Como a emblemática abertura de "Wish You Were Here", do Pink Floyd, foi gravada
Por Igor Miranda
Fonte: David Gilmour/Ultimate Guitar
Postado em 14 de junho de 2019
O vocalista e guitarrista David Gilmour relembrou, em novo episódio de seu podcast, da emblemática abertura da música "Wish You Were Here", lançada pelo Pink Floyd no álbum de mesmo nome, de 1975. A declaração foi transcrita pelo site Ultimate Guitar.
Na introdução, é possível ouvir alguns trechos do que parece ser um programa de rádio. Quando a melodia inicial de violão começa a ser reproduzida, a sonoridade ainda é de uma estação radiofônica. Apesar de parecer algo simples, a gravação foi bem complexa, já que foi necessário desmontar e carregar diversos cabos e aparelhos até o carro de David Gilmour, com o intuito de captar o som.
"A ideia era que a música imitasse o som de um carro, música sendo tocada no rádio. Colocamos um microfone no meu carro, no estacionamento em frente ao (estúdio) Abbey Road. Mexi nas estações, gravamos algumas coisas apenas mexendo na mudança de estações e usamos um pouco disso tudo em 'Wish You Were Here'", afirmou.
"Aquelas coisas estranhas que acontecem é a sincronia mais bizarra que se obtém, com vozes estranhas falando coisas esquisitas", completou.
A técnica de gravação foi repetida em "The Wall" (1979), segundo David Gilmour. "Fizemos exatamente a mesma coisa. Você sabe que vai conseguir algo fantástico. Hoje em dia, claro, você pode apertar o botão e mudar a estação de rádio. Naquela época, você tinha que ficar girando e ia, gradualmente, de um lado para o outro", disse.
Ouça a gravação original de "Wish You Were Here" no player a seguir.
Confira, abaixo, o segundo episódio do podcast de David Gilmour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps