Resenha - Mass Illusion - Mass Illusion

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leandro Testa
Enviar correções  |  Ver Acessos


A semelhança com o Korzus pararia no nome "Mass Illusion", caso esta demo não tivesse sido beneficiada com a impressionante produção de ninguém menos que Heros Trench, guitarrista dos thrashers paulistas, e também se um outro fator de extrema importância não estivesse aqui presente: a vontade de crescer, mesmo colocando à revenda um produto, por enquanto, "pré-fabricado".

Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astrosFreddy Frenzzy: O vocal que trocou Hard Rock por forró ostentação

"Por enquanto?!? Pré-fabricado?" Sim, pois apesar da carência de originalidade, trata-se de um excelente registro, e não dá pra negar que a banda tenha jeito pro negócio. Boa parte deles vem estudando e se empenhando mais e mais, prova disso são os comentários que já começam a surgir acerca das músicas novas, sendo duas delas intituladas "Symphony of the Rotten" e "New World Order", que há quem diga serem bem mais violentas do que as aqui apresentadas.

De fato, se a próxima investida vir acrescida de um peso ainda maior, e acima de tudo inovação, as gravadoras já podem ir sondando este quinteto, pois acredito que uma atenção neste porte também seja essencial para a fabricação sonora, além de obviamente proporcionar-lhes certa divulgação e um crescimento mercadológico, assim, proporcional. Bem, mas se o ouvinte crê no metal vigoroso, e acha que muito do que aparece hoje em dia é cheio de frescuras, então voltar um pouco no tempo não faz mal a ninguém, além do que nós precisamos disso mesmo...

"Cruel War" (4:18) assemelha-se em parte ao material dos canadenses do Reckon With One, porém muito menos ousado, já que lembra também o Winter's Bane pós-Ripper Owens. É nela que, antes da engrenada, há um excerto da marcação instrumental de "Master of Puppets", apenas como influência, não chegando nem perto a atingir o mesmo nível de pancadaria, assim como acontece com o Pantera, fase Cowboys from Hell.

"The Evil's Seed" (3:48) segue praticamente a mesma linha da anterior, e evidencia as limitações do agressivo vocalista que pode ser considerado apenas como "básico", a despeito de combinar com o estilo seguido. O curtíssimo interlúdio que a segue (0:49), peca por ter um riff seco e mal encaixado logo em seu começo, além de um dedilhado pra lá de manjado, que, por esses motivos não seria lá muito aconselhável incluí-lo como introdução num futuro 'full-lenght'.

A última, "Night Rider" (3:22), afasta-se do heavy tradicional e se volta à energia do Power pulsante, remetendo de leve à "Queen of the Reich" (EP Queensryche), sendo, da metade pra frente, Maiden puro, com solos e duetos invejáveis. Aliás, são justamente estes os pontos de destaque desta estréia, os trinta segundos de delírio por parte dos guitarristas, que permeiam a obra com maestria. Parabéns mesmo aos criadores disso tudo...

O fato é que não obstante à gravação bem-sucedida, a energia expelida pelo grupo parece funcionar muito melhor 'ao vivo', porque potencial eles tem e isso eles devem saber explorar bem em cima dum palco...

Lançado em meados de 2002.

Formação (março/2001):
Anderson Costa (contrabaixo)
Eliton Volponi (guitarra)
Carlos Furtado (vocal)
Anderson Gonzaga (guitarra)
André Gonzaga (bateria)

Contatos:
mass_illusion@hotmail.com
http://www.mass-illusion.cjb.net




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Mass Illusion"


Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astrosDrogas e Álcool
Protagonistas nos piores shows de grandes astros

Freddy Frenzzy: O vocal que trocou Hard Rock por forró ostentaçãoFreddy Frenzzy
O vocal que trocou Hard Rock por forró ostentação

Eddie Van Halen: falando sobre o solo de Beat ItEddie Van Halen
Falando sobre o solo de "Beat It"

Influências: Folk Metal e Música CeltaInfluências
Folk Metal e Música Celta

Raimundos: O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da bandaRaimundos
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da banda

Stryper: canção do Black Sabbath é mais cristã que nossas cançõesStryper
Canção do Black Sabbath é mais cristã que nossas canções

GayC/DC: Um tributo gay ao AC/DCGayC/DC
Um tributo gay ao AC/DC


Sobre Leandro Testa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Leandro Testa no Whiplash.Net.