Andreas Kisser e a sobriedade: "não fui na Disney com a família porque não tinha cerveja"
Por Emanuel Seagal
Postado em 02 de junho de 2025
Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, revelou, durante entrevista na Rádio Gaúcha, que abandonou o álcool há cinco anos, e fez outras mudanças em sua vida, como a prática de meditação, exercícios físicos e o hábito de acordar mais cedo, tornando-se uma pessoa mais produtiva.
"O álcool é um veneno, o álcool tava tomando conta da minha vida, nem tava percebendo. A partir do momento que tirei aquilo da minha vida, eu comecei a viver uma vida muito mais intensa, muito mais real. Lembrar das coisas, lembrar de tudo, não sentir vergonha no dia seguinte das coisas que você fez antes, ou até lembrar mesmo de tudo que acontece", relatou o músico. Segundo ele, ao perceber os efeitos positivos em sua vida, pessoas próximas, como o baixista Paulo Xisto, seu companheiro de banda, também optaram pela sobriedade.
Andreas Kisser - Mais Novidades

O ponto de virada ocorreu após um churrasco com a família, quando, após whisky e cerveja, Andreas começou a "falar verdades na cara de todo mundo" e quase saiu na mão com seu cunhado. Após o episódio, descrito por ele como um "show de horror", Andreas foi embora para casa a pé, e durante uma caminhada de 40 minutos repensou suas escolhas durante um diálogo interno.
"Mano, que que cê tá fazendo com sua vida? O álcool escolhe tudo que você faz na tua vida, qual tipo de restaurante você vai, que tipo de férias você vai fazer, qual local vale a pena ir ou não, se tem álcool, se tem vinho, se tem cerveja. Toda casa que eu ia visitar de amigo, tinha que ter cerveja pra mim, e eu nem percebia isso. As pessoas eram quase que obrigadas a ter álcool para eu fazer uma visita. Quer dizer, eu não tô indo lá pra beber, tô indo pra te ver, pra conversar, mas o álcool fazia tudo por mim. Assim, de repente quando eu percebi isso, eu falei: 'Mano, chega, não vou ser mais escravo do álcool.' Teve uma vez que eu não fui na Disneilândia com a minha família porque não tinha cerveja na Disneilândia. Assim, as pessoas que eu mais amo eu deixei de lado por causa do álcool", desabafou.
O caminho da sobriedade de Andreas começou no dia 1º de março de 2020, pouco antes da pandemia do coronavírus, que forçou o Sepultura a entrar em quarentena, dando origem a uma série de colaborações musicais, lançadas posteriormente no álbum "Sepulquarta". Em janeiro de 2021, sua esposa, Patrícia, foi diagnosticada com câncer, e Andreas esteve ao lado dela durante todo o tratamento até seu falecimento em julho de 2022. "Se eu tivesse o álcool como opção, passando por tudo isso, seria a pior coisa. É uma opção horrível, porque você vai lá tentar abafar ou amortecer certos sentimentos, ou tentar adiar certas decisões que, pô, vão ficar ali pra sempre. Nada melhor que ver o mundo sóbrio", concluiu o guitarrista.
Clique no player abaixo para conferir a entrevista completa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda


O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O disco do Slayer que deixou Andreas Kisser impressionado
Capa do clássico "The Number of the Beast" assustou o jovem Andreas Kisser; "Medo de Satanás"
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera


