Lothlöryen: Atingindo o ápice criativo
Resenha - Principles of a Past Tomorrow - Lothlöryen
Por Vitor Franceschini
Postado em 01 de janeiro de 2016
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Lothlöryen iniciou sua carreira em meio à onda de temas e sonoridades influenciadas pelas histórias de J.R.R. Tolkien (criador da trilogia ‘O Senhor dos Anéis’ e afins), e fez isso com ímpeto e propriedade. Quando a onda virou uma marolinha e todos pensavam que a banda cairia no ostracismo, eis que se reinventam, passam a abordar outra temática e turbinam seu som. Tudo isso mantendo sua identidade e essência.
O que é descrito no parágrafo acima é o que a banda vem mantendo até hoje. Uma evolução criativa impressionante e a capacidade de buscar novos horizontes, sem mexer nas estruturas, é o maior trunfo destes mineiros. E não, a banda não tenta nada forçado, tanto que seu som pode ser comparado a nomes como Blind Guardian, Orden Ogan e por aí vai, mas tem o selo e impressão digital ‘Lothlöryen’.
Neste novo disco, quarto de inéditas da banda, o sexteto parece mesclar tudo que já fez em sua carreira e ainda adicionar um toque de modernidade em suas composições. Depois de ser mais ‘maquinada’ e Progressiva em "Raving Souls Society" (2012), o grupo traz de volta seus momentos ‘Folks’ e, com mais ênfase, dita ritmos que adotaram no início de carreira.
Mas o fato é que a banda mantém as linhas Prog (com menos ênfase) e ainda adiciona leves arranjos e toques com sintetizadores que caíram como uma luva nas novas músicas, provando mais uma vez que a capacidade criativa do grupo é realmente sem limites.
Lançado de forma totalmente independente, "Principles of a Past Tomorrow" conta ainda com uma produção primorosa dos guitarristas Leko Soares e Tim Alan, dando ainda mais qualidade ao disco. A impressão é que o Lothlöryen está sempre encurralado, mas sempre consegue sair de forma magistral. Vou fugir do pau e não vou me arriscar a mencionar nenhuma composição como destaque, já que na primeira audição os fortes refrãos e melodias encantadoras elevam nosso espírito. É dez.
https://www.facebook.com/lothloryenofficial?fref=ts
https://www.reverbnation.com/lothl%C3%B6ryen
Outras resenhas de Principles of a Past Tomorrow - Lothlöryen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Nightwish segue sem previsão de volta, revela Floor Jansen
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
O conselho de fundador da Nuclear Blast que fez o Sepultura voltar às raízes
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
A banda dos anos 90 que Geddy Lee acredita que terá músicas lembradas para sempre
O hábito de Galvão Bueno considerado inconveniente, segundo Paulo Ricardo
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



