Preacher: HQ apresenta personagem inspirado na morte de Cobain
Por Adriano Carlos Tardoque
Fonte: Blog Sonoro Panegírico
Postado em 23 de dezembro de 2012
Nos anos 90, inúmeros quadrinhos tomaram o mercado, com fôlego diferenciado. Trazendo principalmente por parte dos autores, novas formas de olhar e estética que saiam do arquétipo do herói (comum e responsável por anos a fio pelo sucesso e retorno), o momento apresentava uma profunda observação dos personagens enquanto indivíduos, providos não somente de virtudes (típico ideal apolíneo, que norteia a mente dos criadores, sobretudo dos Super-heróis tradicionais), mas de entendimento de que os seres são compostos também da violência, amoralidade e falta de ética. Assim, sem perder os efeitos da humanidade em sua plenitude boa ou má, nomes como Garth Ennis, despontaram para o mundo. Juntamente com o desenhista Steve DIllon, Ennis criou a antológica série de quadrinhos chamada Preacher, publicada pelo selo Vertigo da DC Comics. Com uma história que envolve um pastor possuído por forças sobrenaturais, sua ex-namorada e um excêntrico vampiro irlandês que fogem da polícia, de assassinos seriais, de organizações secretas e de um pistoleiro que ressurgiu do século XIX, é absolutamente impossível esperar pelo convencional. No entanto, algo interessante durante a publicação da série foi à criação de pequenos eventos paralelos dentro da trama, sobretudo os que envolviam personagens que surgiram durante o processo. Um deles, relacionado diretamente com uma ocasião da época: a morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana.

Publicado originalmente nos EUA em dezembro de 1996 (e no Brasil somente em 1999), um ano e meio após a morte de Cobain, com o insinuante título "The Story of you-know-who" (A história de você-sabe-quem), a edição especial de Preacher trazia a tona a origem de um personagem anti-herói que se chamava "Cara de Cu", incidente em algumas passagens da série. O vilipendioso nome se dava por conta de um rosto absolutamente deformado cuja aparência remetia a titulação do anti-herói. Este é o jovem Root, apelidado também como "Fodinha", que se masturba frequentemente e vive com a mãe alcoólatra e dependente de remédios, e o pai, um xerife violento, racista e também alcoólatra, que o espanca frequentemente por ele não ser "normal" como os colegas que jogam futebol e vão estudar em colégios de renome. Na escola, sofre bullying, principalmente por parte dos fortões que são reprimidos por seu pai, ao serem pegos usando coisas ilícitas pela cidade, além de ser tratado como idiota pelas garotas e pelos professores. Sobrou-lhe Pube, seu melhor e tosco amigo, com quem divide o consumo de drogas e é responsável por ter lhe apresentado o Nirvana. Com a notícia da morte de Kurt e após tomar uma surra dos fortões da escola, Pube convence Root a roubar o rifle do pai mais uma vez (já havia feito antes apenas para acabar com o cachorro do vizinho), a fim de que pudessem dar cabo das próprias vidas. Pube se suicida colocando a arma na boca e Root, diante da situação se vê obrigado a fazê-lo também. Sem sucesso, pois colocou a arma o queixo e não na boca, o resultado foi uma deformação total em seu rosto, conferindo-lhe uma aparência bizarra. Nestas condições, sua participação na saga criada por Garth Ennis estava mais do que garantida. Acredita-se que para a criação do personagem, o autor tenha se inspirado na famosa história de dois jovens norte-americanos que combinaram suicidar-se após ouvir a música "Better by you, better by me", do Judas Priest, nos anos 80. O caso gerou grande repercussão exatamente pelo fato de um dos jovens ter sobrevivido e ficado deformado ao não conseguir seu objetivo. As famílias processaram a banda liderada por Rob Halford, que acabou inocentada ao final. Sinistro!
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
As 13 músicas favoritas de Morrissey, o vocalista do The Smiths
Kiko Loureiro compartilha partitura da música "Late Redemption"
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Davide Lo Surdo é o guitarrista mais rápido da história
O refrão de hit dos Beatles que letra é resposta a críticas que receberam de Frank Sinatra
A banda brasileira que merecia estar no mesmo patamar do Sepultura, segundo Regis Tadeu

O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
A lenda do rock mais jovem cuja morte deixou Pete Townshend profundamente abalado
O fenômeno que contribuiu para a morte de Kurt Cobain, segundo Chris Cornell
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


