Vomepotro: Toneladas de riffs definem a sonoridade
Resenha - Liturgy of Dissection - Vomepotro
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 27 de outubro de 2013
Desde 1996 fazendo barulho na terra dos canários, VOMEPOTRO segue como uma banda de ‘Brutal Death Metal’ das melhores safras brasileiras. Nem mesmo uma "indefinida" pausa que durou de 2000 a 2003 conseguiu lacrar permanentemente as atividades deste grupo que em 2006 lançou o seu ‘debut’, ‘Zombie Gore Vomit’ pelo selo alemão, ‘Obskure Domain Productions’. Revitalizados, os compatriotas fecham com a norte americana, ‘Sevared Records’ e soltam o próximo álbum, ‘Liturgy of Dissection’ que foi lançado em janeiro de 2009 – empreitando uma turnê européia em seguida.
Toneladas de riffs definem a sonoridade de ‘Liturgy of Dissection’. Bases velozes, mortais e que hora surpreende o ouvinte com "paradas" milimétricas, destacando a pulsação do peso, merecem ser marca registrada do quarteto. Porém tal característica não é uma constante, pois os rapazes têm muito mais a mostrar.
O baixo de MAURO SANTIAGO (que não está mais na banda) consegue unir o rigor e o vigor dentro de cada canção sem abrir brechas para o vácuo, porém o único "remendo" que ele faz, tocando um curto solo na faixa ‘Carnivore Necropsy’, possa reafirmar a sua brutalidade. Ainda recomendo uma audição precisa em ‘Buried in Collective Grave’.
O seu companheiro de cozinha e fundador da banda, ANDRÉ MARTUCHI, na maioria das vezes, despreza execuções cadenciadas e bota pra castigar mesmo a cervical do banger, investindo severamente em ‘blast beats’ sem economizar também nas pedaladas duplas. Se é que podemos encontrar uma melhor performance, ouvi em ‘Assassin Psycopath’ um belo exemplo.
‘Liturgy of Dissection’ foi aquela que me fez acionar a tecla ‘repeat’. A faixa título realmente mereceu o destaque do álbum. Bem posicionada na sexta posição da sequência, ela serve como ponte e não deixa o tempero amargar. CRISTIANO MARTINEZ, que estreou em 2004 com a demo, ‘List of the Dead’, acrescenta mais agressão com seus guturais que parecem rochas rolando montanha a baixo, ao mesmo tempo em que segura nas bases.
KLEBER MARTINEZ, que também não está mais no elenco, fez uma contribuição importantíssima nesse ‘play’. Os elementos que unem o baixo e as duas guitarras, com certeza fazem da sonoridade uma cadeia progressiva nos riffs, mas os solos de KLEBER chegam a cotar o ar, injetando nas músicas algo "tenebroso" que é bem vindo para os temas ‘gore’. Destaque para o solo de ‘Horror Humanufature’, o mais longo.
Talvez não fosse necessária a inclusão das faixas bônus que são dois covers, ‘Mass Hypnosis’ (SEPULTURA) e uma versão demonstrativa que eles fizeram para ‘Dominate’ (MORBID ANGEL) – digo isso por que as nove faixas autorais já exprimem toda a violência e competência desses paulistanos que souberam mandar o recado direitinho para o mundo, porém, se é desejo da banda homenagear os seus ídolos, que seja feita a festa – até porque as duas versões na linguagem musical do VOMEPOTRO ficaram extremamente poderosas. Aguardamos o próximo trabalho.
Formação:
ANDRÉ MARTUCHI: Bateria;
MAURO SANTIAGO: Baixo;
CRISTIANO MARTINEZ: Guitarra, Vocal;
KLEBER MARTINEZ: Guitarra Solo.
Faixas:
01. Incorruption;
02. Cephalic Fast Food;
03. Defaced by Pestilence;
04. Buried in Collective Grave;
05. Assassin Psycopath;
06. Liturgy of Dissection;
07. Horror Humanufature;
08. Carnivore Necropsy;
09. Posmortiis Rectaliation;
10. Mass Hypnosis (Sepultura cover);
11. Dominate (Versão Demo: Morbid Angel cover).
Contatos:
FaceBook:
https://www.facebook.com/vomepotro
MySpace:
https://myspace.com/vomepotro
E-mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
Tom Araya: filha explica o famoso olhar de vergonha adolescente
Os melhores discos de todos os tempos, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



