Pink Floyd: A crise hídrica da banda em "Endless River"
Resenha - Endless River - Pink Floyd
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 21 de maio de 2021
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Das bandas de rock progressivo/psicodélico, o Pink Floyd é seguramente a mais icônica, porque transpôs a barreira do subgênero em termos de apreciação pública. Há quem diga não gostar de prog, mas ama PF desconhecendo que pertencem à tradição progressiva britânica.
The Division Bell (1994) parecia ter encerrado a carreira do grupo, ainda mais com a morte do tecladista Richard Wright. Mas, há alguns meses estourou a bomba que David Gilmour (guitarra) e Nick Mason (bateria) estavam selecionando material descartado das sessões de The Division Bell pra lançar o que seria o canto do cisne floydiano. Não me animei, porque o trabalho noventista é muito aquém do passado vitorioso da banda.
Em 204, saiu The Endless River. É melhor do que supunha, mas está anos-luz de sequer arranhar a glória de um Dark Side of theMoon (1973), por exemplo.
Prioritariamente instrumental The Endless River remete em vários momentos à boa qualidade dos trabalhos setentistas, quando Roger Waters ainda era membro. Mas esses momentos se diluem entre tantos outros menos inspirados, quando o álbum soa como música-ambiente, meio amorfa.
A guitarra de Gilmour, sempre em tons agudos de plangência aeroespacial – exceto na faixa Nervana, constante da overdosagem da Deluxe Edition – agrada no início, mas depois vai enjoando.
A única canção com letra é a melancólica Louder Than Words, que sintomaticamente tem tudo a ver com o Pink Floyd de 4 décadas.
Tomara que The Endless River seja realmente o derradeiro álbum deles. Consegue olhar para e incorporar elementos do que o grupo teve de melhor, mas não é bom.
Outras resenhas de Endless River - Pink Floyd
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Dee Palmer, ex-tecladista do Jethro Tull, morre aos 88 anos
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
Angra confirma primeiro show da carreira na China
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades

Pink Floyd: O rio secou em The Endless River

A música que abre um álbum do Pink Floyd e David Gilmour acredita que define a banda
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico


