Como morte de vidente influenciou a criação de um dos álbuns mais celebrados do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de abril de 2025
A década de 1980 representou o período mais marcante da carreira do Iron Maiden, durante o qual foram lançadas algumas de suas obras mais icônicas. O último desses trabalhos é o aclamado "Seventh Son of a Seventh Son", sétimo álbum de estúdio da lendária banda inglesa de heavy metal.
Iron Maiden - Mais Novidades
Lançado no dia 11 de abril de 1988, "Seventh Son of a Seventh Son" é um trabalho conceitual. De acordo com nota publicada no site Loudwire a história do disco se baseia no "conceito folclórico sobre os poderes mágicos do sétimo filho, nascido de um sétimo filho em uma família na qual não havia filhos homens entre as mulheres".

A ideia por trás do álbum número 7 do Maiden surgiu na mente de Steve Harris depois que o baixista leu "Seventh Son", romance escrito por Orson Scott Card. No entanto, outro acontecimento mexeu com a mente do baixista, como aponta matéria publicada no site da revista Metal Hammer.
Segundo relato de Steve presente no documentário "Maiden England ’88" (lançado em 2013), a morte da vidente Doris Stokes também influenciou a criação de "Seventh Son of a Seventh Son". Com a palavra, o criador do Iron Maiden:
"Eu simplesmente tive um pensamento: ‘Será que ela conseguiu prever a própria morte?’. Quem sabe? Então, comecei com esse tipo de ideia. Escrevi ‘The Clairvoyant’ e levei para o Bruce [Dickinson, vocalista], e basicamente ele disse: ‘Sim, é uma ótima ideia’. Comecei a pensar em uma música, ‘Seventh Son of a Seventh Son’, porque supostamente, se você nasce como o sétimo filho de um sétimo filho, tem os poderes de um vidente. Então, eu tinha essas duas ideias e o Bruce disse: ‘Sabe de uma coisa? A gente devia fazer um álbum conceitual sobre isso’."

Doris Stokes foi uma espiritualista britânica, que atuava como médium e autora. De acordo com artigo da Wikipédia, "...suas apresentações públicas, aparições na televisão e memórias fizeram dela um nome conhecido na Grã-Bretanha". Ela faleceu em maio de 1987.
"Seventh Son of a Seventh Son" se tornou um dos grandes clássicos do Iron Maiden e emplacou músicas marcantes, como a faixa-título e "The Evil That Men Do". O álbum encerra a primeira passagem de Adrian Smith pela banda. O guitarrista, que retornou em 1999, foi substituído por Janick Gers.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps