RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O momento do Led Zeppelin que Robert Plant preferia apagar da história; ele ficou sem graça

Os álbuns em que Ozzy Osbourne se vingou do Black Sabbath; "Vou mostrar a eles como se faz!"

O depoimento de quem assistiu o Black Sabbath no início da carreira pelo valor de um sanduíche

O hit do Led Zeppelin inspirado em Paul McCartney, segundo Jason Bonham

O show do Kiss que mudou a vida de Mike Portnoy em 1977

O compreensível motivo que levou Sepultura a decidir não filmar turnê de despedida

Avenged Sevenfold confirma novas datas de shows no Brasil

Os 10 maiores vocalistas de Metal na opinião de Derrick Green, do Sepultura

Smashing Pumpkins anuncia edição de 30 anos de "Mellon Collie & The Infinite Sadness"

O artista maravilhoso e problemático que Phil Collins disse que ninguém consegue cantar como

Ian Hill diz que Judas Priest entrará em estúdio no próximo ano

Biff Byford, vocalista do Saxon, completa ciclo de quimioterapia

Novo documentário retratará a "era Berlim" da carreira de David Bowie

Após show de reunião, Messiah Marcolin gostaria de seguir com o Candlemass

Os dois estilos distintos de tapping criados por Eddie Van halen, segundo seu filho


Stamp

Análise científica coloca Nirvana e R.E.M. no topo da lista de músicas mais tristes

Por
Postado em 02 de agosto de 2025

Entre as muitas funções que a música tem, é servir de trilha sonora para nossas vidas — quer sejam os bons momentos ou os maus.

Por exemplo, sempre que ouço "Feeling Gravitys Pull", do R.E.M., lembro que era a música que estava tocando quando tive em minhas mãos pela primeira vez o primeiro exemplar do meu primeiro livro. Desde então ela é uma das minhas músicas favoritas.

Nirvana - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É impossível para mim ouvir "Respect", da Aretha Franklin, e não lembrar das vezes que meu falecido pai dançava desajeitadamente e sorridente na sala ao som dela.

A música também pode nos marcar em nossos momentos mais difíceis, como divórcio ou a morte de alguém querido. Eu por exemplo ouvi tanto o "The Wall" (1979) do Pink Floyd após um término que me deixou arrasado que até hoje, 20 anos depois, ouvir esse disco é voltar para aquela época.

Tem gente que não entende o que leva alguém a ficar ouvindo músicas deprê, mas o fato é que, quando você está na pior, nada te dá um sentimento tão confortante quanto uma música triste. É como ser acolhido e saber que em algum lugar, em algum momento, alguém já passou pelo que você está passando e se sentiu como você se sente — e passou por aquilo, então você também pode passar.

HappyOrNot é um sistema de feedback instantâneo que mede de forma rápida e prática a satisfação (ou insatisfação) de usuários. Eles fizeram uma parceria com Annaliese Micallef Grimaud, PhD em psicologia musical, para realizar uma interessante análise: entre as músicas mais ouvidas nos serviços de streaming, quais são as mais felizes e quais são as mais tristes?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As pesquisas chegaram a uma fórmula que leva em consideração os mais diferentes aspectos musicais, como ritmo, tom, escala e timbre para qualificar as que mais eficientemente transmitem alegria ou tristeza aos ouvintes.

O top 5 de músicas mais tristes foi:

Something in the Way - Nirvana
Everybody Hurts - R.E.M.
Tears in Heaven - Eric Clapton
Nutshell - Alice in Chains
Black - Pearl Jam

Curioso observar que das cinco músicas mais tristes, três foram de bandas grunge, e quatro foram gravadas entre 1991 e 92. E mesmo assim, "Nutshell" é de 94. Teria sido aquela a década mais triste?

Foto: Reprodução Youtube
Foto: Reprodução Youtube
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Os resultados da minha pesquisa indicam que um ritmo lento", comentou Grimaud, "tom menor, articulação em legato, dinâmica suave, afinação baixa e timbre sombrio ajudam a transmitir tristeza na música. Da lista de músicas tristes, 'Something in the Way' do Nirvana foi classificada como a música mais triste. A música é escrita em modo menor, tem ritmo lento, dinâmica suave, o menor valor médio de frequência e afinação baixa vocal, fazendo dela mais triste em comparação às outras músicas."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já o top 5 de músicas mais felizes foi:

Happy - Pharrell Williams
Hey Ya - Outkast
Girls Just Wanna Have Fun - Cyndi Lauper
Don’t Stop Me Now - Queen
Feeling Good - Nina Simone

"Da lista de músicas alegres, 'Happy' de Pharrell Williams foi classificada como a música mais alegre", comentou Grimaud. "Em comparação com as outras músicas da lista, 'Happy' tem o andamento mais rápido, o nível mais alto de dinâmica, o maior valor médio de frequência e níveis elevados de afinação na faixa vocal. E, embora a música varie no modo, elementos relacionados a um tom maior também estão presentes."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Annaliese Micallef Grimaud comentou seu método de pesquisa: "Em minha pesquisa, exploro como as pessoas, independentemente de seu conhecimento musical […], percebem diferentes emoções na música. Certos 'níveis' de características musicais e suas combinações tendem a ser associados a emoções específicas. Por si só, as pistas podem apontar para mais de uma emoção, por exemplo, um andamento lento pode ser tanto para uma música triste quanto para uma calma, mas quanto mais pistas na combinação, maior a chance de comunicar com sucesso uma emoção específica."

"Versões dessas 'fórmulas' foram usadas para analisar as músicas fornecidas aqui para determinar qual música é a mais alegre e a mais triste, com base na pesquisa. Aqui, estamos observando como as pistas são usadas para comunicar emoção na música tonal ocidental, no entanto, o uso dessas pistas pode diferir em outras culturas. Embora as músicas analisadas sejam comerciais e contenham letras (o que torna mais desafiador dissecá-las) as fórmulas nos dão uma boa indicação de quais expressam mais tristeza e alegria."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


70000TonsOfMetal


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André Garcia

Sou redator e tradutor freelancer e escritor, autor do livro de contos Liber IMP. Ouço rock desde pequeno, leio coisas sobre bandas desde sempre e escrevo sobre ela já tem anos. Cresci como fã de Iron Maiden e paladino do rock, mas já me tratei. Hoje sou fã de nomes como Beatles, David Bowie, The Cure, Kraftwerk e Velvet Underground, e de cenas como a Londres psicodélica, a Nova Iorque proto-punk e a Manchester pós-punk. Escrevo notas e notícias rápidas para o Whiplash.Net visando compartilhar conteúdo relevante sobre música e cultura pop.
Mais matérias de André Garcia.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS