Vale a pena conhecer: puerignis, Ondastral e Hagbard
Por André Garcia
Postado em 18 de maio de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: puerignis (symphonic black metal), Ondastral (rap rock tropical) e Hagbard (folk metal viking).
puerignis
É um projeto literalmente solo, composto exclusivamente pelo músico e professor Nelson Rodrigues Garcia.
Seu som é um metal trevoso com um pé no black e outro no symphonic. Gostei da forma como combina o drama gótico do Type O Negative e as melodias grandiosas do Parkway Drive. Suas letras, em inglês, abordam o eterno conflito entre o bem e o mal, de uma perspectiva mais distópica — mais Black Mirror do que bíblica ou tolkieniana. Indicado a quem quer ouvir um metal com um pézinho no extremo death, mas sem abrir mão da riqueza melódica da música clássica — e a quem curte as trilhas sonoras da série Castlevania.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta por seu álbum de estreia "Sons of Abomination" (2023); bem como os singles "Infested by Possession" (2020), "The Wolves and Snakes Reunion" (2022) e "Virtual Luxury" (2023).
Onde encontrar:
https://instagram.com/puerignis
Ondastral
Formado em Lages/SC em 2015, é atualmente composto por Gabs Matias (guitarra e vocal), JC Matias (bateria), Mateus Rosa (guitarra) e Vitor Sousa (baixo).
Seu som é um rap rock noventista e tropical, inspirado em Charlie Brown Jr., O Rappa e Red Hot Chili Peppers. Sempre com uma (good) vibe de nomes do reggae nacional como Natiruts e Tribo de Jah. Suas letras, em português, retratam o eterno conflito de quem busca uma vida leve entre os dentes das engrenagens de uma máquina de produzir desigualdade e injustiça. Indicado a quem está em busca de um som que sopre as fúnebres nuvens do dia a dia para ensolarar a vida.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta por seu álbum de estreia, "Pare de Noiar" (2023); bem como os nove singles, os mais recentes "Avenida, Pt. 2" e "MALAMAN" (2022 ambos).
Onde encontrar:
https://instagram.com/ondastral
Hagbard
Formado em Juiz de Fora/MG em 2009, é atualmente composto por Igor Rhein (vocal), Victor Castro (guitarra), Tiago Gonçalves (baixo), Gabriel Soares (teclado), Everton Moreira (bateria).
Seu som é um épico e melódico folk metal, que eventualmente navega pelos extremos mares do death. Há também elementos do lado folk celta do Angra e do Blind Guardian; mas sem descambar para o prog metal — estruturalmente está mais para Dio do que Dream Theater. Suas letras, em inglês, substituem a habitual fantasia medieval inspirada no imaginário de Tolkien pela mitologia nórdica. Indicado a quem quer ouvir um folk metal pesado, principalmente aos que buscam de umas faixas novas para a playlist do RPG.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelos álbuns "Rise of the Sea King" (2013) e "Vortex to an Iron Age" (2016); bem como os singles "Static Denial" (2019) e "Disbelief" (2020).
Onde encontrar:
https://heylink.me/Hagbard/
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A música do Megadeth que parece "coisa de adolescente", segundo Gastão Moreira
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



