5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de setembro de 2025
A máquina do tempo headbanger chegou até 1999, que encerrou de forma categórica a década de 1990 - período marcado por experimentações que resultaram em novas correntes da música pesada. Para relembrar esse ano marcante, preparei uma lista que abrange diferentes estilos, do metal progressivo ao death metal melódico, passando pelo thrash.
Feitas as devidas apresentações, é hora de partir para o que interessa. Aperte o play e confira cinco discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida.
"Hatebreeder" - Children of Bodom
"Hatebreeder" consolidou o estilo que se tornaria a marca registrada do Children of Bodom: um metal extremo sombrio e agressivo, mas profundamente melódico, impulsionado pelos duelos entre a guitarra de Alexi Laiho e os teclados de Janne Warman. A magistral "Downfall" é o principal destaque desse grande trabalho.
Melhores e Maiores - Mais Listas


"Metropolis, Pt. 2: Scenes from a Dream" - Dream Theater
Considerado um dos maiores trabalhos conceituais da história do heavy metal, "Metropolis, Pt. 2: Scenes from a Dream" é uma obra-prima. Nesse álbum, o Dream Theater entrega uma história envolvente e cinematográfica, sustentada pela técnica musical impecável de seus integrantes. O disco é a prova máxima do virtuosismo do quinteto e uma porta de entrada perfeita para o prog metal.


"Colony" - In Flames
Em seu quarto disco, o In Flames se estabeleceu de vez como uma força motriz do metal sueco. "Colony" é um trabalho maduro que combinou a agressão do melodic death metal com elementos de produção modernos, apresentando riffs e ganchos cativantes que abriram o caminho para a sonoridade que seria refinada e popularizada em seu sucessor, "Clayman" (2000).


"Dreaming Neon Black" - Nevermore
Denso, intrincado e atmosférico, o terceiro álbum do Nevermore é uma jornada épica pela dor e pela loucura. "Dreaming Neon Black" é conduzido pela voz inconfundível de Warrel Dane, cuja performance dramática e emocional amplifica a complexidade técnica e a profundidade lírica deste trabalho.


"The Gathering" - Testament
Com uma verdadeira "constelação do thrash" na formação (incluindo o lendário baterista Dave Lombardo), o Testament gravou um álbum extremamente agressivo e técnico. Canções como "D.N.R. (Do Not Resuscitate)", "Down for Life" e "True Believer" evidenciam o poder e a relevância dessa lendária banda. Clássico absoluto!


Agora que você sabe um pouco mais sobre esses discos, que tal curtir um som? A playlist abaixo traz cinco faixas de cada álbum da lista. Aumente o volume e aproveite.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps