O motivo que, segundo Axl Rose, teria destruído o Guns N' Roses - mas, peralá...
Por Bruce William
Postado em 02 de junho de 2025
Na visão de Axl Rose, o Guns N' Roses tinha tudo para seguir os passos dos Rolling Stones. Bastava repetir a fórmula de "Appetite for Destruction" algumas vezes, colher os frutos e, em paralelo, experimentar outros caminhos musicais quando quisessem. Mas essa ideia, que parecia simples, jamais foi aceita pelos outros integrantes — segundo ele próprio.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em uma entrevista publicada em 2009 na Spinner e resgatada pela Far Out, Axl refletiu sobre os conflitos internos que levaram ao fim da formação clássica. Para ele, cada membro queria controlar a direção musical da banda, e isso inviabilizou qualquer continuidade real. "A necessidade pessoal de dominar no Guns era muito importante pra eles", afirmou. "Izzy precisa estar no controle, senão fica desconfortável. O mesmo com o Slash. E o Duff tenta se convencer de que é parceiro igual ao Slash. Cada um com o seu."
O vocalista garante que não se opunha à evolução do som da banda. O problema, segundo ele, era a falta de unidade. "Se você acha que eu não gostaria de ter feito cinco 'Appetites' e estar vivendo como os Stones naquela época, você tá maluco", declarou. "Com isso, qualquer outro caminho musical que eu quisesse seguir provavelmente teria sido possível também."
As disputas se acirraram na fase "Use Your Illusion", quando a banda ampliou o leque de estilos, arranjos e experimentações. E se já havia atritos em um disco direto como Appetite, os dois álbuns duplos deixaram claro que o Guns N' Roses não era mais uma banda em sintonia.
O curioso é que, com o tempo, foi o próprio Axl quem assumiu controle total do grupo. Com a saída de Izzy, Slash e Duff, ele passou a comandar o Guns à sua maneira, tomando todas as decisões, do som às formações, do repertório aos arranjos. Ou seja, a crítica que fez aos colegas acabou descrevendo o que ele mesmo se tornaria: o centro de gravidade de tudo.
É importante lembrar que essa fala veio em um momento de fortes tensões, quando Axl classificava Slash como "um câncer" que precisava ser "removido e evitado". Muita coisa mudou desde então. Em 2016, eles se reuniriam para retomar a parceria, e o tom público de Axl em relação aos ex-colegas ficou bem mais conciliador.
Se a banda ruiu pela disputa de egos, como Axl apontou naquela época, o fim pode ter sido menos uma tragédia inevitável e mais uma disputa vencida por ele. Só que ao custo de transformar o Guns N' Roses em algo bem distante do grupo que ele mesmo sonhava repetir "cinco vezes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco


Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
As músicas em que Slash mandou indiretas para Axl Rose, na época seu parceiro no Guns N' Roses
Guns N' Roses, Melania Trump e a "música linda" que não foi liberada
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Axl Rose queria "o guitarrista mais maluco de todos", e Joe Satriani sabia onde achar
Ex-empresário do Guns N' Roses relembra o inferno que era trabalhar com a banda


