Fortkamp: Heavy Metal da capital catarinense
Resenha - Other Tales From Bravemen Land - Fortkamp
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de julho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Florianópolis, a capital catarinense, não possui tradição em termos de Heavy Metal, mas vez ou outra aparece alguma banda ou músico local lançando um trabalho bem interessante, como o Still Life e ainda o guitarrista e vocalista Alexandre Fortkamp, com o projeto que leva seu sobrenome.

Fortkamp já havia debutado em 2002 com o independente "Bravemen Land", onde apresentava um Heavy Metal tradicional e melódico, mas com muitas peculiaridades que o diferiam totalmente das grandes estrelas consagradas do gênero. No finalzinho de 2006 este guitarrista dá seqüência à sua carreira com "Other Tales From Bravemen Land", praticamente conceitual ao abordar novamente a "Terra dos Homens Bravos".
Produzido pelo próprio Alexandre no The Magic Place Studio, o disco conta com os mesmos músicos que já haviam tocado anteriormente em Fortkamp, além de inúmeros convidados, como a participação mais do que especial de Eduardo Pimentel (Brasil Papaya). Em seu novo álbum há uma clara mudança na orientação musical. As canções mantêm muitas das características de outrora, como a faceta épica e a atuação de tenores e sopranos, mas há muitos experimentos que as aproximam do progressivo, além de certo cuidado com os timbres dos instrumentos, o que gerou uma aura setentista que percorre boa parte do CD. O resultado final é um álbum positivamente exótico em sua proposta.
As nove canções apresentadas são bem variadas entre si, tendo o Heavy Metal da década de 80 influenciado diretamente "No More Death And No More Cry" e a muito boa "There´s No Enemy". A partir daí, a viagem sonora retrocede para a década anterior, indo da música européia e sem medo de flertar com a oriental. Dentro desta linha, destacam-se as longas "You Can Catch The Rainbow", "Flyer Bird" e a faixa título, esta última uma epopéia praticamente instrumental.
Talvez o fato de o cenário metálico de Florianópolis ser tão isolado tenha ajudado "Other Tales From Bravemen Land" a soar de forma tão distinta. Fortkamp estrutura suas canções de acordo com seu instinto e sem medo de seguir seus próprios passos. Com certeza dividirá as opiniões, mas este é um dos reflexos da total liberdade de criação. De qualquer forma, merece uma cuidadosa audição, principalmente por quem aprecia Heavy Metal feito no underground nacional.
Contato:
[email protected]
http://www.fortkamp.rg3.net
Músicos:
Alexandre Fortkamp - voz, guitarra e alaúde oriental
Mitsuo Takehisa - guitarra
Eduardo Pimentel - guitarra
Luiz Pauli - baixo
Ivan Beretta - teclados
Fernando Tomelin - sintetizador Moog
Zeca Lacerda e Alex Paulista - bateria
Alírio Neto - countertenor
Cláudia Todorov - soprano
Fortkamp - Other Tales From Bravemen Land
(2006 / independente – nacional)
01. No More Death And No More Cry
02. There´s No Enemy
03. Take Your Swords
04. You Can Catch The Rainbow
05. Flyer Bird
06. Beyond The Skyline
07. Dancing In The Moonlight
08. Prelude To Fantasy
09. Fantasy In Bravemen Land
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
A melhor banda de rock alternativo da atualidade na opinião de Elton John: "Maravilhoso!"
O clássico do Dire Straits que Mark Knopfler diz não conseguir mais tocar por causa da Covid
Roger Waters: Ele nunca foi amigo de Gilmour, então nada mudou

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



