O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de abril de 2025
Quando Humberto Gessinger afirma que Chico César representa "a linhagem mais rica da MPB", não se trata apenas de um elogio entre colegas. É uma declaração carregada de reverência, construída com base em admiração antiga, experiências pessoais e, mais recentemente, uma canção que se transformou em fenômeno entre os fãs.

Lançada no dia 17 de abril, "Paraibah" marca o primeiro encontro musical entre os dois artistas. Gravada no estúdio Atlantis, em Estocolmo, a faixa une os versos intensos de Chico à sensibilidade melódica de Gessinger, com participação do baixista Rubem Farias. O resultado é uma canção de aura acústica, que evoca saudade, identidade e afeto — e que integra o novo álbum de Gessinger, "Revendo o que Nunca Foi Visto".
Durante entrevista ao canal Music es um Voyage, Gessinger detalhou como surgiu a colaboração. Tudo começou com uma troca de mensagens durante o Natal. Ambos estavam emocionalmente conectados por motivos distintos: Humberto cuidando da mãe idosa no sul do Brasil; Chico visitando sua cidade natal na Paraíba e reencontrando uma antiga professora. "Ele me mandou uns versos lindos, que abriram uma porta. Respondi com outros versos, e pouco depois ele devolveu com uma música pronta. Fiquei encantado", contou Gessinger.
O músico gaúcho destaca ainda a estética cuidadosa da gravação. "Gravei com um único microfone, que capta violão e voz ao mesmo tempo. É quase uma afirmação artística, gravar algo analógico nesse mundo digital."
Mesmo evitando cair em turnês nostálgicas — como ele próprio diz ter "passado da fase" — Gessinger admite que "Paraibah" pode ser a faísca de um novo momento criativo. Para ele, o gesto de gravar com Chico é também um movimento de "furar a bolha", como define. "Tocar com o Rubem, cantar com o Chico… É sair da zona de conforto. E isso me faz voltar a ter o coração de iniciante", disse.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl


Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
O elogio do genro sueco que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço do Brasil


