David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 11 de abril de 2022
"Wish You Were Here" é um álbum que seria orgulho de qualquer banda, e ele de fato é para o Pink Floyd - que não é uma banda qualquer - com David Gilmour e Rick Wright dizendo que este é o seu trabalho preferido. Lançado em 1975, ele sucedeu nada menos que o "The Dark Side Of The Moon", um dos álbuns mais importantes da história do Rock.
David Gilmour - Mais Novidades
E assim como seu antecessor, "Wish You Were Here" traz referências a Syd Barrett em várias canções, notadamente na faixa-título, cujo riff foi criado por David Gilmour e a letra foi escrita por Roger Waters, que também colaborou na composição. Waters não refutou a referência à Syd mas chegou a dizer em um documentário sobre o álbum que a letra se trata de um debate interno de uma pessoa consigo mesma, com uma parte querendo seguir a vida conforme as conveniências da sociedade e a outra parte se debatendo para conseguir se libertar desta vida aprisionada.
"How I wish/ How I wish you were here/ We're just two lost souls/ Swimming in a fish bowl/ Year after year/ Running over the same old ground/ What have we found?/ The same old fears / Wish you were here" ("Como eu gostaria / Como eu gostaria que você estivesse aqui/ Somos apenas duas almas perdidas/ Nadando num aquário/ Ano após ano/ Correndo sobre o velho chão de sempre/ O que encontramos?/ Os velhos medos de sempre/ Gostaria que você estivesse aqui".)
Apesar da letra ser de Waters, quem brilha mesmo de ponta a ponta na música é Gilmour com seu toque de sutileza e sensibilidade nas delicadas passagens acústicas que se iniciam com um instrumento de doze cordas, na firme guitarra base que permeia a canção e na steel guitar que dá um genial toque adicional à canção, sem esquecer a pungente interpretação vocal. De arrepiar.
Dentre as curiosidades envolvendo a música, há uma que acontece logo no começo, conforme relata a Wikipedia: "Na introdução, Gilmour pode ser ouvido tossindo seguido de alguma respiração logo antes da guitarra principal entrar. Diz a lenda que ele não conseguia segurar a tosse devido ao seu fumo pesado na época. Quando ele ouviu a tomada final, ficou tão desapontado que parou de fumar no dia seguinte".
O Pink Floyd Wiki tem mais alguns detalhes: "Por volta de 26 segundos na gravação, uma tosse pode ser ouvida, seguida de uma 'fungada' em 31 segundos, e uma respiração fraca aos 35 segundos, até que entre 37 e 42 segundos começa o solo acústico de abertura. Existem rumores de que, no momento da gravação, o hábito de fumar de Gilmour o fez tossir durante o solo e que ele parou depois de ouvi-lo tocar durante a mixagem. É possível que a tosse, a fungada e a respiração tenham sido intencionalmente ou acidentalmente gravadas e deixadas para trazer personalidade à música".
Seja verdade ou não, "Wish You Were Here", tanto a canção quanto o álbum, entraram para a história como mais um dos grandes trabalhos desta banda genial chamada Pink Floyd!
FONTE: Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Wish_You_Were_Here_(Pink_Floyd_song)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps