Fortkamp: Heavy Metal da capital catarinense

Resenha - Other Tales From Bravemen Land - Fortkamp

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Florianópolis, a capital catarinense, não possui tradição em termos de Heavy Metal, mas vez ou outra aparece alguma banda ou músico local lançando um trabalho bem interessante, como o Still Life e ainda o guitarrista e vocalista Alexandre Fortkamp, com o projeto que leva seu sobrenome.

Raul Seixas: Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Fotos de Infância: Yngwie Malmsteen

Fortkamp já havia debutado em 2002 com o independente "Bravemen Land", onde apresentava um Heavy Metal tradicional e melódico, mas com muitas peculiaridades que o diferiam totalmente das grandes estrelas consagradas do gênero. No finalzinho de 2006 este guitarrista dá seqüência à sua carreira com "Other Tales From Bravemen Land", praticamente conceitual ao abordar novamente a "Terra dos Homens Bravos".

Produzido pelo próprio Alexandre no The Magic Place Studio, o disco conta com os mesmos músicos que já haviam tocado anteriormente em Fortkamp, além de inúmeros convidados, como a participação mais do que especial de Eduardo Pimentel (Brasil Papaya). Em seu novo álbum há uma clara mudança na orientação musical. As canções mantêm muitas das características de outrora, como a faceta épica e a atuação de tenores e sopranos, mas há muitos experimentos que as aproximam do progressivo, além de certo cuidado com os timbres dos instrumentos, o que gerou uma aura setentista que percorre boa parte do CD. O resultado final é um álbum positivamente exótico em sua proposta.

As nove canções apresentadas são bem variadas entre si, tendo o Heavy Metal da década de 80 influenciado diretamente "No More Death And No More Cry" e a muito boa "There´s No Enemy". A partir daí, a viagem sonora retrocede para a década anterior, indo da música européia e sem medo de flertar com a oriental. Dentro desta linha, destacam-se as longas "You Can Catch The Rainbow", "Flyer Bird" e a faixa título, esta última uma epopéia praticamente instrumental.

Talvez o fato de o cenário metálico de Florianópolis ser tão isolado tenha ajudado "Other Tales From Bravemen Land" a soar de forma tão distinta. Fortkamp estrutura suas canções de acordo com seu instinto e sem medo de seguir seus próprios passos. Com certeza dividirá as opiniões, mas este é um dos reflexos da total liberdade de criação. De qualquer forma, merece uma cuidadosa audição, principalmente por quem aprecia Heavy Metal feito no underground nacional.

Contato:
[email protected]
http://www.fortkamp.rg3.net

Músicos:
Alexandre Fortkamp - voz, guitarra e alaúde oriental
Mitsuo Takehisa - guitarra
Eduardo Pimentel - guitarra
Luiz Pauli - baixo
Ivan Beretta - teclados
Fernando Tomelin - sintetizador Moog
Zeca Lacerda e Alex Paulista - bateria
Alírio Neto - countertenor
Cláudia Todorov - soprano

Fortkamp - Other Tales From Bravemen Land
(2006 / independente – nacional)

01. No More Death And No More Cry
02. There´s No Enemy
03. Take Your Swords
04. You Can Catch The Rainbow
05. Flyer Bird
06. Beyond The Skyline
07. Dancing In The Moonlight
08. Prelude To Fantasy
09. Fantasy In Bravemen Land




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Raul Seixas: Perguntas e respostas e curiosidades diversasRaul Seixas
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Fotos de Infância: Yngwie MalmsteenFotos de Infância
Yngwie Malmsteen


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin