O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de dezembro de 2025
Antes de "Um Minuto Para o Fim do Mundo" virar a música que colocou o CPM 22 de vez no "mainstream" (com hits, clipes caros e rádio tocando em looping), existiu um outro caminho para o terceiro álbum - "Felicidade Instantânea – bem mais melancólico, mais pesado e, ao que tudo indica, longe do que o produtor Rick Bonadio imaginava para a banda naquele momento. Quem contou a história foi Japinha, em entrevista ao Dona Mara, ao relembrar o período em que o grupo ainda tentava entender "como seria o terceiro" depois de uma fase de enorme crescimento.

Segundo o baterista, o CPM 22 chegou a mostrar para Bonadio um lote de 10 a 12 músicas que já desenhava a cara do próximo trabalho, com composições "mais densas, mais melancólicas", e letras que refletiam um momento emocional complicado do grupo. Ele cita que havia faixas "bem down", lembrando inclusive uma chamada "Crise de Existência", além de outras nessa mesma pegada.
A reação do produtor, de acordo com Japinha, foi direta - e baseada no perfil do público da banda na época. "Man, não dá pra trabalhar isso aqui. Quero vocês felizes… o público de vocês é skatista, é surfista, é da praia, é mina da faculdade", teria dito Bonadio. Na sequência, veio a recusa: "Não tem como trabalhar, não vou lançar… não vou lançar essa porra", relembrou Japinha, descrevendo que o clima virou "queda de braço" entre verdade artística e viabilidade comercial.
CPM 22, Japinha e Rick Bonadio
A lembrança mais forte, porém, é a cena que virou quase folclore entre fãs: Japinha afirma que o produtor teria quebrado o CD com as demos durante a discussão e gritado: "Não vou lançar essa porra". E ainda teria reforçado: "Eu que vou assinar a produção, não vou assinar". Para a banda, foi o tipo de "freio de arrasto" que obrigou todo mundo a voltar pra casa e repensar o repertório do zero - não necessariamente por desistir da ideia, mas porque o disco, daquele jeito, simplesmente não sairia.
Foi aí que, segundo Japinha, o CPM 22 entrou numa espécie de segunda safra criativa: "Começa rachar a cabeça pra achar músicas novas… pegamos as antigas", até chegar nas canções que acabaram definindo o álbum que o público conhece. Ele lista como parte desse "novo pacote" justamente "Um Minuto Para o Fim do Mundo", "Irreversível" e "Apostas e Certezas" - músicas que, na visão dele, tinham a cara certa para rádio e ajudaram a sedimentar o trabalho, ainda que a banda também gostasse das faixas mais sombrias que tinham ficado pelo caminho.
No relato, Japinha não trata a história como "vilão vs. mocinhos". Pelo contrário: ele reconhece que Bonadio tinha uma leitura pragmática do mercado e da fase do CPM 22. "Eu atribuo muito o sucesso… à mão do Rick", diz, ressaltando que, apesar de ele próprio gostar das músicas mais densas, havia ali uma estratégia: "É preciso uma coisa que alegre as pessoas, que faça as pessoas quererem comprar o disco, que toque bastante na rádio".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
O músico que para James Hetfield representava a própria América
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Por que Kerry King não chorou em cerimônia que aconteceu no mesmo dia que Jeff Hanneman morreu
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Brasil viajará para a Copa do Mundo no avião dos Rolling Stones
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
O roadie que parecia o He-Man e quase perdeu a cabeça em turnê do Cradle of Filth
Site britânico explica por que Rock in Rio Lisboa é "um festival como nenhum outro"
O beatle favorito de Freddie Mercury: "Sempre preferi, gênio absoluto. Não sei por quê"
David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd

O primeiro e verdadeiro significado original em espanhol do nome da banda CPM 22
A sensata opinião de Rick Bonadio sobre bandas covers
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Badauí diz que não adianta vestir branco, mas jogar lixo nas praias no réveillon


