Resenha - Experience Box Set - Jimi Hendrix
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 17 de setembro de 2000
Nota: 10
Redundante falar da importância que teve, ou mesmo da influência que Jimi Hendrix exerceu sobre gerações de guitarristas e músicos em geral, portanto era de se estranhar que até agora ainda não houvesse sido editada (oficialmente) nenhuma compilação retrospectiva neste formato (box set). Mas provavelmente o motivo tenha sido ocasionar uma coincidência com as homenagens relativas aos trinta anos de sua morte, pois logicamente a "Família Hendrix", capitaneada pela controvertida Janie Hendrix (meia-irmã de Jimi), que controla com mão de ferro o legado do lendário guitarrista, quis aproveitar ao máximo a ocasião para "faturar"... aliás o consenso geral sobre Janie é que ela "segura" bastante coisa para ter material inédito para editar nos próximos dez anos. Mas isto é uma longa história, que fica para outra hora...
Quando começaram a circular os detalhes deste box set entre os "experts", muitos chiaram alegando que 99% deste material já estaria circulando entre os colecionadores, e bastante coisa constante nesta compilação não representaria propriamente as "melhores faixas" gravadas por Jimi; ainda por cima, para agravar a situação, sabe-se da existência de uma quantidade razoável de material inédito e de boa qualidade nas mãos da "Experience Hendrix". Bem, o tempo se encarregou de aplacar um pouco essas críticas, pois ao contrário do que parecia, há sim uma pequena quantidade de material absolutamente inédito, e mesmo os que já foram editados via "bootlegs" estão aqui com a qualidade melhorada. Por outro lado, temos de levar em consideração que este tipo de lançamento visa atingir tanto os fãs "hardcore" quanto as pessoas interessadas em ter apenas uma boa retrospectiva do artista (bem, na realidade, aqui no Brasil é realmente necessário ser fã para que se esteja disposto a pagar o preço elevado pelo qual este tipo de material é revendido...)
Um fato curioso em relação a este lançamento é que não há NENHUMA faixa editada nos álbuns sancionados por Hendrix enquanto vivo, apenas outtakes; isto leva a crer que a inspiração dos produtores tenha sido a série "Anthology" dos Beatles, que de certa forma atende tanto aos fãs radicais quanto aos ocasionais.
De qualquer forma, a espera valeu a pena, pois realmente este trabalho chega a levar nós, fãs, às lágrimas... muitíssimo bem feito, produção impecável, fotos belíssimas, enfim...
Mas vamos a um breve comentário sobre as faixas:
Disco 1:
Purple Haze (3:26)
Esta versão alternativa começou a circular há cerca de um mês pela internet, extraída de um "promo" distribuído a algumas rádios européias e americanas em meados de agosto. Na realidade, não aparenta ter muitas diferenças em relação à "basic track", mas sim se tratar de uma mixagem alternativa.
Killing Floor (3:05)
Hey Joe (2:52)
Gravadas ao vivo no Olympia Theater, Paris, 18/10/1966. Estes dois registros são, indubitavelmente, os primeiros existentes do lendário "The Jimi Hendrix Experience", durante uma apresentação na França onde atuaram como "suporters" de Jonnny Hallyday, cantor popular por lá. A qualidade é praticamente a mesma existente em edições piratas, porém ao contrário destas últimas não trazem a voz sobreposta do apresentador - um mistério, afinal a voz foi retirada mediante modernos recursos de estúdio ou eles tiveram acesso à alguma outra fonte? Afinal o que se sabia até agora é que o único registro desta apresentação seria uma gravação feita por um fã diretamente da transmissão radiofônica, pois as masters não foram arquivadas...
Foxey Lady (3:26)
Esta versão alternativa foi editada em alguns bootlegs, porém aquí a qualidade sonora está bem melhor.
Highway Chile (3:39)
Primeira vez em que esta faixa aparece em versão totalmente em estéreo.
Hey Joe (3:06)
Embora este take alternativo alegadamente tenha sido extraído do "Chandler Tapes", que consiste em vários outtakes do "Are You Experienced?" e do "Axis: Bold As Love", até agora não havia sido editado em nenhum bootleg! Suspeita-se que tenham sido utilizados vários takes para "compor" esta faixa, mas nada comprovado...
Title #3 (2:12)
Embora tenha sido alardeada como uma "faixa inédita", na realidade soa mais como uma pequena jam de estúdio, com ecos de "Can You See Me".
Third Stone From The Sun (9:18)
Trecho extraído da verdadeira maratona que foi a mixagem desta música - ao que consta levou duas noites para que Hendrix ficasse satisfeito com o resultado final.
Taking Care Of No Business (3:42)
Esta versão é diferente da que surgiu a alguns anos via bootleg (e que conta inclusive com uma tuba!), seguindo mais uma linha "bluesística". Outra que faz parte do "Chandler Tapes".
Here Comes Your Love Man (3:02)
Outro take da sessão do qual foi extraída a faixa homônima constante no "South Saturn Delta".
Burning Of The Midnight Lamp (1:30)
Versão alternativa (e totalmente inédita). Na realidade, está mais para uma "demo" que uma canção finalizada.
If Six Was Nine (5:57)
Embora aparente ser totalmente diferente da versão editada no "Axis: Bold As Love", trata-se do mesmo take mixado em mono e com algumas poucas diferenças nos vocais e guitarra.
Rock Me Baby (3:20)
Like A Rolling Stone (6:48)
Gravadas ao vivo no Monterey International Pop Festival em junho de 1967. Aquí a mixagem inverteu os canais da bateria e do baixo.
Disc 2:
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Burning Of The Midnight Lamp
Gravadas ao vivo em Estocolmo, Suécia, maio de 1967. Duas faixas editadas previamente no "Stages".
Little Wing (3:23)
Demo.
Little Miss Lover (2:21)
Outra versão alternativa das sessões do "Axis:Bold As Love", editada anteriormente em bootlegs.
The Wind Cries Mary (4:11)
Catfish Blues
Estas duas versões gravadas ao vivo em estúdio em outubro de 1967 para uma rádio francesa foram editadas anteriormente em bootlegs, porém aquí a qualidade sonora está um pouco melhor.
Bold As Love (7:08)
Outtake de estúdio. Instrumental.
Sweet Angel (4:11)
Versão expandida da constante no "South Saturn Delta", na realidade uma demo onde Hendrix se faz acompanhar de um 'Rhythm Ace', espécie de primitiva bateria eletrônica.
Fire (2:42)
Gravada ao vivo no Clark University em março de 1968. Editada oficialmente no "Live at Clark University" pela Dagger Records (divisão da Experience Hendrix dedicada a editar "bootlegs oficiais").
Somewhere (3:48)
Mais uma demo.
(Have You Ever Been To) Electric Ladyland (1:28)
Editada anteriormente no "Loose Ends". Era a última deste LP que não havia ainda sido editada oficialmente em cd.
Gypsy Eyes (3:42)
Versão alternativa. Nunca editada anteriormente neste formato.
Room Full Of Mirrors (1:25)
Outra demo.
Gloria (8:52)
Embora seja basicamente uma jam de estúdio, há de se convir que o Experience estava mais do que entrosado quando gravaram este registro. Um take alternativo foi editado oficialmente em compacto ainda na época do vinil juntamente com uma compilação intitulada "The Essential Jimi Hendrix vol.2". Este mesmo take chegou a ser editado em cd single, mas trata-se de um artigo muito difícil de ser encontrado - é mais fácil achá-lo em algum bootleg. Infelizmente aquí editaram o início da jam, onde ocorrem dois "false starts" e Jimi cai na gargalhada.
It's Too Bad (8:52)
Embora esta faixa já houvesse sido editada em bootleg diversas vezes, é a primeira vez em que surge com esta qualidade sonora! IMO um dos pontos altos deste box set - embora novamente tenham editado a introdução.
Star Spangled Banner (4:12)
Editada oficialmente no LP "Rainbow Bridge". É a primeira vez que sai em cd.
Disc 3:
Stone Free (3:43)
Outtake de estúdio nunca editado anteriormente.
Spanish Castle Magic (5:48)
Outtake de estúdio nunca editado anteriormente.
Hear My Train A Comin' (6:56)
Outtake de estúdio. Editado anteriormente em bootleg.
Room Full Of Mirrors (7:55)
Versão alternativa gravada ao vivo no estúdio, nunca editada anteriormente.
[an error occurred while processing this directive]I Don't Live Today (6:32)
Gravada ao vivo no LA Forum em abril de 1969. Embora tenha sido editada oficialmente na "Lifeliness", aquí temos uma mixagem alternativa, que inclusive não contém as pequenas falhas nos canais que ocorrem na outra edição.
Little Wing (3:15)
Gravada ao vivo no Royal Albert Hall em fevereiro de 1969, e editada anteriormente no "In The West", cuja edição em cd é raríssima.
Red House (13:12)
Gravada ao vivo em San Diego, maio de 1969, e também editada anteriormente no "In The West".
Purple Haze (4:03)
Outra faixa gravada ao vivo em San Diego, maio de 1969. Porém aquí a mixagem soa um bocado diferente da constante no "Stages".
Voodoo Child (Slight Return) (7:53)
Gravada ao vivo no Royal Albert Hall em fevereiro de 1969, e editada anteriormente no "In The West".
Izabella (3:39)
Versão alternativa, editada anteriormente apenas em bootlegs.
Disc 4:
Message To Love (3:35)
Outtake de estúdio, editado anteriormente em bootleg.
Earth Blues (4:08)
Outtake de estúdio, editado anteriormente em bootleg.
Astro Man (4:11)
Faixa inédita (oficialmente, pois já circula em bootleg desde a década de 70). Qualidade sonora superior.
Country Blues (8:26)
Outra faixa que circula em bootleg desde a década de 1970, porém em versão reduzida e com qualidade sonora piorada.
Freedom (3:51)
Outtake de estúdio. Também editado anteriormente em bootlegs.
Johnny B. Goode (4:46)
Gravado ao vivo no Berkeley Community Center em maio de 1970. Editado anteriormente no "In The West" e depois num lp homônimo, que chegou a ser editado em cd na Austrália.
[an error occurred while processing this directive]Lover Man (2:56)
Outtake de estúdio, editado anteriormente em bootleg.
Blue Suede Shoes (4:27)
Gravada ao vivo durante ensaio para a apresentação no Berkeley Community Center em maio de 1970. Editada anteriormente no "In The West".
Cherokee Mist (6:02)
Uma das mais fascinantes faixas de Hendrix até então inédita oficialmente.
Come Down Hard On Me (3:18)
Outtake de estúdio, totalmente inédito.
Hey Baby / In From The Storm (8:56)
Gravada ao vivo em Maui, Hawaii, julho de 1970. Um dos pontos altos do filme "Rainbow Bridge", nunca editada oficialmente. A qualidade sonora está bem melhor que as versões constantes em bootlegs.
Ezy Rider (3:43)
Outtake de estúdio, editado anteriormente em bootleg.
Night Bird Flying
Outro outtake de estúdio, este nunca editado anteriormente.
All Along The Watchtower (4:22)
In From The Storm (4:19)
Gravadas ao vivo no Festival da Ilha de Wight, agosto de 1970. Aquí a mixagem lembra um pouco a que foi usada no LP "Isle of Wight / Atlanta Pop Festival", com a bateria à frente, embora obviamente a qualidade sonora esteja bem superior.
Slow Blues (1:45)
Último registro sonoro de Hendrix no estúdio, inédito até hoje.
Resumo da ópera: se você, caro leitor, gosta de Rock "clássico", compre, empreste, roube, faça qualquer coisa, mas não deixe de conferir este box!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps