Pink Floyd: O rio secou em The Endless River
Resenha - Endless River - Pink Floyd
Por Flávio Siqueira
Enviar Correções
Muito se falava no tão aguardado novo álbum do Pink Floyd. A expectativa era imensa, pois se tratava de um álbum lançado para preencher uma espera de duas décadas. Apesar do aviso de que The Endless River seria, digamos, os restos mortais de Division Bell, os fãs ainda se mantiveram esperançosos no tocante a qualidade do disco. Novembro se iniciou e o álbum vazou. Os downloads começaram imediatamente e as opiniões foram extremadas. Alguns gostaram, outros deliraram, mas muitos odiaram.

Quando ouvi o álbum sem pular nenhuma faixa, me veio a sensação dicotômica de apreço e decepção. A meu ver (e ouvir), The Endless poderia oferecer muito mais. Com a tentativa de impor um álbum praticamente instrumental (excetuando a faixa "Louder Than Words"), The Endless River mostrou-se com um enorme vazio que não conseguiu ser preenchido nem pelos solos de David Gilmour. Sem a voz de Gilmour e sem letras, o disco se perdeu no meio do nada.
Em outras palavras, The Endless River em muito se parece com aqueles discos do tipo "duas horas de música para meditação". No entanto, o álbum em nada interfere na brilhante discografia do Pink Floyd. Há rumores de que David Gilmour já está trabalhando em álbum solo. Para nós, fãs do Pink Floyd, ainda resta a expectativa de ouvir um novo álbum de Gilmour, talvez o último da carreira do guitarrista.
Como ele próprio já afirmou, The Endless River marca "o fim do Pink Floyd". Foi uma despedida um tanto triste, porque o álbum decepcionou, mas valeu muito mais por ser uma espécie de homenagem a um gênio chamado Richard Wright. Falando ainda sobre a duvidosa qualidade de The Endless River, Roger Waters deve estar com um sorriso de orelha a orelha (ou não).
Minha nota para o álbum, numa escala de 0 a 10: 5,5
Outras resenhas de Endless River - Pink Floyd
Pink Floyd
A filosofia por trás de "The Endless River"
Pink Floyd: "Endless River" merece um lugar ao sol
Pink Floyd
O melhor disco da banda desde o "The Wall"
Pink Floyd: Indispensável, mas poderia estar no "Division Bell"
Pink Floyd: Bom, mas não deve ser comparado com os clássicos
Pink Floyd
Mais um grande álbum desta grande banda
Pink Floyd
Um trabalho, digno sim, de findar a marca