A música "idiota" e "excelente" que acabou se tornando um grande sucesso dos anos 90
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de outubro de 2024
Fundada no final da década de 1970 e liderada pelo talentoso cantor e compositor britânico Robert Smith, a veterana banda The Cure lançou músicas inesquecíveis ao longo de sua respeitável carreira. Dentre essas músicas, uma que merece destaque é a magnífica "Friday I'm In Love".
Cure - Mais Novidades
Um dos grandes hits da carreira do The Cure, "Friday I'm In Love" é a faixa número 7 de "Wish", nono registro de estúdio da banda, lançado em maio de 1992. Na opinião do vocalista Robert Smith, "Friday I'm In Love" é uma obra que consegue ser idiota e excelente ao mesmo tempo.
"‘Friday I'm in Love' é uma música pop idiota, mas, na verdade, é excelente, porque é muito absurda", declarou Smith, durante entrevista concedida à revista Spin (via Songfacts). "É muito fora do personagem - muito otimista (...). É bom ter esse contrapeso. As pessoas acham que devemos ser líderes de algum tipo de ‘movimento sombrio’. Eu poderia ficar sentado e escrever músicas sombrias o dia todo, mas não vejo sentido nisso", complementou o frontman do The Cure.
"Lembro-me de estar dirigindo para casa em uma sexta-feira à tarde, para ter o fim de semana livre. Comecei a pensar em uma sequência de acordes muito boa. Então, dei meia-volta e voltei para casa. Na verdade, nós a gravamos naquela noite de sexta-feira. Daí em diante, ela sempre foi chamada apenas de ‘Friday’. Depois, quando comecei a escrever a letra, pensei: por que não faço uma música sobre esse sentimento de sexta-feira? É algo que você tem na escola, e muitas pessoas trabalham em empregos que não gostam muito [também têm]. Portanto, aquela sensação de sexta-feira à tarde é algo que você espera ansiosamente", disse Robert, em uma entrevista concedida à Guitar World (via RadioX).
Quando concedeu entrevista ao NME em 2008, Robert Smith fez uma revelação curiosa: ele achou que a progressão de acordes que se ouve em "Friday I'm In Love" já tinha sido usada por outro artista.
"‘Friday, I'm In Love’ não é uma obra de gênio. Foi quase uma música calculada. É uma progressão de acordes muito boa - eu não conseguia acreditar que ninguém mais a tivesse usado e perguntei a muitas pessoas na época: 'Eu devo ter roubado isso de algum lugar, não é possível que eu tenha inventado isso'.
No mesmo álbum, havia músicas que eu havia trabalhado arduamente e que, na época, eu achava que eram infinitamente melhores, mas ‘Friday…’ é provavelmente a música do álbum ‘Wish’ que é A música."
No fim das contas, "Friday I'm In Love" se tornou um grande hit, que foi ouvido 770 milhões de vezes no Spotify. O clipe da música, que venceu uma das categorias do MTV Music Awards de 1992, foi visto 128 milhões de vezes no Youtube. Bons números para uma música "idiota", concorda?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"

O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
O ícone do thrash metal que comprou um modelo de guitarra por causa dos caras do The Cure
A música do The Cure tão depressiva que seu vocalista Robert Smith não queria cantar
A banda que Robert Smith nunca gostou: "Só falam de cerveja, futebol e quem grita mais"
The Cure: Robert Smith revela dois álbuns que ele chora ouvindo


