5 discos lançados em 1987 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de setembro de 2025
A nossa máquina do tempo headbanger chegou até 1987. Nesse ano, a cena estava em plena efervescência e novas ramificações do heavy metal começavam a colocar as cartas na mesa.
A safra de 1987 mostrou uma impressionante variedade de estilos. De um lado, o thrash metal dominava, com o amadurecimento de gigantes americanos e a ascensão de um nome brasileiro. Do outro, uma nova escola de metal melódico começava a dar as caras, ao mesmo tempo em que o death metal surgia para saciar ou ouvidos sedentos por violência musical.
Melhores e Maiores - Mais Listas

Feitas as devidas apresentações, é hora do que interessa. Aperte o play e confira cinco discos lançados em 1987 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida.
"Among the Living" - Anthrax
Audição obrigatória para fãs de thrash metal, "Among the Living" aperfeiçoou a fórmula de seu antecessor, "Spreading the Disease" (1985). O terceiro álbum do Anthrax é um ataque sonoro, guiado por riffs cortantes de guitarra, pela voz de Joey Belladonna e pelo preciso baterista Charlie Benante. A faixa-título, "Indians" e "Caught in a Mosh" se tornaram clássicos do gênero e presenças constantes nos shows do quinteto.


"Keeper of the Seven Keys: Part I" - Helloween"
A entrada do vocalista Michael Kiske deu um novo fôlego ao Helloween, com o grupo alemão explorando composições mais melódicas e grandiosas. A combinação da voz potente e carregada de emoção do jovem cantor com as melodias instrumentais épicas solidificou o que passou a ser chamado de power metal. Clássico absoluto.


"Scream Bloody Gore" - Death
Considerado por muitos como o pontapé inicial do death metal, o primeiro disco do Death é cru, intenso e caótico. O trabalho mostra a genialidade do guitarrista e vocalista Chuck Schuldiner, que, com riffs violentos e vocais guturais, cimentou as bases de uma forma extrema de se tocar heavy metal.
"The Legacy" - Testament
Enquanto o thrash metal já tinha seus gigantes, o Testament chegou para provar que ainda havia espaço para novos expoentes. A estreia da banda de Bay Area traz riffs marcantes, solos técnicos e a voz inconfundível de Chuck Billy. "The Legacy" se tornou um clássico por entregar uma abordagem mais refinada ao estilo, misturando peso com uma musicalidade impressionante.

"Schizophrenia" - Sepultura
Álbum que marca a estreia do guitarrista e compositor Andreas Kisser, "Schizophrenia" foi um salto gigantesco na carreira do Sepultura. A sonoridade da lendária banda brasileira se tornou mais lapidada e técnica, e a mistura do thrash e death metal resultou em uma obra complexa e brutal. O trabalho é um marco que colocou o quarteto fundado pelos irmãos Cavalera no radar internacional.


Agora que você sabe um pouco mais sobre esses discos, que tal curtir um som? A playlist abaixo traz cinco faixas de cada álbum da lista. Aumente o volume e aproveite.

Discos e músicas que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps