CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar Correções  

publicidade

Ok, todos mundo agora ama vinil. Parece bom, cheira bem e ter uma coleção de LPs faz as pessoas pensaram coisas boas a seu respeito. Mas você sabe o que também pode ser interessante? Isso mesmo: a sua coleção de CDs. Espere: você não jogou fora a sua coleção, não é mesmo? Você não doou seus discos para uma instituição perto da sua casa, certo? Bem, depois de ler essa matéria pode ser que você queira recomprar tudo de volta

Frontman: quando o original não é a melhor opção

Sarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tudo porque os CDs velhos que você tem aí na sua casa e pensa que não valem nada, podem estar com a cotação um pouco mais alta do que você imagina. A empresa de entregas Fastline Digital elaborou um relatório mostrando quais são os CDs mais valiosos do mercado atualmente, e os resultados são suficientes para fazer você revirar o sótão e tirar a poeira daqueles discos que nem lembrava que tinha.

Abaixo estão cinco CDs raros que estão à venda ou foram vendidos recentemente por um valor bastante alto. A maioria ainda estão disponíveis para compra, caso você esteja com o bolso cheio e decida investir em alguns títulos.

Supomos que faz algum sentido gênios falecidos como David Bowie e Michael Jackson terem CDs raros com seus nomes na capa, mas não é estranho que artistas como Coldplay e Eminem estejam também na lista? Como ambos são bastante populares, você pagaria milhares de reais por um pedaço de plástico com o nome de ambos na capa?

Michael Jackson - Smile (1997)

Valor estimado: 1.200 libras (aproximadamente 4.560 reais)

Um único CD single por quase R$ 5 mil? Legal! Segundo o site de colecionadores de Michael Jackson MJ Collectors, este preço é aplicável somente aos exemplares de origem austríaca. O lançamento no país foi cancelado, com supostamente todas as cópias sendo destruídas, mas algumas poucas já haviam sido colocadas à venda. Há algumas falsificações rolando, mas o site mostra como identificar o original.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Coldplay - The Safety EP (1998)

Valor estimado: 2 mil libras (aproximadamente 7.600 reais)

Sim, bem estranho. Especialmente levando-se em conta que este EP possui apenas três músicas: "Bigger Stronger", "No More Keeping My Feet on the Ground" e "Such a Rust". A banda lançou o disquinho de forma independente e com tiragem limitada a apenas 500 cópias, e segundo informação do Discogs a maioria destas cópias foram dadas para para amigos, familiares e executivos de gravadoras, com poucas chegando ao consumidor final.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

The Rolling Stones - Steel Wheels Japan Tour (1990)

Valor estimado: 2 mil libras (aproximadamente 7.600 reais)

Uma compilação com performances gravadas ao vivo durante a turnê japonesa de 1989, e que estava disponível apenas no Japão para fins promocionais (ou seja, não foi colocada para venda em lojas, foi um item distribuído para a imprensa, radialistas e afins). O CD vem acompanhado de um livreto de sete páginas. Você pode comprar um carro modesto ou este CD, a escolha é sua.

David Bowie - Sound + Vision (1989)

Valor estimado: 4.100 libras (aproximadamente 15.500 reais)

Somente 350 cópias desta compilação foram prensadas, o que só fez subir o preço desde que o primeiro item foi anunciado no eBay, em dezembro de 2013. São 49 faixas - entre canções ao vivo e em estúdio - mais o vídeo "Ashes to Ashes, tudo acompanhado por um livreto de 72 páginas e com os discos acondicionados em uma caixa especial. Uma verdadeira barganha, não é mesmo?

Eminem - Slim Shady EP (1997)

Valor estimado: 9.800 libras (aproximadamente 37 mil reais)

Sério, o que é isso? Ok, é uma grande canção, mas algumas das faixas são apenas esquetes. Não é um bom negócio, definitivamente! Apenas 500 cópias deste CD foram prensadas, e apenas metade delas foram realmente vendidas. O CD entrou para a história porque porque mostra Eminem encontrando a sua persona musical violenta, soltando a voz contra Jimmy Iovine, da gravadora Interscope. No Discogs é fácil de achar por um preço bem mais razoável.

Texto escrito por Jordan Bassett, da NME
Tradução de Ricardo Seelig

Comente: Qual o CD mais raro que você possui?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Frontman: quando o original não é a melhor opçãoFrontman
Quando o original não é a melhor opção

Sarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito maisSarcófago
Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt GooLinksQuad