Alice In Chains: banda de peso da cena Grunge de Seattle

Resenha - Dirt - Alice In Chains

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Klayton Castro
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Os anos 90 foi uma década revelando novas bandas e novos registros de quem estava na cena. Foi um período em que a forma de se fazer rock tornou-se ainda mais simples e agressiva, nos brindando com ótimas obras sonoras. Uma delas é o ALICE IN CHAINS, banda de peso da cena Grunge de Seattle.

Smashing Pumpkins: Corgan responde se sairia em turnê com o Alice in ChainsAs novas caras do metal: + 40 bandas que você deve conhecer

Vindos da escola do Hard Rock e Heavy Metal, os integrantes lançaram o seu primeiro álbum de estúdio intitulado "Facelift". Distanciando do Glam Metal da época do DIAMOND LIE e da demo Alice N' Chains, a banda aprimorou trabalhar em músicas mais pesadas, sombrias, bebendo da fonte de bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin e Van Halen. Sendo assim, tiveram significante sucesso na época ganhando dois discos de platina.

Em 1992 , a banda resolveu elevar seu som para outro patamar. Sem perder as influências do Hard Rock e Heavy Metal, buscaram fazer canções mais alternativas e experimentais. Apostando em uma cozinha mais ampla, o Alice In Chains conseguiu sucesso e o reconhecimento no mundo todo, tornando "Dirt" um grande clássico dos anos 90.

O nome "Dirt" foi escolhido por Layne Staley, pois dizia se sentir sujo pelo uso exagerado da heroína. Portanto, os problemas com heroína que Layne enfrentava foi uma das peças chave do álbum, dando vida às canções como 'Sickman', 'Junkhead', 'Dirt' 'Godsmack', 'Hate To Feel' e 'Angry Chair'. Além do tema "droga", outros temas foram expostos no álbum. Alguns marcantes em músicas como 'Rooster', onde Jerry Cantrell fala sobre a experiência de seu pai na guerra do Vietnã e 'Would?' baseada na morte do vocalista Andrew Wood do MOTHER LOVE BONE. Além disso, temas pessoais de Jerry foram expostos em canções como 'Dam That River' em que fala de sua briga com o baterista Sean Kinney e em 'Down In A Hole' dedicada para sua namorada na época.

Considerado o álbum de maior trabalho, a banda lançou cinco singles, apostando em peso e melodia na medida certa. Sendo elas canções como: 'Would?', 'Them Bones', 'Angry Chair', 'Rooster' e 'Down In A Hole'. Vendo a força que cada uma possuía, vídeos clipes foram gravados para cada single.

Tirando os hits de sucesso do CD, ótimas músicas foram apresentadas. Marcando e prendendo a atenção do ouvinte. Podemos lembrar um pouco de "Facelift" ao ouvirmos canções como 'Dam That River' e 'Godsmack' por apresentar uma veia mais "Hard & Heavy", passando por experimentos como na épica 'Rain When Die', a doentia 'Sickman', o interlúdio insano 'Iron Gland' referindo à uma citação do filme "O Iluminado" com participação de Tom Araya do SLAYER, dando espaço para a sombria e densa 'Hate To Feel', lembrando a canção 'Dazed & Confuzed' do LED ZEPPELIN no riff da introdução e verso, logo de cara. Sem esquecer também da maravilhosa faixa título, mostrando uma estrutura mais elaborada com levada oriental e 'Junkhead', onde Jerry Cantrell despeja riffs sombrios e simples, nos remetendo ao BLACK SABBATH.

Contudo, "Dirt" é um disco que prende a atenção e faz o ouvinte se apaixonar de primeira. Ganhando disco de platina quatro vezes, o segundo registro da banda tornou-se grande referência no meio roqueiro e metálico. Perto de fazer seus vinte anos de vida, "Dirt" mostra a grande importância de, sendo lembrado sempre pelos fãs da música pesada.

Track List:
01 - Them Bones
02 - Dam That River
03 - Rain When Die
04 - Down In A Hole
05 - Sickman
06 - Rooster
07 - Junkhead
08 - Dirt
09 - Godsmack
10 - Iron Gland
11 - Hate To Feel
12 - Angry Chair
13 - Would?


Outras resenhas de Dirt - Alice In Chains

Alice In Chains: os vinte anos de "Dirt"Alice in Chains: Sujeira no som de Seattle




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Alice In Chains"


Smashing Pumpkins: Corgan responde se sairia em turnê com o Alice in ChainsSmashing Pumpkins
Corgan responde se sairia em turnê com o Alice in Chains

Alice in Chains: tocando a canção "Rain When I Die" na turnê 2019Alice in Chains: em reta final, tocando a canção "Dirt" pela primeira vez na turnê 2019Alice in Chains: "O ciclo do álbum Rainier Fog está chegando ao fim"

Alice In Chains: 10 fatos sobre Facelift que talvez você não saibaAlice In Chains
10 fatos sobre Facelift que talvez você não saiba

Jeff Gutt: vocalista do STP revela história sobre ter sido chamado pelo AIC

Alice In Chains: prefeitura de Seattle determina o Dia de Layne StaleyAlice In Chains
Prefeitura de Seattle determina o Dia de Layne Staley

Ídolos imortais: Layne Staley, um gênio que partiu cedo demaisÍdolos imortais
Layne Staley, um gênio que partiu cedo demais

Em 21/08/1990: Alice In Chains lançava o clássico FaceliftAlice in Chains: tocando a rara canção "Last of My Kind" na atual turnê 2019Alice in Chains: abrindo show com a canção "Junkhead"AIC: vocalista William Duvall anuncia álbum solo para outubroAlice in Chains: iniciando 4ª perna da turnê americana 2019

Alice In Chains: seria essa a última foto de Staley com vida?Alice In Chains
Seria essa a última foto de Staley com vida?

Alice In Chains: o cabelo de Jerry, gravações e os pais de LayneAlice In Chains
O cabelo de Jerry, gravações e os pais de Layne

Billy Corgan: Weiland, Staley e Cobain, as vozes de nossa geraçãoBilly Corgan
Weiland, Staley e Cobain, as vozes de nossa geração


As novas caras do metal: + 40 bandas que você deve conhecerAs novas caras do metal
+ 40 bandas que você deve conhecer

Slash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?Slash
Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?

Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universoHá quem goste
As 10 bandas mais odiadas do universo

Sexo e Satã: as mensagens subliminares em capas de Rock / MetalAlfabeto do Rock: as 15 melhores músicas de MetalBandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palcoMastodon: quando Brent Hinds correu pelado e cagou tudo no Ozzfest

Sobre Klayton Castro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.