex Magik" (Red Hot Chili Peppers) e as duas partes de "Use Your Illusion" (Guns N’ Roses).
Mas não foi apenas no cenário do rock que 1991 brilhou. O heavy metal também viveu um momento especial, graças a discos que marcaram gerações e consolidaram carreiras. A lista a seguir reúne cinco desses trabalhos.
Melhores e Maiores - Mais Listas

Feitas as devidas apresentações, é hora do que interessa. Aperte o play e confira cinco discos lançados em 1991 que todo fã de heavy metal precisa ouvir ao menos uma vez na vida.
"Metallica" - Metallica
Em seu disco autointitulado — também conhecido como "Black Album" —, o Metallica deixou o thrash metal de lado e passou a investir em melodias acessíveis e andamentos mais lentos. A aposta rendeu uma série de sucessos atemporais, como "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
Com "Black Album", o Metallica mostrou que era possível conquistar o mainstream sem perder a identidade. Um clássico absoluto.
"No More Tears" - Ozzy Osburne
Sexto disco de estúdio da banda de Ozzy Osbourne, "No More Tears" está entre as grandes obras do Madman. Encabeçado pela sua grandiosa faixa-título, esse trabalho é uma obra-prima que alia peso, melodia e emoção.


"Parallels" - Fates Warning
Embora nunca tenha alcançado a popularidade de Queensryche ou Dream Theater, o Fates Warning é peça-chave na evolução do metal progressivo. "Parallels" consolidou essa importância, por meio de faixas como "Point of View", "Eye to Eye" e "We Only Say Goodbye", que funcionam como um verdadeiro guia sonoro do gênero.
"Horrorscope" - Overkill
Enquanto muitas bandas buscavam novos caminhos no início dos anos 1990, o Overkill se manteve fiel ao thrash metal. "Horrorscope" entrega altas doses de energia e agressividade. "Coma", "Thanx for Nothin'" e "Blood Money" são impactantes como um chute no meio da cara e mostram por quais razões o quinteto liderado pelo vocalista Bobby "Blitz" Ellsworth é cultuado por seus fãs.

"Arise" - Sepultura
Finalizando a lista, temos um dos trabalhos mais importantes do metal brasileiro. Unindo peso, fúria e sede por inovação, o Sepultura criou em "Arise" um álbum que se tornou referência para bandas de vertentes extremas do metal. A faixa-título, "Dead Embryonic Cells" e "Desperate Cry" demonstram o poderio de uma banda monstruosa, que ainda lançaria dois petardos nos anos seguintes.


Agora que você sabe um pouco mais sobre esses discos, que tal curtir um som? A playlist abaixo traz cinco faixas de cada álbum da lista. Aumente o volume e aproveite.

Discos e músicas que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps