Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Djalma Beraldo Batista, Fonte: Biografia Rock in Rio
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em Janeiro de 1991, foi realizada a segunda edição do Rock in Rio, no estádio do Maracanã. Diversos artistas internacionais vieram tocar em terras tupiniquins: GUNS N ROSES, JUDAS PRIEST, MEGADETH, A-HA, PRINCE, INXS, FAITH NO MORE, dentre outros. Mas poucas pessoas sabem os bastidores da presença de todos esse músicos na cidade maravilhosa e suas respectivas exigências para participar do festival. O livro biográfico do festival ("Rock in Rio, A história do maior festival de música do mundo"), de autoria do jornalista Luiz Felipe Carneiro, conta em detalhes histórias bem curiosas sobre o tema. Abaixo, uma pequena lista com o que alguns artistas pediram:

1865 acessosAlice Cooper: Halford, Slash, Frehley e outros em show beneficente5000 acessosG.G. Allin: o extremo dos extremos

PRINCE: recebeu 1,5 milhão de dólares por duas apresentações, exigiu 700 (!) toalhas brancas, camarim todo na cor púrpura, oito horas para montar palco e passar o som, 70 seguranças num corredor polonês entre camarim e o palco (show atrasou 2 horas porque só tinham disponíveis 40 seguranças) e que na hora que pisasse no Maracanã ninguém poderia olhar para sua cara e todos deveriam virar de costas para ele.

GEORGE MICHAEL: recebeu 1,5 milhões de dólares por duas apresentações, férias de 15 dias na Região dos Lagos e vinte pratos de comida kosher lacrados e rezados por um rabino (detalhe: só um prato foi consumido).

GUNS N' ROSES: receberam cachê de 500 mil dólares por cada show (foram dois no festival), exigiram uma macarronada após cada show, que o Poison não tocasse no Rock in Rio e que no show do Judas Priest não houvesse nenhum elemento pirotécnico e que Rob Halford não entrasse de moto no palco (única exigência não atendida) e por fim, Axl Rose ainda pediu uma máscara de oxigênio para utilizar antes de subir ao palco. Quando foram contratados sugeriram a presença do Faith No More no Rock in Rio.

NEW KIDS ON THE BLOCK: receberam 250 mil dólares por uma apresentação (receberam mais que INXS e Faith No More somados!) mais chocolates de todos os tipos no camarim.

SNAP!: receberam 25 mil dólares, porém tiveram que devolver por conta do cancelamento da apresentação.

INXS: receberam 200 mil dólares (valor até baixo pois estavam no auge) por uma apresentação.

FAITH NO MORE: receberam 20 mil dólares (o menor cachê internacional do festival).

JOE COCKER: exigiu um estranho prato no camarim conhecido como pasta fagioli, uma mistura de macarrão, feijão-branco, galinha e pancetta. A mistureba não fez bem ao cantor que no dia seguinte atrasou em 7 horas o city tour programado por conta de um desarranjo na barriga.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Alice CooperAlice Cooper
Halford, Slash, Frehley e outros em show beneficente

1742 acessosCanal NB: Nirvana X Guns N' Roses - o fim da treta163 acessosKarl Golden: "Appetite For Destruction" do GNR no mandolin213 acessosEm 25/03/1966: Nasce Frank Ferrer (Guns N' Roses)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Guns N' Roses"

Classic RockClassic Rock
Revista elege 100 melhores músicas de rock

CES 2008CES 2008
Slash toca clássico do Guns N' Roses com Bill Gates

Pra ouvir e discutirPra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1991

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Rock In Rio"0 acessosTodas as matérias sobre "Prince"0 acessosTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"0 acessosTodas as matérias sobre "Inxs"0 acessosTodas as matérias sobre "Faith No More"0 acessosTodas as matérias sobre "Joe Cocker"


G. G. AllinG. G. Allin
No mundo dele Ozzy apresentaria programas infantis

CultsCults
10 álbuns influentes que fracassaram nas vendas

Baixos e GuitarrasBaixos e Guitarras
Ajustes e Consertos nos instrumentos

5000 acessosMotivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima5000 acessosOzzy Osbourne: Ele já foi expulso de escola da filha Kelly5000 acessosHeavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos5000 acessosDavid Ellefson: "o Metallica derrubou muitas barreiras"5000 acessosAngra: show no Rock In Rio 2011 é "Triste de lembrar"5000 acessosIron Maiden: Qual o tema de cada música do Book of Souls? (parte 1)

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 16 de outubro de 2015
Post de 22 de outubro de 2015
Post de 07 de novembro de 2015
Post de 13 de maio de 2017


Sobre Djalma Beraldo Batista

Carioca de nascimento, manauara de coração. Leitor assíduo de qualquer coisa relacionado a esporte, música, tecnologia e economia. Fez aula de violão por um ano, mas só aprendeu a tocar "Sabão crá crá" (true story). Desde então percebeu que era melhor só palpitar sobre o universo musical. Sua banda preferida é Aerosmith, mas gosta muito também de INXS, Def Leppard, Iron Maiden, Metallica, Kiss, Guns N' Roses e Legião Urbana.

Mais matérias de Djalma Beraldo Batista no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online