O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de abril de 2025
Quando Humberto Gessinger afirma que Chico César representa "a linhagem mais rica da MPB", não se trata apenas de um elogio entre colegas. É uma declaração carregada de reverência, construída com base em admiração antiga, experiências pessoais e, mais recentemente, uma canção que se transformou em fenômeno entre os fãs.

Lançada no dia 17 de abril, "Paraibah" marca o primeiro encontro musical entre os dois artistas. Gravada no estúdio Atlantis, em Estocolmo, a faixa une os versos intensos de Chico à sensibilidade melódica de Gessinger, com participação do baixista Rubem Farias. O resultado é uma canção de aura acústica, que evoca saudade, identidade e afeto — e que integra o novo álbum de Gessinger, "Revendo o que Nunca Foi Visto".
Durante entrevista ao canal Music es um Voyage, Gessinger detalhou como surgiu a colaboração. Tudo começou com uma troca de mensagens durante o Natal. Ambos estavam emocionalmente conectados por motivos distintos: Humberto cuidando da mãe idosa no sul do Brasil; Chico visitando sua cidade natal na Paraíba e reencontrando uma antiga professora. "Ele me mandou uns versos lindos, que abriram uma porta. Respondi com outros versos, e pouco depois ele devolveu com uma música pronta. Fiquei encantado", contou Gessinger.
O músico gaúcho destaca ainda a estética cuidadosa da gravação. "Gravei com um único microfone, que capta violão e voz ao mesmo tempo. É quase uma afirmação artística, gravar algo analógico nesse mundo digital."
Mesmo evitando cair em turnês nostálgicas — como ele próprio diz ter "passado da fase" — Gessinger admite que "Paraibah" pode ser a faísca de um novo momento criativo. Para ele, o gesto de gravar com Chico é também um movimento de "furar a bolha", como define. "Tocar com o Rubem, cantar com o Chico… É sair da zona de conforto. E isso me faz voltar a ter o coração de iniciante", disse.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
A música do The Animals que Eric Burdon mais se orgulha de ter escrito
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
A canção "feia" do U2 que Bono achava que as pessoas iriam odiar, mas se tornou um clássico

A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
O álbum do Pink Floyd que quase impediu Humberto Gessinger de ser músico
Esteban Tavares anuncia retorno à banda de Humberto Gessinger para nova turnê


