A história da primeira música de rock genuinamente brasileira gravada em 1957
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de fevereiro de 2023
O primeiro rock gravado no Brasil foi uma versão de "Rock Around the Clock" (Bill Halley), pela cantora Nora Ney. Já o mais antigo registro do estilo cantado em português foi "Ronda das Horas", versão de "Rock Around...", interpretada por Heleninha Silveira.
Mas qual será que foi o primeiro rock genuinamente brasileiro? Ou seja, que não foi um cover ou versão de música estrangeira? Em vídeo no seu canal do YouTube, Júlio Ettore explicou que se tratou de "Rock ‘N’ Roll em Copacabana", de Miguel Gustavo e interpretado por Cauby Peixoto.
"Nos anos 1950, as gravadoras estavam sentindo falta de um rock genuinamente brasileiro. Escrito do zero e cantado por um brasileiro. Quem teve a iniciativa de escrever o primeiro rock brasileiro foi o Miguel Gustavo. Ele escrevia sambas e marchas e também escreveu o jingle da Seleção do Tri. Ele escreveu a música ‘Rock ‘N’ Roll em Copacabana’. A letra falava sobre a dança e mexer o corpo. Essa letra foi entregue para o niteroiense Cauby Peixoto, nome muito importante para o surgimento do rock no país. O Cauby era de uma família de músicos e tinha uma excelente pronúncia de inglês. Era o mais próximo que tínhamos do Elvis Presley. A gravação dessa música foi em 30 de janeiro de 1957. O Cauby foi acompanhado da orquestra da RCA e o disco foi lançado em maio. Essa é a mais citada como o primeiro rock genuinamente brasileiro".
Confira a música aqui:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps