5 rocks internacionais assumidamente influenciados pela bossa nova
Por João Renato Alves
Postado em 09 de julho de 2025
Desenvolvendo-se através de elementos do samba de raiz e do jazz, a bossa nova se tornou um dos maiores movimentos culturais da história do Brasil. Criada na zona sul do Rio de Janeiro nos anos 1950, se espalhou pelo mundo, imortalizando figuras como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, João Donato, Sérgio Mendes, Ronaldo Bôscoli e Nara Leão, entre outros.
A influência se espalhou e chegou ao rock com o passar dos anos. Abaixo, mencionamos cinco exemplos de músicas onde os criadores admitiram a inspiração. Elas estão em ordem cronológica.
Melhores e Maiores - Mais Listas

"Bossa Nova Baby" – Elvis Presley: O autoproclamado Rei do Rock incluiu a música na trilha do filme "Fun in Acapulco" (1963) – rebatizado no Brasil como "O Seresteiro de Acapulco". Mike Stoller, compositor, era um grande fã do estilo e fez de tudo para mesclá-lo com o estilo de Elvis. A canção chegou ao 8º lugar nos Estados Unidos e 13º no Reino Unido, sendo a mais bem-sucedida comercialmente dessa lista.

"Break on Trough (To the Other Side)" – The Doors: A faixa de abertura do álbum de estreia da banda, de 1967, teve a batida inspirada no ritmo brazuca. O próprio baterista John Densmore reconheceu ao Estadão, via Igor Miranda.
"Quando o The Doors estava ensaiando pela primeira vez, antes de conseguirmos um contrato com uma gravadora, a bossa nova estava em ascensão vindo do Brasil, e nós ficamos simplesmente impressionados com Gilberto Gil (apesar de proferir claramente o nome de Gil, John pode ter se equivocado na intenção de se referir a João Gilberto). E ‘Garota de Ipanema’ (composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes) foi um grande sucesso aqui. Eu simplesmente não podia acreditar como o ritmo era tão relaxado, mas também profundo. Isso é papo de baterista, mas todos nós bateristas daqui aprendemos o ritmo da bossa nova. E então eu pensei: ‘Estou tocando rock and roll. Vou pegar esse ritmo e torná-lo mais rápido e rígido para se encaixar em ‘Break On Through’’. E foi o que eu fiz. Então, obrigado, Brasil!"

"Straight to Hell" – The Clash: Os ícones do punk se inspiraram no ritmo nacional para a canção do álbum "Combat Rock" (1982). Liricamente, ela fantasia sobre uma turnê cobrindo Reino Unido, Estados Unidos, Vietnã e América do Sul, mudando de local a cada novo verso. À época, Joe Strummer destacou que "não podia ser um rock and roll, tinha que ser uma bossa nova".

"And So I Know" – Stone Temple Pilots: Presente no álbum "Tiny Music... Songs From the Vatican Gift Shop" (1996), foi desenvolvida pelo baixista Robert DeLeo, com o vocalista Scott Weiland criando a letra. Ao Songfacts, o instrumentista explicou.
"Surgiu de uma paixão enorme pela bossa nova na época e de aprender aqueles acordes e aquelas vozes. É um dos tipos de música mais lindos de se ouvir. É tão puro, e quando ouço, meio que me transporta para outro lugar. É isso que eu amo na bossa nova e no espírito brasileiro, a forma como eles abordam a música e sua atitude em relação a ela. É hipnótico."

"Virginia Moon" – Foo Fighters: A composição faz parte do trabalho duplo "In Your Honor" (2010), aparecendo no segundo disco, dedicado às músicas mais suaves. Norah Jones participou e destacou a parceria durante entrevista à Billboard no mesmo ano.
"Sou fã do Dave Grohl há muito tempo. Ele me ligou e eu pensei: 'Será que finalmente vou conseguir tocar rock?'. Quando enviou a faixa, era uma linda balada bossa nova, então fazia sentido — eu não ia conseguir tocar rock, no fim das contas. A música tem uma progressão de acordes complexa e levei um minuto para encontrar a harmonia certa, mas a achamos juntos."


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps