Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991
Por Djalma Beraldo Batista
Fonte: Biografia Rock in Rio
Postado em 16 de outubro de 2015
Em Janeiro de 1991, foi realizada a segunda edição do Rock in Rio, no estádio do Maracanã. Diversos artistas internacionais vieram tocar em terras tupiniquins: GUNS N ROSES, JUDAS PRIEST, MEGADETH, A-HA, PRINCE, INXS, FAITH NO MORE, dentre outros. Mas poucas pessoas sabem os bastidores da presença de todos esse músicos na cidade maravilhosa e suas respectivas exigências para participar do festival. O livro biográfico do festival ("Rock in Rio, A história do maior festival de música do mundo"), de autoria do jornalista Luiz Felipe Carneiro, conta em detalhes histórias bem curiosas sobre o tema. Abaixo, uma pequena lista com o que alguns artistas pediram:
PRINCE: recebeu 1,5 milhão de dólares por duas apresentações, exigiu 700 (!) toalhas brancas, camarim todo na cor púrpura, oito horas para montar palco e passar o som, 70 seguranças num corredor polonês entre camarim e o palco (show atrasou 2 horas porque só tinham disponíveis 40 seguranças) e que na hora que pisasse no Maracanã ninguém poderia olhar para sua cara e todos deveriam virar de costas para ele.
GEORGE MICHAEL: recebeu 1,5 milhões de dólares por duas apresentações, férias de 15 dias na Região dos Lagos e vinte pratos de comida kosher lacrados e rezados por um rabino (detalhe: só um prato foi consumido).
GUNS N' ROSES: receberam cachê de 500 mil dólares por cada show (foram dois no festival), exigiram uma macarronada após cada show, que o Poison não tocasse no Rock in Rio e que no show do Judas Priest não houvesse nenhum elemento pirotécnico e que Rob Halford não entrasse de moto no palco (única exigência não atendida) e por fim, Axl Rose ainda pediu uma máscara de oxigênio para utilizar antes de subir ao palco. Quando foram contratados sugeriram a presença do Faith No More no Rock in Rio.
NEW KIDS ON THE BLOCK: receberam 250 mil dólares por uma apresentação (receberam mais que INXS e Faith No More somados!) mais chocolates de todos os tipos no camarim.
SNAP!: receberam 25 mil dólares, porém tiveram que devolver por conta do cancelamento da apresentação.
INXS: receberam 200 mil dólares (valor até baixo pois estavam no auge) por uma apresentação.
FAITH NO MORE: receberam 20 mil dólares (o menor cachê internacional do festival).
JOE COCKER: exigiu um estranho prato no camarim conhecido como pasta fagioli, uma mistura de macarrão, feijão-branco, galinha e pancetta. A mistureba não fez bem ao cantor que no dia seguinte atrasou em 7 horas o city tour programado por conta de um desarranjo na barriga.
Rock In Rio 1991
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Evanescence anuncia edição expandida do álbum "The Open Door"
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Pedro Bial: chamando atenção para bumbum de Axl em 1991
Kerry King: ele pira vendo Judas Priest no Rock In Rio 1991
Confira vídeos da passagem de som do Guns N' Roses no Rock in Rio 1991
Rock In Rio 1991: 10 curiosidades sobre a 2ª edição do evento
Quando fãs do Guns N' Roses piraram com música desconhecida abrindo Rock in Rio 1991
Quando o Sepultura conquistou o Rock in Rio e rumou ao estrelato em 1991
Rock in Rio 1991, Maracanã lotado, e o Guns N' Roses ameaçou não subir ao palco...
O dia que Engenheiros do Hawaii e Carlos Santana se toparam no Rock in Rio de 1991
Para Mike Patton, show no Rock In Rio II foi o ponto mais alto da carreira
Show do Sepultura no Rock in Rio 1991 foi fora de série, segundo Andreas Kisser
A "covardia" que quase destruiu o show do Roupa Nova no Rock in Rio de 1991
Dave Mustaine diz que show no Rock in Rio foi um dos maiores que Megadeth já fez
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
As várias razões que levaram o RPM a nunca tocar no Rock in Rio, segundo canal
G1 põe rock e metal como grandes vencedores do Top 10 de shows do Rock in Rio
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Heineken mede músicas que mais agitaram Rock in Rio e metal aparece 3x
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio


