A contundente opinião de Max Cavalera sobre o racismo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de junho de 2025
Vivemos em uma sociedade marcada por problemas sociais profundos que ainda parecem longe de uma solução. Entre eles, o racismo se destaca como uma das formas mais persistentes e cruéis de opressão, presente desde os tempos antigos. Da escravidão colonial ao apartheid na África do Sul, passando pela segregação nos Estados Unidos até as discriminações atuais em diversas partes do mundo, esse problema exige enfrentamento urgente.
Max Cavalera - Mais Novidades
O tema — recorrente em debates sociais e culturais — foi abordado em uma reportagem especial da revista Bizz, publicada em dezembro de 1994, inspirada no polêmico "The Bell Curve" ("A Curva do Sino"). O livro reproduz uma ideia chocante e absurda: a de que pessoas brancas e asiáticas seriam mais inteligentes do que pessoas negras.
A matéria trouxe opiniões de personalidades da música a respeito do assunto. Max Cavalera, então vocalista e guitarrista do Sepultura e morando nos Estados Unidos, foi direto em sua crítica.
"Hoje eu moro num país onde rola um comportamento racista intenso. Vejo coisas impressionantes. O racismo é o maior lance furado, e essa história aí só pode ser coisa de quem tem b*sta no cérebro. Esses caras são uns trogloditas."
Três décadas depois da reportagem da Bizz, o discurso racista ainda encontra espaço, seja nas entrelinhas do cotidiano ou nos discursos mais explícitos. Por isso, revisitar manifestações como a de Max Cavalera é essencial — não apenas como registro histórico, mas como lembrete de que a luta contra o preconceito está longe de acabar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Banda sueca Graveyard confirma turnê latino-americana com 4 shows no Brasil


O disco do Motörhead que Max Cavalera acha extremamente subestimado
O primeiro encontro de Max Cavalera com Lemmy Kilmister - que não foi dos mais amigáveis
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Max Cavalera aponta o que ele e Tom Araya tem que IA alguma jamais terá
Max Cavalera diz que não gosta de escrever letras e chama processo de "tedioso"
Max Cavalera tentou repetir a fórmula de "Roots Bloody Roots" em clássico do Soulfly
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante


