O que Syd Barrett achou das músicas do "Wish You Were Here" do Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 13 de julho de 2024
Em 1975, o Pink Floyd estava com a sensação que eles haviam atingido "o fim da linha". Ao menos era assim que pensava Roger Waters, conforme ele declarou em uma entrevista de 1975: "Acredito que quando o 'Dark Side of the Moon' foi tão bem-sucedido, foi o fim. Foi o fim da linha. Havíamos alcançado o ponto pelo qual buscávamos desde adolescentes; e realmente não havia mais nada a ser feito em termos de rock n roll".
Pink Floyd - Mais Novidades
Mas a banda precisava seguir em frente. E isto significava fazer um novo álbum. Quando perguntado o que os levou de volta ao estúdio para gravar "Wish You Were Here", a resposta de Waters foi: "Um sentimento de tédio, acho que foi isso. Você precisa fazer alguma coisa. Quando você está acostumado a trabalhar muito duro por anos e anos e alcança aquilo que tanto buscou… continua havendo necessidade de prosseguir, porque você percebe que o lugar onde chegou não é aquilo que você pensava que era...".
Gravado entre janeiro e julho de 1975 nos estúdios Abbey Road em Londres/Inglaterra, "Wish You Were Here", nono álbum de estúdio do Pink Floyd, foi lançado no dia 12 de setembro daquele mesmo, tendo vendido ao menos treze milhões de cópias, o que são excelentes números, até mesmo para uma banda deste porte.
A música do "Wish You Were Here" que presta homenagem a Syd Barrett
Uma das músicas que se destacam no disco é "Shine On You Crazy Diamond", inspirada no guitarrista e vocalista original do Pink Floyd, Syd Barrett, que foi demitido em 1968, tendo lançado dois álbuns em 1970, ambos contando com ajuda dos membros da banda. Após as gravações, eles perderam contato. Eis que, de repente, Syd apareceu no estúdio quando a banda estava gravando o "Wish You Were Here", e diz a história que seria justamente quando trabalhavam em "Shine On You Crazy Diamond".
Em entrevista de 2008 à Uncut, resgatada pelo Rock And Roll Garage do jornalista brasileiro Rafael Polcaro, o guitarrista e vocalista David Gilmour relembrou que eles mostraram a Syd no que estavam trabalhando e ele deu sua opinião. "Roger sempre desaparecia por alguns dias para escrever letras e surgiu com essa homenagem a Syd. São palavras bonitas e é uma homenagem sincera que fala por todos nós. Fazia quatro ou cinco anos desde a última vez que o vimos. Acho que tudo estava relacionado aos nossos sentimentos de arrependimento e possivelmente culpa".
Prossegue Gilmour: "Foi uma coincidência notável que, não muito depois de terminarmos a gravação de 'Shine On...', Syd apareceu no estúdio Abbey Road. A memória de todos sobre o evento é um pouco vaga. Minha lembrança é de um sujeito bastante gordo vagando pelo estúdio nº 3 enquanto estávamos mixando na cabine de controle".
Nick Mason contou em 2019 como foi seu ponto de vista sobre a história: "É interessante que todos nós temos memórias diferentes disso. O técnico de guitarra de David (Gilmour) se esforçou muito para saber exatamente o que rolou e quando, já que parece que foram duas visitas. Porém, ninguém lembra o que aconteceu além de ele ter ido ao estúdio e saído. Eu estava no estúdio e quando vou à sala de controle, vejo aquele cara grande e estranho. Nem o reconheci. David precisou me dizer que era Syd", disse.
O comentário de Syd Barrett sobre o álbum "Wish You Were Here", do Pink Floyd
Voltando ao relato de Gilmour: "Sabe Deus como ele conseguiu passar pela segurança. Era bastante rígida na época e imagino que seria impossível hoje em dia! E demoramos um pouco para descobrir quem era. Ficamos todos um pouco abalados com a mudança na aparência dele. Conversamos um pouco com ele. Quando tocamos algumas das coisas em que estávamos trabalhando, ele achou muito bom, 'mas meio longas'. Ha!", disse David Gilmour.
Barrett faleceria aos 60 anos de idade em 2006, sem nunca mais ver a maioria dos integrantes do Pink Floyd, a pedidos de sua própria família, pois eles consideravam que qualquer coisa ligada à banda poderia desencadear sentimentos ruins no lendário músico, que foi quem deu nome ao grupo. Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Gene Simmons repete que nunca bebeu mas tem suas fraquezas; "Eu amo bolo"
"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
Javier Milei poderia subir ao palco com o AC/DC na Argentina?
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil


A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
A resposta de Roger Waters ao fã que perguntou qual álbum do Pink Floyd mais gostou de fazer
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


