A contundente opinião de Max Cavalera sobre o racismo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de junho de 2025
Vivemos em uma sociedade marcada por problemas sociais profundos que ainda parecem longe de uma solução. Entre eles, o racismo se destaca como uma das formas mais persistentes e cruéis de opressão, presente desde os tempos antigos. Da escravidão colonial ao apartheid na África do Sul, passando pela segregação nos Estados Unidos até as discriminações atuais em diversas partes do mundo, esse problema exige enfrentamento urgente.
Max Cavalera - Mais Novidades
O tema — recorrente em debates sociais e culturais — foi abordado em uma reportagem especial da revista Bizz, publicada em dezembro de 1994, inspirada no polêmico "The Bell Curve" ("A Curva do Sino"). O livro reproduz uma ideia chocante e absurda: a de que pessoas brancas e asiáticas seriam mais inteligentes do que pessoas negras.
A matéria trouxe opiniões de personalidades da música a respeito do assunto. Max Cavalera, então vocalista e guitarrista do Sepultura e morando nos Estados Unidos, foi direto em sua crítica.
"Hoje eu moro num país onde rola um comportamento racista intenso. Vejo coisas impressionantes. O racismo é o maior lance furado, e essa história aí só pode ser coisa de quem tem b*sta no cérebro. Esses caras são uns trogloditas."
Três décadas depois da reportagem da Bizz, o discurso racista ainda encontra espaço, seja nas entrelinhas do cotidiano ou nos discursos mais explícitos. Por isso, revisitar manifestações como a de Max Cavalera é essencial — não apenas como registro histórico, mas como lembrete de que a luta contra o preconceito está longe de acabar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
Oasis confirma primeiras datas da segunda turnê após reunião
Skid Row entra na segunda fase do processo seletivo do novo vocalista
A música que fez as garotas prestarem atenção no Children of Bodom, segundo Alexi Laiho
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Rick Bonadio lança desafio e convoca guitarristas a simular Charlie Brown Jr.
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
O engraçado primeiro cachê que Alírio Netto do Angra recebeu na vida

Max Cavalera homenageia o irmão Iggor e afirma que eles "mudaram o mundo juntos"
Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Soulfly já trabalha no próximo álbum de estúdio, revela Max Cavalera
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Max Cavalera relembra o enteado Dana Wells, morto há 30 anos
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
A melhor faixa de abertura de um disco de Metal, segundo Max Cavalera
Por que Igor e Max Cavalera regravaram discos do Sepultura? Os irmãos contam tudo.


