Álgida: desconforto e desesperança em relação à existência
Resenha - Vazio - Álgida
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural da cidade gaúcha de Caxias do Sul – terreno fértil em se tratando de rock´n´roll, diga-se – o Álgida começou suas atividades em meados de 2005 e, após várias mudanças em sua formação, se estabilizou com Elias Hoffmann (voz), Diego Embarach (guitarra), Andrius Wagner (teclado), Anderson Aguzzoli (baixo) e Cristofer Andreoli (bateria).

O curioso nome Algida – expressão que significa frio ou gélido – tem tudo a ver com sua proposta musical. Tendo como ponto de partida as bandas clássicas por suas sonoridades sorumbáticas, como The Cure, Bauhaus, Joy Division e The Sisters Of Mercy, e ainda nomes da década seguinte, como The Smashing Pumpkins e Placebo, o Álgida vem desde então lapidando suas referências, o que culminou no EP "Vazio".
Com arranjos bastante limpos e todo cantado em português – o timbre do vocalista remete parcialmente a Dinho, do Capital Inicial – suas letras são muito introspectivas, conflitantes e demonstram todo o desconforto e desesperança em relação à existência, geralmente de forma poética, tendo em "Flores do Mundo" e "A Palavra" os destaques do repertório. O coração de suas cinco composições resgata muito da melancolia tão característica na década de 1980, mas há momentos onde se percebe certo cuidado em dar um apelo mais abrangente às músicas, como em "Tiresia", com consciência de sobra no momento de estruturar as melodias.
O provável baixo orçamento não impediu que o grupo usasse sua criatividade para liberar um produto diferenciado. O projeto gráfico de "Vazio" ficou muito bacana, uma caixa toda artesanal e com direito a encarte recheado com ilustrações em preto-e-branco, letras das canções e informações pertinentes. Tudo simples, mas eficiente.
Enfim, músicos jovens que dão um primeiro passo cheio de vontade em mostrar sua música. Mesmo tendo condições de sobra para atingir um público bastante amplo, "Vazio" deve ser degustado principalmente por quem curte sonoridades mais alternativas e que expressem o lado mais obscuro da vida, pois os gaúchos se mostram competentes nisso. Aos interessados: dêem uma conferida no MySpace da banda.
Álgida – Vazio
(2008 / EP independente)
01. Flores do Mundo
02. Tiresia
03. Frio
04. Vazio
05. A Palavra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Ex-membros do Live pedem que vocalista pare de usar nome da banda
Baterista explica ausência de discos do Judas Priest da "fase Ripper" nos streamings
Membros do Avenged Sevenfold comentam sobre a música que levou décadas para ser finalizada
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
As 10 bandas com fãs mais tristes, segundo estudo (quase metade é de rock/metal)
O significado de "pedras que choram no mesmo lugar" em "Medo da Chuva" de Raul Seixas
Freddie Mercury: com raiva dele, artistas brasileiros destruíram seu camarim no RIR



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



