5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de setembro de 2025
O ano de 1996 foi, de fato, um período de transição para a música pesada. Com o grunge em declínio e o metal tradicional em busca de novos caminhos, a cena se tornou um campo fértil para a experimentação. Obras inovadoras e ousadas surgiram, desafiando as convenções e definindo novas vertentes do gênero.
Mais uma vez, o Brasil apresentou suas credenciais. As duas maiores bandas do país, Angra e Sepultura, lançaram discos que se tornaram clássicos atemporais. Helloween, Pantera e uma banda sueca que estava em seus estágios iniciais também deixaram suas marcas.
Feitas as devidas apresentações, é hora do que interessa. Aperte o play e confira a seguir cinco discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida.
Melhores e Maiores - Mais Listas

"Holy Land" - Angra
Marcado por sua musicalidade rica e complexa, o sucessor de "Angels Cry" (1993) transcende o power metal. O álbum é uma fusão de melodias intrincadas e cativantes com elementos da música popular brasileira. Clássicos como a pesadíssima "Nothing to Say" e a balada tocante "Make Believe" demonstram a genialidade do talentoso grupo brasileiro.


"The Time of the Oath" - Helloween
Segundo trabalho da banda alemã com o vocalista Andi Deris, "The Time of the Oath" apresenta o "Selo Helloween de Qualidade". O disco traz riffs rápidos, ganchos marcantes e altas doses de melodia, como pode ser conferido em "Wake Up the Mountain" e "Power". Também vale citar a balada melancólica "Forever and One", um dos momentos mais inspirados do quinteto.


"The Jester Race - In Flames
"The Jester Race" é um dos alicerces do melodic death metal e consolidou o In Flames como uma força do prolífico cenário sueco. A obra marcou a estreia de Anders Fridén nos vocais e de Björn Gelotte na bateria (posteriormente, ele assumiria as guitarras). Fundamental para a ascensão do som de Gotemburgo, esse álbum demonstra que melodia e agressividade formam uma dupla que combina muito bem, principalmente quando a receita é administrada por quem entende do assunto.


"The Great Southern Trendkill" - Pantera
Poucas bandas elevaram o nível da agressividade de forma tão visceral como o Pantera fez neste disco. "The Great Southern Trendkill" é um ataque sonoro, iniciado pela avassaladora faixa-título. A profundidade da melodia de guitarra de "Floods" demonstra o talento do saudoso Dimebag Darrell.
"Roots" - Sepultura
"Roots" é um trabalho inovador e ousado. Misturando o metal com a música tribal brasileira, o grupo fundado pelos irmãos Cavalera mudou o jogo e influenciou músicos mundo afora. Pesado, criativo e único, o sexto álbum do Sepultura foi uma prova da coragem da banda em explorar novos horizontes artísticos.


Agora que você sabe um pouco mais sobre esses discos, que tal curtir um som? A playlist abaixo traz cinco faixas de cada álbum da lista. Aumente o volume e aproveite.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps