Em 12/09/1975: Pink Floyd lança o álbum Wish You Were Here

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Wikipedia
Enviar correções  |  Comentários  | 

Wish You Were Here é o nono álbum de estúdio da banda britânica Pink Floyd, lançado em setembro de 1975.

Inspirado por material composto pelo grupo enquanto se apresentava pela Europa, ele foi gravado após numerosas sessões nos Estúdios Abbey Road, em Londres. O disco explora temas como ausência, indústria musical e a deterioração mental de Syd Barrett, um dos fundadores do grupo.

As primeiras sessões se constituíram em um processo difícil e árduo, sendo iniciadas com a ideia de Waters de dividir a peça central do álbum, "Shine On You Crazy Diamond", em duas partes, unindo-as com novas composições. "Shine On" é um tributo a Barrett, que, coincidentemente, fez uma visita ao estúdio enquanto ela estava sendo gravada. A banda não conseguiu reconhecê-lo imediatamente, uma vez que ele havia ganhado peso e sofrido alterações em sua aparência.

Assim como em seu trabalho anterior, The Dark Side of the Moon, a banda fez uso de efeitos de estúdio e sintetizadores. O projeto gráfico do disco, novamente feito por Storm Thorgerson, continha uma manga negra escondida na arte do álbum.

Wish You Were Here estreou em um show realizado em Knebworth, em Julho de 1975, e foi lançado em Setembro daquele ano, tornando-se um instantâneo sucesso. Em decorrência disso, a gravadora EMI não conseguiu fabricar cópias suficientes para satisfazer a demanda pelo disco. Ainda que, inicialmente, o álbum tenha recebido críticas mistas, ele foi aclamado pelos especialistas, sendo listado na 209ª posição da publicação "500 Melhores Álbuns de Sempre" da Rolling Stone. David Gilmour e Richard Wright já declararam que é o álbum da banda favorito de ambos.

Wish You Were Here atingiu a primeira posição nas tabelas da Billboard, vendendo mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde foi galardoado com disco de ouro em 17 de Setembro de 1975 e como sêxtupla platina em 16 de Maio de 1997, pela Recording Industry Association of America. No mundo inteiro, o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias.

Leia abaixo algumas das matérias que publicamos sobre o álbum.
5000 acessosTradução - Wish You Were Here - Pink Floyd3062 acessosPink Floyd: uma de suas fases mais conturbadas

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

0 acessosTodas as matérias da seção Fatos Importantes

ProstitutasProstitutas
3 das mais famosas e devassas do cenário Rock

Hair MetalHair Metal
Os maiores cabelos da história do rock pesado

Astros mortosAstros mortos
Como estariam alguns se ainda estivessem vivos?

5000 acessosGibson: os 10 maiores bateristas de todos os tempos5000 acessosHeavy Metal: Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19804322 acessosSteven Tyler: cantor fala sobre Kid Rock e Jennifer Lopez4354 acessosGuns N' Roses: brasileiro grava as linhas de baixo do "Appetite"5000 acessosUltraje a Rigor: Roger e a moda do pau de selfie

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 12 de setembro de 2017


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online