Clash: The Joe Strummer Story é um ótimo documentário
Resenha - Joe Strummer Story - Clash
Por Mário Orestes Silva
Postado em 28 de abril de 2016
Lançado no ano de 2009, este ótimo documentário, produzido e dirigido por Mike Parkinson, intitulado "The Clash – The Joe Strummer Story" tem uma hora de duração, abrangendo a história da banda mais versátil e política do punk rock clássico, com o foco, evidentemente em seu guitarrista, vocalista e principal mentor, Joe Strummer, que além de ser o front man do grupo, era o mais político de todos, o mais carismático, e o mais talentoso.

As lembranças resgatam os primórdios dos músicos no início de carreira, bem antes da formação do Clash, propriamente dito, com o começo de suas amizades também, até a ruptura da banda após a fama mundial e mesmo parte da carreira solo de Joe. A edição não se prende somente nos depoimentos, mas também em trechos de apresentações marcantes e raras. Uma boa curiosidade do filme é que não aparecem declarações apenas de músicos, como por exemplo, Glen Matlock dos Sex Pistols, mas também de roadies, promoters e até mesmo de fãs. Porém, o que chega a ser emocionante mesmo são os depoimentos apaixonados dos companheiros Headon Topper, Tymon Dogg e principalmente de Mick Jones, que visivelmente se emociona ao recordar os momentos históricos com o saudoso amigo. Impressionante que existe quase que uma unanimidade nos depoimentos quanto ao felling expresso por Joe em palco. Tanto nos ímpetos das pernas acompanhando o ritmo, quanto nas expressões faciais, típicas de quem vivenciava as letras. A propósito, como letrista, Strummer também é ovacionado unanimemente. Seja pela juventude suburbana e sindicalista ou pelo flerte direto com Guevara, com o sandinismo, zapatismo, indígenas e outras minorias reprimidas que levantaram reação à suas realidades inconcebíveis. Algumas cenas de shows são extremamente marcantes, mas todo o clima saudosista cai por terra com as imagens de apresentação dos Mescaleros, banda em que Joe Strummer já vinha mantendo, com um relativo sucesso, por alguns anos. A execução de "London Calling" ao vivo, com a mesma perfeição da performance de estúdio é de arrepiar. Contudo, os Mescaleros não sobreviviam apenas de covers do Clash. Óbvio que essas eram os momentos de clímax nos shows, mas eles teem excelentes músicas próprias à altura do "choque".

Joe morreu em 23 de dezembro de 2002 com apenas 50 anos de idade, mas seu legado viverá para sempre. "The Clash – The Joe Strummer Story" é um DVD conciso, mas cativante. Com fácil acesso e compra pela internet, é uma ótima pintura da vida desse grande artista que fez história no punk rock mundial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Livro "1994, Um Ano Monstro" descreve uma verdadeira saga para ir ao Monsters Of Rock
O presente bizarro que Lzzy Hale recebeu de um casal; "Talvez fosse algum fetiche"
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
Max Cavalera revela como "selou a paz" com Tom Araya, vocalista do Slayer
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd
3 hits dos anos 1980 cujas letras muita gente não entende direito até hoje
A ironia difícil de engolir no maior sucesso comercial do The Clash
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
O segredo escondido no fim de "London Calling", do The Clash
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes


