Alice In Chains: banda de peso da cena Grunge de Seattle

Resenha - Dirt - Alice In Chains

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Klayton Castro
Enviar Correções  

10


Os anos 90 foi uma década revelando novas bandas e novos registros de quem estava na cena. Foi um período em que a forma de se fazer rock tornou-se ainda mais simples e agressiva, nos brindando com ótimas obras sonoras. Uma delas é o ALICE IN CHAINS, banda de peso da cena Grunge de Seattle.

Slash: ajudando Jerry Cantrell a resolver problema com cascavelTemperatura Máxima: as atrizes pornôs que incendiaram o cenário Rock

Vindos da escola do Hard Rock e Heavy Metal, os integrantes lançaram o seu primeiro álbum de estúdio intitulado "Facelift". Distanciando do Glam Metal da época do DIAMOND LIE e da demo Alice N' Chains, a banda aprimorou trabalhar em músicas mais pesadas, sombrias, bebendo da fonte de bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin e Van Halen. Sendo assim, tiveram significante sucesso na época ganhando dois discos de platina.

Em 1992 , a banda resolveu elevar seu som para outro patamar. Sem perder as influências do Hard Rock e Heavy Metal, buscaram fazer canções mais alternativas e experimentais. Apostando em uma cozinha mais ampla, o Alice In Chains conseguiu sucesso e o reconhecimento no mundo todo, tornando "Dirt" um grande clássico dos anos 90.

O nome "Dirt" foi escolhido por Layne Staley, pois dizia se sentir sujo pelo uso exagerado da heroína. Portanto, os problemas com heroína que Layne enfrentava foi uma das peças chave do álbum, dando vida às canções como 'Sickman', 'Junkhead', 'Dirt' 'Godsmack', 'Hate To Feel' e 'Angry Chair'. Além do tema "droga", outros temas foram expostos no álbum. Alguns marcantes em músicas como 'Rooster', onde Jerry Cantrell fala sobre a experiência de seu pai na guerra do Vietnã e 'Would?' baseada na morte do vocalista Andrew Wood do MOTHER LOVE BONE. Além disso, temas pessoais de Jerry foram expostos em canções como 'Dam That River' em que fala de sua briga com o baterista Sean Kinney e em 'Down In A Hole' dedicada para sua namorada na época.

Considerado o álbum de maior trabalho, a banda lançou cinco singles, apostando em peso e melodia na medida certa. Sendo elas canções como: 'Would?', 'Them Bones', 'Angry Chair', 'Rooster' e 'Down In A Hole'. Vendo a força que cada uma possuía, vídeos clipes foram gravados para cada single.

Tirando os hits de sucesso do CD, ótimas músicas foram apresentadas. Marcando e prendendo a atenção do ouvinte. Podemos lembrar um pouco de "Facelift" ao ouvirmos canções como 'Dam That River' e 'Godsmack' por apresentar uma veia mais "Hard & Heavy", passando por experimentos como na épica 'Rain When Die', a doentia 'Sickman', o interlúdio insano 'Iron Gland' referindo à uma citação do filme "O Iluminado" com participação de Tom Araya do SLAYER, dando espaço para a sombria e densa 'Hate To Feel', lembrando a canção 'Dazed & Confuzed' do LED ZEPPELIN no riff da introdução e verso, logo de cara. Sem esquecer também da maravilhosa faixa título, mostrando uma estrutura mais elaborada com levada oriental e 'Junkhead', onde Jerry Cantrell despeja riffs sombrios e simples, nos remetendo ao BLACK SABBATH.

Contudo, "Dirt" é um disco que prende a atenção e faz o ouvinte se apaixonar de primeira. Ganhando disco de platina quatro vezes, o segundo registro da banda tornou-se grande referência no meio roqueiro e metálico. Perto de fazer seus vinte anos de vida, "Dirt" mostra a grande importância de, sendo lembrado sempre pelos fãs da música pesada.

Track List:
01 - Them Bones
02 - Dam That River
03 - Rain When Die
04 - Down In A Hole
05 - Sickman
06 - Rooster
07 - Junkhead
08 - Dirt
09 - Godsmack
10 - Iron Gland
11 - Hate To Feel
12 - Angry Chair
13 - Would?


Outras resenhas de Dirt - Alice In Chains

Resenha - Dirt - Alice In ChainsResenha - Dirt - Alice in ChainsResenha - Dirt - Alice in Chains



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Slash: ajudando Jerry Cantrell a resolver problema com cascavelSlash
Ajudando Jerry Cantrell a resolver problema com cascavel

Grunge: 5 clássicos em versões isoladas para saborear na quarentenaGrunge
5 clássicos em versões "isoladas" para saborear na quarentena

Machine Head: ex-membros gravam cover de "No Excuses", do Alice In Chains (vídeo)Alice in Chains: como foi a semana de lançamento do álbum Rainier Fog?Em 05/04/2002: O mundo perdia o talentoso Layne Staley

Groupie Dirt: a vida íntima dos músicos - parte 1Groupie Dirt
A vida íntima dos músicos - parte 1

Elton John: ele é fã de Alice In Chains e já homenageou Layne StaleyElton John
Ele é fã de Alice In Chains e já homenageou Layne Staley


Temperatura Máxima: as atrizes pornôs que incendiaram o cenário RockTemperatura Máxima
As atrizes pornôs que incendiaram o cenário Rock

Religião: Top 10 citações sobre Deus e o DiaboReligião
Top 10 citações sobre Deus e o Diabo


Sobre Klayton Castro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin