Regis Tadeu e os vinte maiores guitarristas do Brasil
Por Bruce William
Postado em 10 de agosto de 2024
Em 2018 Regis Tadeu postou em seu canal do youtube um vídeo onde escolhe os vinte maiores guitarristas do Brasil: "Muita gente pediu e aqui está: escolhi 20 guitarristas fantásticos, alguns de meus favoritos dentro da história da música brasileira. Instrumentistas elétricos, sem ordem de preferência ou mérito. Infelizmente, deixei de fora dezenas de outros guitarristas brilhantes - do passado, do presente e jovens talentos que certamente irão brilhar no futuro - que eu prometo trazer aqui em matérias futuras".
Regis Tadeu - Mais Novidades
Regis diz ainda: "Um dos critérios que usei para elaborar a lista foi 'representatividade discográfica', ou seja, entrou quem lançou vários e ótimos discos. Também não inclui dezenas de ótimos "sidemen", que são músicos especializados em acompanhar outros artistas. Esses foram os motivos que deixaram de fora, por exemplo, um de meus guitarristas favoritos, o Faíska, de quem vou falar em um vídeo futuro".
Vamos aos guitarristas escolhidos por Regis e um brevíssimo resumo do que ele disse sobre os músicos:
Heraldo do Monte: "Uma verdadeira unanimidade entre a comunidade guitarrística brasileira".
Toninho Horta: "Outro guitarrista brilhante no uso do jazz dentro da linguagem da música brasileira".
Hélio Delmiro: "Ele realmente domina essa arte de unir o jazz à música brasileira com solos que tem um dedilhado assombroso e são melódicos de uma maneira que é quase sublime".
Lanny Gordin: "Ele era um cara que tinha um virtuosismo roqueiro que era um negócio impressionante".
Pepeu Gomes: "Não só pela rapidez dele, mas pela criação de uma linguagem única entre a guitarra e o samba, fez com que ele tornasse uma espécie de unanimidade na música brasileira".
Armandinho: "A técnica do Armandinho é um troço simplesmente sensacional".
Robertinho do Recife: "Outro guitarrista que tem que estar nesta lista de 20 melhores instrumentistas de todos os tempos nas seis cordas".
Sérgio Dias: "Ele desabrochou como guitarrista em termos de virtuosismo quando a banda começou a ser muito influenciada pelo Yes".
Luiz Carlini: "A grande personificação do guitarrista roqueiro brasileiro".
André Christovam: "Um dos pioneiros do blues no Brasil e um verdadeiro estudioso do gênero".
Nuno Mindelis: "Ele tem um estilo exuberante, principalmente na hora de solar".
Edgard Scandurra: "O Edgard é dono de uma capacidade de improvisação simplesmente inacreditável".
Edu Ardanuy: "Ele é um guitarrista simplesmente assombroso".
Kiko Loureiro: "Outro guitarrista que tem uma técnica inacreditável, e que tem um talento incrível".
Andreas Kisser: "Não é conhecido pelo virtuosismo técnico e sim por essa capacidade de criar riffs e licks simplesmente monstruosos".
Kiko Pereira: "É um guitarrista que é muito injustiçado e é um brilhante instrumentista".
Wander Taffo: "Ele teve a capacidade de criar gerações de guitarristas com o EM&T (...) a técnica dele era impecável".
Lúcio Maia: "Ele abriu mão do exibicionismo técnico e realmente recuperou essa linhagem de guitarristas profundamente ligados à tradição da música brasileira".
Juninho Afram: "Dentro do universo religioso ele é considerado quase que uma unanimidade, e inclusive até mesmo fora desse universo, que o pessoal chama de universo secular".
Mozart Mello: "Se tornou simplesmente o professor de guitarra mais requisitado do Brasil. Vários dos guitarristas que eu citei nessa lista fizeram aula com o Mozart Mello".
Assista o vídeo completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
Nita Strauss cresceu acreditando que era descendente de Johann Strauss
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May


Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
As 3 razões que levam Regis Tadeu a achar que novo álbum de Paul McCartney será o último
Regis Tadeu explica por que documentário do Iron Maiden "é uma farsa"
A opinião de Regis Tadeu sobre o álbum "O Concreto Já Rachou" da Plebe Rude
O álbum da coleção de Kiko Loureiro que Regis Tadeu tirou sarro quando descobriu
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu


