Matérias Mais Lidas

Megadeth: Nightstalkers será a música mais rápida do novo álbum, ouça um trechoMegadeth
"Nightstalkers" será a música mais rápida do novo álbum, ouça um trecho

Destruction: Mike, guitarrista e fundador do grupo, está desconectado segundo SchmierDestruction
Mike, guitarrista e fundador do grupo, está "desconectado" segundo Schmier

Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu PatollaCharlie Brown Jr
Como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla

The Who: Pete Townshend explica por que um dos auges de sua carreira foi tocar no BrasilThe Who
Pete Townshend explica por que um dos auges de sua carreira foi tocar no Brasil

Aerosmith: banda pode nunca mais se apresentar ao vivo, de acordo com Brad WhitfordAerosmith
Banda pode nunca mais se apresentar ao vivo, de acordo com Brad Whitford

Black Sabbath: Wendy Dio dá sua versão sobre os boatos de problemas entre Ozzy e DioBlack Sabbath
Wendy Dio dá sua versão sobre os boatos de problemas entre Ozzy e Dio

Lindemann: não era minha praia, diz Tägtgren sobre fim da bandaLindemann
"não era minha praia", diz Tägtgren sobre fim da banda

Ramones: do punk ao death metal, 25 bandas que gravaram covers do saudoso quartetoRamones
Do punk ao death metal, 25 bandas que gravaram covers do saudoso quarteto

Robert Plant: a música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)Robert Plant
A música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)

System of a Down: a música escatológica que gerou briga e quase acabou com a bandaSystem of a Down
A música escatológica que gerou briga e quase acabou com a banda

Gary Moore: em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rockGary Moore
Em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rock

Helloween: a melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael KiskeHelloween
A melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael Kiske

Iron Maiden: Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeuIron Maiden
Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeu

Nightwish: Floor fala sobre pirotecnia nos shows e como lida ao esquecer as letrasNightwish
Floor fala sobre pirotecnia nos shows e como lida ao esquecer as letras

Guns N' Roses: estreando velha nova música Absurd em show nos EUA; veja vídeoGuns N' Roses
Estreando "velha nova" música "Absurd" em show nos EUA; veja vídeo


Pentral

Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo

Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Em 01/07/16

publicidade

A lista abaixo compila alguns dos discos mais raros e caros do universo de quem coleciona música. Foquei apenas em álbuns e EPs, deixando os singles/compactos de fora. Outro corte foi a opção de trazer apenas títulos de artistas populares e conhecidos, e que se encaixam no universo do rock and roll.

Desnecessário dizer que todos os títulos referem-se ao formato LP, que os preços indicados variam conforme o estado de conservação (os valores citados são os utilizados em sites destinados a colecionadores de discos como Eil, MusicStack e outros) e são relativos apenas às edições cujas características são explicadas no texto que acompanha cada um dos títulos.

Bob Dylan - The Freewheelin’ Bob Dylan (1963)

A primeira versão norte-americana, com prensagem limitada a poucos exemplares, vinha com quatro músicas que foram retiradas das edições anteriores: "Rocks and Gravel", "Let Me Die in My Footsteps", "Gamblin' Willie’s Dead Man’s Hand" e "Talkin' John Birch Blue". A versão com essas faixas incluídas é extremamente rara e vale entre 20 e 30 mil dólares.

The Beatles - Please Please Me (1963)

A primeira prensagem em estéreo lançada pela Parlophone vinha com a palavra "Stereo" escrita nas cores dourada e preta no label (o selo circular que fica no centro dos LPs). Essa rara edição vale entre 15 e 20 mil dólares entre os colecionadores.

The Beatles - Yesterday … and Today (1966)

A versão em estéreo desta compilação, com a famosa capa em que os Beatles posam ao lado de bonecas decapitadas e membros humanos ensanguentados (conhecida como "Butcher Cover" entre os fãs), é muito difícil de encontrar e, dependendo do estado de conservação, vale entre 7 e 15 mil dólares.

The Beatles - White Album (1968)

Versão inglesa exportada para diferentes partes do mundo, onde o label central não é o da Apple Records presente na versão comum, mas sim o da Parlophone nas cores preta e dourada. Além disso, a capa e os pôsteres internos com fotos dos integrantes contém laminação em brilho. Essa edição vale entre 2 e 12 mil dólares para os colecionadores do Fab Four.

The Misfits - Horror Business (1979)

A primeira prensagem deste EP, em vinil preto, foi limitada a apenas 25 cópias. Por esta razão, o item está avaliado entre 2.500 e 10 mil dólares no mercado de colecionadores.

Led Zeppelin - Led Zeppelin (1969)

O primeiro disco do Led Zeppelin teve uma capa variante onde o nome da banda e a marca da Atlantic foram impressas em azul turquesa. Bastante rara, essa versão vale entre 5 e 7.500 dólares entre os colecionadores.

The Beatles - Yellow Submarine (1969)

Versão inglesa produzida para o mercado externo, com o label da Odeon e limitada a apenas 300 cópias. Cotação: entre 4 e 6 mil dólares.

Led Zeppelin - Classic Records Road Case (2006)

Caixa com 48 LPs trazendo toda a discografia do Led Zeppelin em vinis de 78 rotações acondicionados em um road case de metal. Está cotada entre 3 e 5 mil dólares.

The Misfits - Legacy of Brutality (1985)

Compilação lançada em 1985, cuja tiragem teve 16 cópias prensadas em vinil rosa. Cada uma delas vale entre 2 e 5 mil dólares.

Elvis Presley - Speedway (1968)

Trilha sonora compilando canções do início da carreira de Elvis, com tiragem limitada a cerca de 300 cópias em mono. Algumas trazem um adesivo vermelho na capa e uma foto colorida do Rei do Rock dentro. Cotação entre 2.500 e 5 mil dólares.

The Beatles - Abbey Road (1969)

Versão para exportação com o label da Parlophone em preto e dourado - o label original era o da Apple. Algumas cópias vinham com um adesivo dourado na capa. Vale entre 2 e 4 mil dólares

The Rolling Stones - Sticky Fingers (1971)

Prensagem em mono enviada como item promocional para rádios, DJs e imprensa, com um adesivo nas cores laranja e vermelho trazendo a inscrição "DJ copy monaural" na capa. Incrivelmente rara, essa edição vale entre 2 e 4 mil dólares para colecionadores.

Elvis Presley - Elvis Presley (1956)

O icônico primeiro LP de Elvis, aqui em uma edição limitada vendida apenas pelo correio, acompanhada por um compacto triplo trazendo várias faixas bônus. Raríssima, custa entre 2 e 3.500 dólares.

The Beatles - Help! (1965)

Rara edição suíça com capa diferente da original. Avaliada entre 1.500 e 3 mil dólares.

Genesis - From Genesis to Revelation (1969)

O disco de estreia da lendária banda prog inglesa em prensagem mono da Decca, limitada a cerca de 150 cópias. O item está avaliado entre 1.500 e 3 mil dólares.

NOFX - Liberal Animation (1991)

Lançado originalmente pela gravadora Wassall em 1988, Liberal Animation foi relançado pela Epitaph Records em 1991, e essa edição da Epitaph contou com cinco cópias prensadas em vinil colorido. Custa entre 1.500 e 3 mil dólares.

Pink Floyd - The Wall (1979)

Edição italiana em vinil laranja translúcido, com tiragem limitada a apenas 800 cópias. Avaliada entre 1.500 e 3 mil dólares.

Joy Division - An Ideal for Living (1978)

Primeiro EP do Joy Division, com tiragem de apenas 1.000 cópias. Cada uma delas vale entre 1.250 e 2.500 dólares.

Nirvana - Bleach (1989)

A reedição lançada em 1992 trazia o vinil na cor gelo iceberg, mas foi rejeitada pela Sub Pop Records. O problema é que aproximadamente 200 cópias já haviam sido prensadas, e hoje são muito raras e disputadas a tapa por colecionadores. Vale entre 1.500 e 2.500 dólares.

Bruce Springsteen - Born to Run (1975)

As primeiras cópias promocionais de Born to Run tinham as letras da capa em uma fonte script e vinham acondicionadas em um envelope customizado trazendo os títulos das canções. Está avaliada entre 1.500 e 2.500 dólares.

The Beatles - Let It Be (1970)

Edição limitada lançada em formato de box no mercado inglês. Dificílima de encontrar, a caixa vinha acompanhada de um poster e de um livro de 164 páginas. Vale entre 1 e 2 mil dólares.

Mayhem - Deathcrush (1987)

Apenas 1.000 cópias deste EP da lendária banda norueguesa foram lançados, e todos traziam a numeração escrita a mão pelo falecido Euronymous. Avaliado entre 1 e 2 mil dólares.

Metallica - Metallica (2008)

O box quádruplo lançado pela banda norte-americana em 2008 teve 50 de suas cópias prensadas em vinil branco de 45 RPM. Vale entre 1 e 2 mil dólares.

Mötley Crüe - Too Fast for Love (1981)

Apenas 900 cópias da prensagem original do primeiro disco do Mötley Crüe traziam o label impresso com um material semelhante ao couro. Avaliada entre 1 e 2 mil dólares.

Pink Floyd - The Dark Side of the Moon (1973)

A prensagem original inglesa trazia um triângulo sólido azul no label e vinha com pôsteres e adesivos. Vale entre 1 e 2 mil dólares.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

George Harrison: Suas 20 maiores músicas com e sem os BeatlesGeorge Harrison
Suas 20 maiores músicas com e sem os Beatles

Paul McCartney: áudio do ex-Beatle tocando cenoura e aipo em participação especialPaul McCartney
áudio do ex-Beatle "tocando" cenoura e aipo em participação especial

George Harrison: Suas 10 melhores composições para os Beatles, pela Far Out MagazineGeorge Harrison
Suas 10 melhores composições para os Beatles, pela Far Out Magazine

The Beatles: 5 faixas isoladas da bateria de Ringo StarrThe Beatles
5 faixas isoladas da bateria de Ringo Starr

Fernando Haddad: comemorando o dia mundial do rock tocando The BeatlesFernando Haddad
Comemorando o dia mundial do rock tocando The Beatles

Ringo Starr: Suas 10 maiores músicas em todos os tempos, pela Far Out MagazineRingo Starr
Suas 10 maiores músicas em todos os tempos, pela Far Out Magazine

Twisted Sister: Dee Snider revela frustração do falecido LemmyTwisted Sister
Dee Snider revela frustração do falecido Lemmy

Dee Snider: qual música o faz chorar e o que ele quer que toquem em seu funeral?Dee Snider
Qual música o faz chorar e o que ele quer que toquem em seu funeral?

Dia do Rock: canal Bis terá programação com Queen no Rock in Rio 1985, Metallica e maisDia do Rock
Canal Bis terá programação com Queen no Rock in Rio 1985, Metallica e mais

Lista: 10 letras simples, para agradar quem acha que rock e política não se misturamLista
10 letras simples, para agradar quem acha que rock e política não se misturam

Loudwire: 27 álbuns de rock e metal com mais de uma hora e meia de duraçãoLoudwire
27 álbuns de rock e metal com mais de uma hora e meia de duração

The Beatles: diretor de O Senhor Dos Anéis lançará documentário da banda no Disney+The Beatles
Diretor de O Senhor Dos Anéis lançará documentário da banda no Disney+

Beatles: após morte de colecionador, família busca carta que ele deixou dentro de discoBeatles
Após morte de colecionador, família busca carta que ele deixou dentro de disco

Ozzy Osbourne: como Lynyrd, War Pigs e Pink Floyd inspiraram No More TearsOzzy Osbourne
Como Lynyrd, "War Pigs" e Pink Floyd inspiraram "No More Tears"

Happy Birthday: astros do rock e do metal que fazem aniversário em junhoHappy Birthday
Astros do rock e do metal que fazem aniversário em junho


Loudwire: 27 álbuns de rock e metal com mais de uma hora e meia de duraçãoLoudwire
27 álbuns de rock e metal com mais de uma hora e meia de duração

The Beatles: As 10 canções mais (injustamente) subestimadasThe Beatles
As 10 canções mais (injustamente) subestimadas

Beatles: Ringo Starr escolhe canção favorita da bandaBeatles
Ringo Starr escolhe canção favorita da banda


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig.