O motivo pelo qual Ozzy Osbourne dispensou Zakk Wylde, segundo o próprio guitarrista
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de junho de 2025
Zakk Wylde, um dos nomes mais ligados à carreira solo de Ozzy Osbourne, contou os bastidores de sua saída da banda do Príncipe das Trevas em meados dos anos 1990. Em entrevista ao podcast The Magnificent Others (via Ultimate Guitar), apresentado por Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins, Wylde explicou como a indefinição em torno de uma possível vaga no Guns N’ Roses levou Ozzy a optar por Joe Holmes na turnê do disco Ozzmosis.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Segundo o guitarrista, tudo começou quando Axl Rose buscava um substituto para Gilby Clarke no Guns. "Acho que o Slash comentou: ‘Vou ligar pro Zakk.’ Eu nunca tinha falado com o Axl, mas já conhecia o Slash, o Steven Adler e o Matt Sorum, da época em que o Matt estava no The Cult."
Wylde chegou a participar de ensaios com a formação da banda, que incluía Slash, Duff McKagan, Matt Sorum, Dizzy Reed e o próprio Axl. Eles gravaram algumas ideias — entre elas, The Rose Petalled Garden, que viria a integrar o primeiro disco do Black Label Society —, mas o projeto não avançou. "Nada estava se materializando", disse.
Ozzy e Zakk Wylde
Enquanto isso, Ozzy Osbourne se preparava para lançar Ozzmosis e iniciar uma nova turnê. Pressionado, Wylde hesitou diante da falta de definição com o Guns, o que fez Ozzy procurar outro guitarrista. "Ozz me chamou e falou: ‘Zakky, você vai fazer isso com os caras ou vai vir comigo?’ Eu pedi um tempo pra ver se conseguia uma resposta. E aí ele disse: ‘Faz um sanduíche de presunto pra mim. Vou chamar o Joe Holmes por enquanto e a gente vê o que acontece depois.’"
O posto ficou mesmo com Holmes, ex-aluno de Randy Rhoads, e Zakk se viu sem banda e sem o cargo que ocupava desde o final dos anos 1980. "O lance com o Guns não aconteceu. E eu pensei: ‘Não tô mais tocando com o chefe. É melhor arrumar algo.’"
Na época, Wylde havia acabado de lançar Book of Shadows, seu primeiro álbum solo, com sonoridade mais introspectiva. Mas não se sentia pronto para abandonar o peso. "Não tava pronto pra virar o James Taylor. Ainda queria tocar coisas pesadas", disse. Foi dessa inquietação que surgiu o embrião do Black Label Society, banda com a qual consolidaria seu estilo pesado, marcado por riffs densos, solos velozes e identidade visual própria.
Mesmo com a frustração, Wylde afirma que nunca pensou em desistir. "Jamais pensei: ‘O sonho acabou.’ Era tipo: não vou voltar a ter um emprego que eu odeio. A gente vai encontrar terra firme ou morrer tentando."
Hoje, Zakk Wylde mantém uma relação sólida com Ozzy Osbourne e é presença constante em turnês e gravações do vocalista. A passagem pelo Guns, ainda que breve e inconclusiva, acabou sendo o empurrão necessário para dar início a um dos projetos mais duradouros de sua carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado

A respeitosa opinião de Zakk Wylde sobre Lemmy Kilmister
Como era o inquieto Ozzy Osbourne, nas palavras de Rob Halford
Rob Halford diz que ainda não conseguiu aceitar a morte de Ozzy Osbourne
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
Rob Halford revela que ainda não conseguiu assistir último show de Ozzy Osbourne
Marty Friedman comenta o teste que fez para a banda de Ozzy Osbourne
Vibraram por abrir pro Ozzy, mas depois viram que o bagulho era louco; "levei muita cusparada"
As regras de Sharon na relação de Ozzy Osbourne com as groupies
A canção da "era Ozzy" no Black Sabbath que foi a preferida de Ronnie James Dio


