Álgida: desconforto e desesperança em relação à existência
Resenha - Vazio - Álgida
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural da cidade gaúcha de Caxias do Sul – terreno fértil em se tratando de rock´n´roll, diga-se – o Álgida começou suas atividades em meados de 2005 e, após várias mudanças em sua formação, se estabilizou com Elias Hoffmann (voz), Diego Embarach (guitarra), Andrius Wagner (teclado), Anderson Aguzzoli (baixo) e Cristofer Andreoli (bateria).

O curioso nome Algida – expressão que significa frio ou gélido – tem tudo a ver com sua proposta musical. Tendo como ponto de partida as bandas clássicas por suas sonoridades sorumbáticas, como The Cure, Bauhaus, Joy Division e The Sisters Of Mercy, e ainda nomes da década seguinte, como The Smashing Pumpkins e Placebo, o Álgida vem desde então lapidando suas referências, o que culminou no EP "Vazio".
Com arranjos bastante limpos e todo cantado em português – o timbre do vocalista remete parcialmente a Dinho, do Capital Inicial – suas letras são muito introspectivas, conflitantes e demonstram todo o desconforto e desesperança em relação à existência, geralmente de forma poética, tendo em "Flores do Mundo" e "A Palavra" os destaques do repertório. O coração de suas cinco composições resgata muito da melancolia tão característica na década de 1980, mas há momentos onde se percebe certo cuidado em dar um apelo mais abrangente às músicas, como em "Tiresia", com consciência de sobra no momento de estruturar as melodias.
O provável baixo orçamento não impediu que o grupo usasse sua criatividade para liberar um produto diferenciado. O projeto gráfico de "Vazio" ficou muito bacana, uma caixa toda artesanal e com direito a encarte recheado com ilustrações em preto-e-branco, letras das canções e informações pertinentes. Tudo simples, mas eficiente.
Enfim, músicos jovens que dão um primeiro passo cheio de vontade em mostrar sua música. Mesmo tendo condições de sobra para atingir um público bastante amplo, "Vazio" deve ser degustado principalmente por quem curte sonoridades mais alternativas e que expressem o lado mais obscuro da vida, pois os gaúchos se mostram competentes nisso. Aos interessados: dêem uma conferida no MySpace da banda.
Álgida – Vazio
(2008 / EP independente)
01. Flores do Mundo
02. Tiresia
03. Frio
04. Vazio
05. A Palavra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
A história de "Pretty", música do Korn inspirada em cena chocante vista por Jonathan Davis
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Os 3 baixistas que John Paul Jones sempre ouvia, e a gente pode notar isso no Zeppelin
60% dos melhores álbuns da década são dos EUA, aponta lista da Loudwire
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
As opiniões contundentes de Raul Seixas sobre Gilberto Gil: "Ele me esculhambou"
A música dos Beatles que "inventou Jimi Hendrix", conforme George Harrison
As bandas brasileiras que aqui são underground e lá fora são sucesso, segundo Bruno Sutter


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



