Resenha - Papyrus - Eterna
Por Felipe Matula
Postado em 15 de janeiro de 2000
Logo que tive o álbum Papyrus em mãos tive ótima impressão, o álbum tem excelente trabalho gráfico. Vendo um pouco mais as informações sobre o álbum tive uma decepção, como pode um álbum tão bom sair de forma independente??? A banda merecia um contrato com uma "major", com uma ótima divulgação o álbum pode levar o Eterna para um excelente nível de reconhecimento.
O Eterna pratica um heavy metal que as vezes soa mais para tradicional e as vezes melódico, a banda tem temáticas cristãs, o famoso white metal, estilo que enfrenta vários preconceitos, mas esses preconceitos bestas são facilmente esquecidos quando se ouve a música da banda.
A música que abre o álbum é Working Man, uma faixa muito legal que tem uma letra bastante legal, no álbum todo que tem onze músicas só tem duas que não me agradaram, a repetitiva Mary’s Son e a faixa-título Papyrus. As outras faixas são todas garantia de diversão e headbanging.
Os vocais no álbum são repartidos por Alexandre e Danilo, Danilo tem uma voz mais crua e suja e Alexandre tem a voz mais limpa, algumas faixas são cantadas individualmente por cada um e outras faixas os dois cantam ao mesmo tempo e fazem os backings, o que pode parecer estranho, mas tudo bem pensado, soa bem legal. É bom frisar que ambos cantam bem.
A segunda música, Longevity, é uma das melhores do álbum, um heavy rápido e pesado, que conta com um trabalho de bateria muito bom por parte de Danilo. As músicas são quase todas épicas, onde se pode ver a versatilidade dos músicos.
O guitarrista Paulo Frade tem uma grande influência de Yngwie Malmsteen, principalmente em suas bases, mas toca para a música como um todo, não só para a guitarra. O tecladista Douglas Codonho faz um trabalho bem legal, uma geralmente o teclado para criar climas, mas também faz riffs e solos rápidos bem legais. No encarte do álbum o baixista Alexandre faz agradecimentos para Billy Sheehan e Marcus Miller, quando vi isso já pensei que iria ouvir um baixo "na cara", mas o baixo fica bastante escondido, aparece bem apenas na faixa Da Pacem Domine, poderia pelo menos fazer um solinho. Mesmo assim ele não compromete. A bateria de Danilo é bem participativa e tem o grande destaque na cozinha.
As faixas de destaque são Longevity, a linda The War Is Over! (que tem uma letra muito boa), Euthanasia e Ressurrection.
Todos sabem que é grande o investimento que uma banda tem para lançar um trabalho de forma independente, comprando o CD você também vai ajudar num trabalho muito legal que a banda tem que consiste na recuperação de viciados em drogas.
Se alguém de alguma gravadora ou empresa estiver lendo esse review, preste atenção na banda, eles tem nível para se tornarem os próximos "grandes" do heavy metal nacional.
Formação:
Alexandre Cláudio: Vocal/Baixo
Paulo Frade: Guitarra
Douglas Codonho: Teclados
Danilo Lopes: Vocal/Bateria
Material cedido por:
Laser Company Records
Fone: (11) 292-6011
Fax: (11) 6693-0764
http://www.lasercompany.com.br
Rock Brigade Records
Fone: (11) 570-4124
Fax: (11) 575-4526
http://www.rockbrigade.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tarja descobre fenômeno de "Então é Natal" no Brasil e reage: "Você me deu um desafio"
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
O megahit da Legião que a gravadora queria em country: "A gente jogou a toalha"
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
A banda que deixou Lars Ulrich no paraíso quando o Metallica abriu seus shows
Matthew Hopkins, o terror do "Witchfinder General" e o seu legado no Heavy Metal
Quem faz o arranjo merece crédito de compositor? Regis Tadeu provoca debate
Empresário achava que Dio não era o vocalista ideal para o Black Sabbath


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


