Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Resenha - Journey To The Centre of The Earth - Rick Wakeman
Por Isaias Freire
Postado em 21 de janeiro de 2024
Júlio Verne tem uma obra vastíssima e cheia de sucessos – "Vinte Mil Léguas Submarinas", "A Volta ao Mundo em 80 Dias" e a mais famosa de todas "Viagem ao Centro da Terra". Rick Wakeman também tem uma obra vastíssima e cheia de sucessos – "The Six Wives of Henry VIII", "The Myths and Legends of King Arthur" e a mais famosa de todas "Journey To The Centre of The Earth" ("Viagem ao Centro da Terra").

O ano era 1974, Rick Wakeman já tinha passado pelo Yes participando de clássicos do rock progressivo como "Close to The Edge" e "Fragile", já tinha iniciado sua carreira solo, "The Six Wives of Henry VIII" e os excessos do gênero estavam em alta; músicas com mais de vinte minutos de duração, discos com duas músicas, uma em cada lado do LP, misturas de rock com orquestras sinfônicas, óperas rock, tudo isto fazendo o maior sucesso e vendendo como água. Foi quando ele resolveu mesclar literatura e rock. "Journey To The Centre of The Earth" foi gravado ao vivo em 18 de janeiro de 1974, uma viagem na qual Rick Wakeman ficava ilhado por quase uma dezena de teclados, uma orquestra sinfônica e um coral inglês. Originariamente o disco possuía somente duas músicas "The Journey/ Recollection" e "The Battle/The Forest", posteriormente em outras reedições os títulos foram desmembrados passando a serem quatro músicas.
O ponto focal do disco é a obra de Júlio Verne onde o personagem professor Lindenbrock parte com sua trupe em uma aventura ao centro da terra enfrentando diversos desafios e perigos, como animais pré-históricos e a falta de recursos básicos. Rick Wakeman leva a história de uma forma enérgica com toda a pompa do rock progressivo; teclados, sintetizadores, baixo, guitarras, coral e uma orquestra se juntam a uma narração dramática e perfeita, que de forma épica criaram um clássico da música contemporânea.
O disco se mostra por vezes sinistro, sombrio e aventureiro, mas acima de tudo um ótimo divertimento para quem gosta de rock.
Rick Wakeman trouxe sua viagem ao Brasil (São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro) em 1975 para o fechamento do Projeto Aquarius, tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e o Coral da Universidade Gama Filho, foi um sucesso de crítica e público.
Em 1999, exatos 25 anos depois, Rick Wakeman resolveu voltar ao centro da terra em outra expedição, "Return To The Centre of The Earth" levou consigo um pessoal de peso, Ozzy Osbourne, Bonnie Tyler, Trevor Rabin, foi uma viagem legal, mas a primeira vez a gente nunca esquece.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors


Rick Wakeman passa por cirurgia para implante de válvula no cérebro
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


