5 discos lançados em 1997 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de setembro de 2025
O ano de 1997 foi uma amostra clara de como o heavy metal tinha (e ainda tem) o poder de se reinventar. Expoentes de diferentes vertentes produziram obras que se tornaram clássicos de seus respectivos universos, mostrando a vitalidade do gênero.
Do death metal sueco ao power metal do Stratovarius, passando por uma versão "light" do Megadeth, 1997 traz boas memórias aos headbangers. Também vale destacar o In Flames, que criou um de seus trabalhos mais aclamados.
Feitas as devidas apresentações, é hora do que interessa. Aperte o play e confira a seguir cinco discos lançados em 1997 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida.
Melhores e Maiores - Mais Listas

"Accident of Birth" - Bruce Dickinson
"Accident of Birth" se destaca por sua sonoridade pesada, enérgica e intensa, provando o potencial de um dos maiores vocalistas do heavy metal. A faixa-título é marcante, e a tristonha balada "Man of Sorrows" é um dos grandes momentos não apenas do álbum, mas também da carreira solo de Bruce Dickinson.


"Death Metal" - Dismember
Batizar um trabalho com o nome do estilo é para poucos, mas o Dismember fez isso com a autoridade de quem carrega a tradição do death metal sueco. Brutal, impiedoso e repleto de riffs cortantes, esse álbum é um banquete para quem aprecia violência musical executada com precisão e fúria.
"Whoracle" - In Flames
Tesouro do melodic death metal, "Whoracle" deu continuidade à receita de seu antecessor ("The Jester Race", de 1996) e consolidou o In Flames como uma força do metal sueco Inspirado e fluído, o álbum transita entre a agressividade e o peso de forma magistral. "Jotun" e "Episode 666" são grandiosas, e "The Hive" traz um solo de guitarra inesquecível.


"Cryptic Writings" - Megadeth
Em seu sétimo álbum, o Megadeth apostou em canções com uma pegada mais melódica e acessível. Impulsionado pelo hit "Trust" e pela "nervosa" "She-Wolf", "Cryptic Writings" encerra o ciclo da formação clássica do quarteto de forma digna.


"Visions" - Stratovarius
"Visions" é uma verdadeira aula de refinamento musical. O disco demonstra o auge criativo do Stratovarius, combinando velocidade, arranjos sofisticados e melodias grandiosas. Ponto alto dessa obra-prima do power metal, "Black Diamond" é uma das canções mais bonitas do estilo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre esses discos, que tal curtir um som? A playlist abaixo traz cinco faixas de cada álbum da lista. Aumente o volume e aproveite.


Discos e músicas que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps