5 discos lançados em 1992 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de setembro de 2025
Quem gostava de heavy metal em 1992 foi presenteado com muitos lançamentos interessantes que chegaram às lojas nesse ano. Bandas já consagradas e nomes que estavam tentando se consolidar na cena entregaram álbuns que se tornaram clássicos do universo headbanger.
A lista a seguir traz alguns dos trabalhos divulgados em 1992 que merecem um lugar em sua playlist. Da agressividade executada pelo Pantera à classe musical do Dream Theater, a seleção mostra que o heavy metal esbanjava vitalidade e criatividade no início da década de 1990.
Feitas as devidas apresentações, é hora do que interessa. Confira cinco discos lançados em 1992 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida.
Melhores e Maiores - Mais Listas

"Vulgar Display of Power" - Pantera
Sucessor de "Cowboys from Hell" (1990), "Vulgar Display of Power" carrega um peso massivo. Considerado um dos marcos mais importantes do groove metal, o disco é uma coleção de bordoadas colossais, como "Walk", "Mouth for War" e "A New Level".


"Dehumanizer" - Black Sabbath
Mais de uma década após suas saídas, o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice retornaram ao Black Sabbath. A volta durou pouco tempo, mas rendeu "Dehumanizer", um álbum de sonoridade arrastada, pesada e intensa que provou que a banda criadora do heavy metal ainda tinha muito a entregar.

"Somewhere Fay Beyond" - Blind Guardian
Clássico do power metal, "Somewhere Far Beyond" colocou a banda alemã Blind Guardian entre os grandes nomes do gênero, status que se mantém intacto até hoje. Misturando guitarras velozes a climas épicos e vocais marcantes, o quarteto germânico criou uma atmosfera única em seu quarto álbum de estúdio, com destaque para a frenética "Time What is Time" e a emocionante "The Bard's Song - In the Forest".

"Images and Words" - Dream Theater
Guiado pelo hit improvável "Pull Me Under", "Images and Words" é um tesouro não apenas do Dream Theater, mas do metal progressivo como um todo. Em seu segundo álbum, o quinteto norte-americano mesclou peso, complexidade, melodia e sensibilidade, uma receita que a banda segue até hoje.


"Countdown to Extinction" - Megadeth
Dois anos após ter lançado "Rust in Peace" (1990), uma verdadeira obra-prima do thrash metal, o Megadeth mudou sua abordagem. "Countdown to Extinction" deixa a velocidade incontrolável dos primeiros trabalhos de lado, cedendo lugar a andamentos mais lentos e passagens melódicas.


A mudança deu certo e foi recompensada. "Symphony of Destruction", "Countdown to Exinction" e "Sweating Bullets" mostram que Dave Mustaine acertou em cheio ao decidir diminuir o ritmo.
Agora que você sabe um pouco mais sobre esses tesouros, é hora de curtir um som. A playlist a seguir traz cinco faixas de cada um. Aumente o volume e aprecie sem moderação.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps