5 discos lançados em 1983 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de setembro de 2025
A nossa máquina do tempo voltou até 1983, um ano que ficou profundamente marcado na história da música pesada. Bandas consagradas lançaram grandes álbuns, enquanto uma nova geração apresentou ao mundo um dos gêneros mais cultuados do metal, o thrash.
Nessa matéria, trago cinco discos que chegaram às lojas em 1983 e permanecem relevantes até os dias atuais. Do heavy clássico ao thrash visceral do Slayer, os álbuns da lista mostram que o metal vivia um momento mágico no início da década de 1980.
Feitas as devidas apresentações, é hora do que realmente interessa. Aperte o play e confira cinco discos lançados em 1983 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida.
Melhores e Maiores - Mais Listas

"Piece of Mind" - Iron Maiden
O quarto disco de estúdio do Iron Maiden, "Piece of Mind", marcou a estreia do baterista Nicko McBrain. Manter o nível de seu antecessor, o clássico "The Number of the Beast" (1982), era uma tarefa difícil, mas o grupo entregou um trabalho impecável, marcado por clássicos do calibre de "Flight of Icarus" e "The Trooper".

"Holy Diver" - Dio
Após passagens marcantes por Rainbow e Black Sabbath, o vocalista Ronnie James Dio montou sua própria banda, batizada com seu sobrenome artístico. O primeiro álbum do grupo, "Holy Diver", alia peso e melodia a uma atmosfera épica e fantasiosa. Clássico absoluto.


"Bark at the Moon" - Ozzy Osbourne
"Bark at the Moon" é o registro que marca a estreia do guitarrista Jake E. Lee como integrante da banda de Ozzy Osbourne. A apoteótica faixa-título, um dos maiores clássicos do Madman, já vale a audição do disco. O álbum ainda conta com outros grandes momentos, como as melancólicas "You're No Different" e "So Tired", além da agitada "Rock 'n' Roll Rebel".


"Kill 'Em All" - Metallica
Obra fundamental para o desenvolvimento do thrash, "Kill 'Em All" se destaca pela sua energia crua. O trabalho de estreia do Metallica apresentou ao mundo uma nova face do metal, pautada por velocidade e agressividade incontroláveis.
"Show No Mercy" - Slayer
Outro pioneiro do thrash, o Slayer iniciou sua discografia com "Show No Mercy", trabalho extremamente agressivo — inclusive no aspecto lírico —, que apresenta influências de Venom e Judas Priest. Faixas como "The Antichrist" e "Evil Has No Boundaries" mostram o potencial de uma banda que anos mais tarde se tornaria referência no mundo do metal extremo.


Agora que você sabe um pouco mais sobre esses discos, que tal curtir um som? A playlist abaixo traz cinco faixas de cada álbum da lista. Aumente o volume e aproveite.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps