Angra: Lançamento competente com sonoridade agradável
Resenha - Ømni - Angra
Por Rodrigo Contrera
Postado em 18 de fevereiro de 2018
No conjunto de prédios em que moro, existe um jovem com uns 20 e poucos anos que quase sempre está com camisetas pretas e de vez em quando está lendo livros num ambiente público, sem se entrosar com mais ninguém. O garoto em questão usa uns cabelos longos e parece bastante atento ao ambiente de gente de sua idade, com seus imaginários e suas histórias características.
Não sei por que razão, lembrei-me desse garoto ao ouvir o último CD do Angra, disponível por Spotify, sem contudo me ater demasiadamente às letras e mensagens do CD. Sei que o CD é temático, quase uma ópera-rock, e vim saber do universo abordado pelo CD por meio do próprio Rafael Bittencourt, guitarrista da banda e único membro da formação original, que procurava gente para fazer conteúdo a respeito dele. Como sou conteudista, trocamos algumas figurinhas.
Acompanho o Angra à distância, desde que a banda surgiu, há mais de 26 anos. Não tenho nenhum CD da banda, e não conheço nenhum hit dela. Seu estilo me atrai um pouco, mas nem tanto, e a estética sempre me pareceu algo bastante deslocado de mim enquanto consumidor, na medida em que tenho 50 anos, acompanhei a NWOBHM desde o começo, e tenho um gosto bastante eclético. A figura do Angra que sempre me chamou mais atenção foi o Kiko Loureiro, agora no Megadeth.
Sem querer entrar muito no quesito gosto estético, o Angra faz um heavy metal melódico bastante competente desde que surgiu, e neste caso não é diferente. A gente consegue ouvir Omni com bastante facilidade, sem ficar chateado em quase nenhum momento, e percebendo as diferenças entre as faixas, sem contudo nos focarmos em uma em especial. Lembro-me bem de que, após ouvir o CD de uma só vez, a sonoridade do vocal principal ficou ressoando em mim, e algumas impressões sobre as faixas me deixaram com bastante bom humor.
O público do Angra parece ser esse mesmo do garoto citado acima. Um público com ouvido bastante treinado, que escolheu o heavy metal melódico como predileção auditiva, que gosta de títulos mais ou menos pretensiosos, e que é meio "cabeça". Gente que gosta de pensar um pouco, de avançar em tramas que precise decifrar, e que gosta de enigmas. O Omni é meio isso mesmo. Um CD com uma mensagem e repleto de enigmas e conexões a fazer. As faixas são bastante diferentes umas das outras, há ritmos interessantes aqui e acolá, as baladas são gostosas de ouvir (não sei se de cantar), e ao final o encerramento sinfônico dá uma impressão de grandeza bem interessante.
Não entrando muito no mérito de cada faixa, uma por uma, o CD em si agrada bastante, e se eu fosse tão ligado a esse heavy metal e a essa temática, com certeza cogitaria em comprá-lo. Por outro lado, ouvindo-o no Spotify, tenho vontade de retomá-lo e até mesmo de pesquisar nas letras, que parecem se referir ao mito da Caverna de Platão. Como sou formado em Filosofia, isso é mais um motivo para avançar mais no CD. Em outra resenha, irei avançar em cada faixa, assim como irei usar outra para falar da letra. Assisti uma entrevista dos membros da banda, e também o jeito de cada um é algo que posso vir a comentar futuramente.
Fazia tempo que não ouvia um CD inteiro, temático, de uma banda brasileira (mesmo falando em inglês), que me agradasse tanto. Por outro lado, é preciso tempo e bastante disposição para transformar o CD em fixação. Meu gosto musical hoje é mais diverso, e também sou atraído por sonoridades menos facilmente identificáveis, o que me afasta do público-alvo da banda. Mas isso não quer dizer que não tenha gostado. Achei legal.
Aqui o pessoal dá nota, então eu dou um 8,5 ao CD, que não engana em nenhum momento e que não faz a gente querer parar de ouvi-lo. Só daria para esperar algo mais surpreendente, quem sabe. Mas quem sou eu para falar?
Outras resenhas de Ømni - Angra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
The Dead Daisies anuncia Kelly Hansen, ex-Foreigner, como novo vocalista
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Bryan Adams conta em entrevista como foi compor hit pesado do Kiss
Steven Tyler explica porque recusou ser vocalista do Led Zeppelin
Angra: Banda se reinventa com disco surpreendente
Angra: Realmente o melhor desde Temple Of Shadows
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Os 4 pilares do Angra que IA precisaria entender pra compor igual, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



