O disco pesado do Black Sabbath que Kerry King ouve enquanto está "puxando um ferro"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de abril de 2025
Pioneiro do heavy metal, o grupo inglês é responsável por álbuns fundamentais no desenvolvimento do gênero. A imensa maioria desses trabalhos foi lançada entre 1970 e 1978, período em que o quarteto era formado pelos seus quatro integrantes originais: o guitarrista Tony Iommi, o vocalista Ozzy Osbourne, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward.
Black Sabbath - Mais Novidades
Dentre os trabalhos gravados pela formação clássica do Black Sabbath, está o grandioso "Sabotage", sexto registro de estúdio da banda. Pesado, esse álbum foi gravado em um período conturbado, como Iommi relatou durante entrevista concedida à Metal Hammer.
"Foi um pesadelo. Tivemos um processo judicial com nosso ex-empresário, Patrick Meehan, enquanto estávamos no meio da produção do álbum. Recebíamos um mandado e acabávamos tendo que ir ao maldito tribunal pela manhã, todos bem vestidos, e depois tentávamos voltar ao estúdio para continuar trabalhando. Era difícil inventar coisas."
"Sabotage" tem um fã ilustre: Kerry King, guitarrista do Slayer. Em 2017, o ícone do thrash metal contou à Rolling Stone quais são seus álbuns preferidos, e o disco que deu dor de cabeça a Tony Iommi e seus parceiros foi citado.
King afirmou que ouve "Sabotage" em duas situações diferentes do cotidiano. Com a palavra, o guitarrista que tem cara de poucos amigos:
"‘Sabotage’ é um disco muito pesado. Há muita coisa boa nele. Quando escolhi esses discos, escolhi aqueles que sou obrigado a tocar quando estou malhando ou dirigindo, e ‘Sabotage’ foi minha escolha para o Black Sabbath. Tem ‘Megalomania’, ‘Symptom of the Universe’, que definitivamente tem atitude, ‘Hole in the Sky’. E tem a instrumental ‘Supertzar’. Eu adoro essa. Por algum motivo, ela me prende."
Lançado em julho de 1975, "Sabotage" é o sucessor de "Sabbath Bloody Sabbath". Para ler uma resenha sobre esse álbum marcante, acesse esta nota.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
A banda que "bateu" tão bem quanto o Nirvana, segundo Dave Grohl
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã


Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock


