Álgida: desconforto e desesperança em relação à existência
Resenha - Vazio - Álgida
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural da cidade gaúcha de Caxias do Sul – terreno fértil em se tratando de rock´n´roll, diga-se – o Álgida começou suas atividades em meados de 2005 e, após várias mudanças em sua formação, se estabilizou com Elias Hoffmann (voz), Diego Embarach (guitarra), Andrius Wagner (teclado), Anderson Aguzzoli (baixo) e Cristofer Andreoli (bateria).

O curioso nome Algida – expressão que significa frio ou gélido – tem tudo a ver com sua proposta musical. Tendo como ponto de partida as bandas clássicas por suas sonoridades sorumbáticas, como The Cure, Bauhaus, Joy Division e The Sisters Of Mercy, e ainda nomes da década seguinte, como The Smashing Pumpkins e Placebo, o Álgida vem desde então lapidando suas referências, o que culminou no EP "Vazio".
Com arranjos bastante limpos e todo cantado em português – o timbre do vocalista remete parcialmente a Dinho, do Capital Inicial – suas letras são muito introspectivas, conflitantes e demonstram todo o desconforto e desesperança em relação à existência, geralmente de forma poética, tendo em "Flores do Mundo" e "A Palavra" os destaques do repertório. O coração de suas cinco composições resgata muito da melancolia tão característica na década de 1980, mas há momentos onde se percebe certo cuidado em dar um apelo mais abrangente às músicas, como em "Tiresia", com consciência de sobra no momento de estruturar as melodias.
O provável baixo orçamento não impediu que o grupo usasse sua criatividade para liberar um produto diferenciado. O projeto gráfico de "Vazio" ficou muito bacana, uma caixa toda artesanal e com direito a encarte recheado com ilustrações em preto-e-branco, letras das canções e informações pertinentes. Tudo simples, mas eficiente.
Enfim, músicos jovens que dão um primeiro passo cheio de vontade em mostrar sua música. Mesmo tendo condições de sobra para atingir um público bastante amplo, "Vazio" deve ser degustado principalmente por quem curte sonoridades mais alternativas e que expressem o lado mais obscuro da vida, pois os gaúchos se mostram competentes nisso. Aos interessados: dêem uma conferida no MySpace da banda.
Álgida – Vazio
(2008 / EP independente)
01. Flores do Mundo
02. Tiresia
03. Frio
04. Vazio
05. A Palavra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa
Como e por que Linkin Park contratou Emily Armstrong como cantora, segundo Shinoda
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



