Preacher: HQ apresenta personagem inspirado na morte de Cobain
Por Adriano Carlos Tardoque
Fonte: Blog Sonoro Panegírico
Postado em 23 de dezembro de 2012
Nos anos 90, inúmeros quadrinhos tomaram o mercado, com fôlego diferenciado. Trazendo principalmente por parte dos autores, novas formas de olhar e estética que saiam do arquétipo do herói (comum e responsável por anos a fio pelo sucesso e retorno), o momento apresentava uma profunda observação dos personagens enquanto indivíduos, providos não somente de virtudes (típico ideal apolíneo, que norteia a mente dos criadores, sobretudo dos Super-heróis tradicionais), mas de entendimento de que os seres são compostos também da violência, amoralidade e falta de ética. Assim, sem perder os efeitos da humanidade em sua plenitude boa ou má, nomes como Garth Ennis, despontaram para o mundo. Juntamente com o desenhista Steve DIllon, Ennis criou a antológica série de quadrinhos chamada Preacher, publicada pelo selo Vertigo da DC Comics. Com uma história que envolve um pastor possuído por forças sobrenaturais, sua ex-namorada e um excêntrico vampiro irlandês que fogem da polícia, de assassinos seriais, de organizações secretas e de um pistoleiro que ressurgiu do século XIX, é absolutamente impossível esperar pelo convencional. No entanto, algo interessante durante a publicação da série foi à criação de pequenos eventos paralelos dentro da trama, sobretudo os que envolviam personagens que surgiram durante o processo. Um deles, relacionado diretamente com uma ocasião da época: a morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana.

Publicado originalmente nos EUA em dezembro de 1996 (e no Brasil somente em 1999), um ano e meio após a morte de Cobain, com o insinuante título "The Story of you-know-who" (A história de você-sabe-quem), a edição especial de Preacher trazia a tona a origem de um personagem anti-herói que se chamava "Cara de Cu", incidente em algumas passagens da série. O vilipendioso nome se dava por conta de um rosto absolutamente deformado cuja aparência remetia a titulação do anti-herói. Este é o jovem Root, apelidado também como "Fodinha", que se masturba frequentemente e vive com a mãe alcoólatra e dependente de remédios, e o pai, um xerife violento, racista e também alcoólatra, que o espanca frequentemente por ele não ser "normal" como os colegas que jogam futebol e vão estudar em colégios de renome. Na escola, sofre bullying, principalmente por parte dos fortões que são reprimidos por seu pai, ao serem pegos usando coisas ilícitas pela cidade, além de ser tratado como idiota pelas garotas e pelos professores. Sobrou-lhe Pube, seu melhor e tosco amigo, com quem divide o consumo de drogas e é responsável por ter lhe apresentado o Nirvana. Com a notícia da morte de Kurt e após tomar uma surra dos fortões da escola, Pube convence Root a roubar o rifle do pai mais uma vez (já havia feito antes apenas para acabar com o cachorro do vizinho), a fim de que pudessem dar cabo das próprias vidas. Pube se suicida colocando a arma na boca e Root, diante da situação se vê obrigado a fazê-lo também. Sem sucesso, pois colocou a arma o queixo e não na boca, o resultado foi uma deformação total em seu rosto, conferindo-lhe uma aparência bizarra. Nestas condições, sua participação na saga criada por Garth Ennis estava mais do que garantida. Acredita-se que para a criação do personagem, o autor tenha se inspirado na famosa história de dois jovens norte-americanos que combinaram suicidar-se após ouvir a música "Better by you, better by me", do Judas Priest, nos anos 80. O caso gerou grande repercussão exatamente pelo fato de um dos jovens ter sobrevivido e ficado deformado ao não conseguir seu objetivo. As famílias processaram a banda liderada por Rob Halford, que acabou inocentada ao final. Sinistro!
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
Matt Heafy (Trivium) cita os 3 álbuns que mais o influenciaram
Quiet Riot anuncia seu novo vocalista, John Torra
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
Vocalista de death metal é uma das candidatas ao Miss Universo
O dia que Erasmo Carlos recorreu a farmacêuticos para decifrar caligrafia de Raul Seixas
O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush

O motivo pelo qual o U2 transformou o rock em uma "piada doentia", segundo Kurt Cobain
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
A banda em que Dave Grohl tocou e que ele ainda sonha que possa reviver algum dia
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
Metallica: Robert Trujillo e seus primos, membros de gangues
Fotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth


